CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Química- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Cafeína em águas de abastecimento público no Brasil

Cafeína em águas de abastecimento público no Brasil

Este livro apresenta um panorama da presença de cafeína na água de abastecimento público na maioria das capitais brasileiras. O uso da cafeína como indicador da qualidade da água destinada ao consumo humano é respaldado por trabalhos anteriores realizados por vários grupos de pesquisa tanto no Brasil como no exterior. Os dados mostrados nesta obra são frutos de um trabalho em rede envolvendo várias instituições de ensino e pesquisa do pais que participam do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas. A coleta de amostra nas diferentes capitais do Brasil permitiu uma avaliação nacional da qualidade da água que é distribuída nas redes públicas de abastecimento, e que reflete tanto o grau de contaminação dos mananciais por esgoto sanitário bem como a eficiência das estações de tratamento de água na remoção de uma série de contaminantes emergentes. O estudo abrange aspectos ainda pouco explorados no campo da saúde pública e da exposição ambiental.

[ Acessar Conteúdo x]

Conservação da Massa e Energia em Processos Físicos e Químicos : Balanços Materiais e Energéticos

Conservação da Massa e Energia em Processos Físicos e Químicos : Balanços Materiais e Energéticos

Este livro apresenta os princípios da conservação da massa e da energia em processos físicos e químicos, expondo os conceitos fundamentais através de linguagem simples e exemplos, com resoluções detalhadas para reforçar o aprendizado dos assuntos abordados, além de exibir as ideias de forma gradativa e sequencial. Utiliza a abordagem de engenharia para a resolução de problemas relacionados a processos, através dos balanços de massa e de energia

[ Acessar Conteúdo x]

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas

A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.

[ Acessar Conteúdo x]

Fundamentos de Química

Fundamentos de Química

Para começar, fique sabendo que os químicos definiram o átomo como sendo a unidade básica fundamental da construção de todo o universo. Tudo o que nos cerca é obrigatoriamente constituído por átomos. Por ser o átomo extremamente pequeno, não nos é possível observá-lo diretamente e nem mesmo com a ajuda do mais possante microscópio que o homem já inventou. Todo o conhecimento que atualmente possuímos sobre os átomos somente tornou-se possível a partir de estudos desenvolvidos, principalmente, nos últimos 100 anos

[ Acessar Conteúdo x]

Métodos físico-químicos para análise de alimentos

Métodos físico-químicos para análise de alimentos

A análise bromatológica, dentro do contexto da química analítica aplicada, desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos. Em determinados momentos, a sua utilização torna-se decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e também para definir e complementar ações de vigilância sanitária. Atua, também, como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos. Devido à complexidade da sua constituição orgânica, os alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas; o analista deverá estar devidamente treinado, e somente a experiência apreendida ao longo dos anos poderá fornecer segurança analítica. Dentre os requisitos essenciais para evidenciar a qualidade de um trabalho laboratorial e fornecer confiabilidade aos resultados emitidos, a escolha adequada de metodologia analítica é, sem dúvida nenhuma, de grande relevância. De nada adianta um laboratório dispor de instalação e equipamentos de ponta, se o método analítico selecionado não for apropriado.

[ Acessar Conteúdo x]

Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos: Algoritmos e aplicações

Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos: Algoritmos e aplicações

Este livro é uma síntese da disciplina de graduação “Métodos Numéricos em Engenharia Química” ministrada há mais de 20 anos no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Escola de Química da UFRJ. Na realidade, a criação da disciplina resultou de negociação, no final da década de 90, com o curso de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da UFRJ no qual se justificou a necessidade desta disciplina ser ministrada no DEQ.

[ Acessar Conteúdo x]

Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos: Algoritmos e aplicações

Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos: Algoritmos e aplicações

Este livro é uma síntese da disciplina de graduação “Métodos Numéricos em Engenharia Química” ministrada há mais de 20 anos no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Escola de Química da UFRJ. Na realidade, a criação da disciplina resultou de negociação, no final da década de 90, com o curso de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da UFRJ no qual se justificou a necessidade desta disciplina ser ministrada no DEQ.

[ Acessar Conteúdo x]

Probabilidades: um curso básico de reoferecimento

Probabilidades: um curso básico de reoferecimento

Esta obra apresenta a disciplina de probabilidades em um status especial entre as demais em um curso de engenharia. Sua posição pode ser compreendida quando contemplamos o desenvolvimento das ciências aplicadas ao longo da história. Todas essas mudanças estão ligadas à mudança de paradigmas que ocorreu na transição entre os séculos 19 e 20, período rico também em convulsões sociais, entre elas a formação de vários estados modernos e várias revoluções. Basta mencionar o da Alemanha, Itália, a Revolução Meiji, a independência de nosso país e de outros, a revolução russa e a Primeira Guerra. Um curso de probabilidades para engenharia marca essa transição histórica e oferece uma visão de mundo diferente, em que se coloca uma ordem no caos

[ Acessar Conteúdo x]

Química

Química

O presente livro apresenta conteúdo das disciplinas dos cursos de especialização a distância oferecidos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) a educadores do Ensino Fundamental II e Médio da rede estadual de São Paulo, no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Elaborado sob a responsabilidade de docentes doutores da Unesp, com a devida consideração do projeto pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seesp) e fecunda colaboração da equipe pedagógica da Escola de Formação de Professores “Paulo Renato Costa Souza”, o conjunto destes materiais didáticos evidenciou-se suficientemente amplo, rico, e capaz de fomentar a construção e a implementação de projetos pedagógicos próprios e diferenciados em escolas da rede pública.

[ Acessar Conteúdo x]

Química: ensino, conceitos e fundamentos

Química: ensino, conceitos e fundamentos

O presente trabalho descreve uma atividade experimental desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio em uma escola da rede estadual, localizada na Cidade de Dois Irmãos/RS. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma prática experimental a partir dos três momentos pedagógicos, com a finalidade de tornar o ensino de ciências (química orgânica) mais atrativo quando desenvolvido na prática.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 21 itens.
Alguma mensagem