CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533

Você está em: A Unoeste

Conheça a Unoeste


A Universidade do Oeste Paulista nasceu do sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima para oferecer ensino superior de qualidade em Presidente Prudente e região. Isso se tornou realidade em 1972, quando foi criada a primeira faculdade da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). O primeiro vestibular foi realizado e 536 candidatos se inscreveram para as 350 vagas ofertadas. A aula inaugural aconteceu provisoriamente no Colégio Cristo Rei, no dia 21 de outubro deste mesmo ano.

Devido aos ideais dos fundadores e da grande demanda por outras áreas do conhecimento para a região, nos anos seguintes nasceram as faculdades da Saúde, de Engenharia Civil, Informática e outros cursos superiores, além de clínicas, laboratórios e o Ginásio de Esportes. Com isso, surgia velozmente o complexo de prédios que integra o campus I, no Jardim Bongiovani.

Em 1987, o campus II foi inaugurado, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas. Neste mesmo ano, a Unoeste foi credenciada pelo MEC como universidade e despontavam pavilhões, clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômicos e zootécnicos e demais áreas destinadas ao ensino superior, à pesquisa científica e à prática constante da cidadania. Por isso, a Unoeste é a única instituição de ensino superior particular do Oeste Paulista com este título.

E a maior universidade da região não para de crescer... A Unoeste foi selecionada pelo MEC para a implantação de cursos de Medicina nos municípios paulistas de Jaú e Guarujá, mas pretende ofertar outras graduações e já trabalha na construção de campi próprios nessas localidades. Em agosto de 2018 iniciou as atividades do primeiro curso médico jauense, neste primeiro momento em instalações que ficam em espaço anexo ao Hospital Thereza Perlatti. No litoral, inicialmente, a graduação funcionará em pavimento do Hospital Santo Amaro.

Vídeo Institucional - 45 Anos Unoeste

Universidade RECONHECIDA PELO MEC

De acordo com o MEC, uma instituição de ensino superior só pode ser transformada em universidade após comprovação e reconhecimento da qualidade e do funcionamento regular dos cursos que oferece. Após muito trabalho e seriedade no campo do ensino superior, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) conseguiu o credenciamento de universidade para a Unoeste em 1987 pelo MEC. Com isso, ela pode criar, organizar e manter cursos de graduação e pós-graduação. O resultado é ser uma das melhores universidades do Estado e do País, com conceito 4 no IGC (Indice Geral de Cursos) em uma escala de 1 a 5.

Estrutura


A Unoeste, mantida pela Apec, desenvolve suas atividades acadêmicas numa área de mais de 3.278.685 m², incluindo os campi I, II e a Fazenda Experimental. São centenas de instalações entre salas de aula, auditórios, clínicas, laboratórios, Hospital Veterinário e outros, correspondendo a uma área construída de 326.148,57 m². Com aproximadamente 19 mil alunos e 2 mil funcionários, a universidade tem mais de 700 professores. Ela disponibiliza todas as suas estruturas física e humana em favor da educação e do bem-estar da comunidade.

Alguma mensagem