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Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

Altas Habilidade/Superdotação: encorajando potenciais

A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

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Atlas de Anatomia Radiográfica

Atlas de Anatomia Radiográfica

Em 1895, o físico alemão, Wilhelm Cronrad Roetgen, estudava os fenômenos da luminescência dos raios catódicos, quando detectou, pela primeira vez, um tipo de radiação desconhecida, a qual chamou de raios X que atravessa os tecidos de forma heterogênea de acordo com a densidade de cada um e atinge uma película ou filme, gerando imagens. Tecidos mais densos, como os ossos, retêm melhor os raios e projetam imagens brancas no filme. Enquanto isso, tecidos moles, como pele e tecido adiposo, e espaços preenchidos po ar ou líquido, são atravessados com maior facilidade, gerando imagens que são mais escuras. Assim, a imagem projetada na película tem áreas que vão do branco, passam pelo cinza e chegam ao preto.

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Diretrizes Metodológicas

Diretrizes Metodológicas

O projeto de elaboração das Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos foi pactuado com o Grupo de Trabalho Permanente de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (GT-ATS/CCTI/ MS), constituindo o Grupo de Trabalho de especialistas em ATS e Medicina Baseada em Evidências para elaboração deste documento. Após a apresentação da proposta no GT-ATS foram realizadas diversas atividades, tendo lugar a primeira reunião para a elaboração de Diretrizes Metodológicas para Pareceres Técnico-Científicos, em 27 de abril de 2006

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Manual de Telerreabilitação Cardiovascular

Manual de Telerreabilitação Cardiovascular

A telerreabilitação cardiovascular vem sendo aplicada como uma modalidade inovadora que pode ser indicada em diferentes situações e apresenta diversos facilitadores quando comparado ao modo presencial. O contexto da pandemia da COVID-19 demandou uma profunda reflexão sobre a atuação do fisioterapeuta. Assim, a telerreabilitação veio de encontro com as necessidades específicas dos tempos de pandemia, e podem ser aplicados em diferentes contextos em que o paciente não pode receber atendimento presencial.

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Radiodiagnóstico e Procedimentos Radiológicos

Radiodiagnóstico e Procedimentos  Radiológicos

A Coletânea Nacional “Radiodiagnóstico e procedimentos radiológicos” é um e-book composto por 24 artigos científicos que abordam assuntos atuais, como detecção de câncer de mama em mulheres e homens, estudos de casos de diferentes patologias correlacionando-as com imagens obtidas em ultrassonografia, raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Mediante a importância, necessidade de atualização e de acesso a informações de qualidade, os artigos elencados neste e-book contribuirão efetivamente para disseminação do conhecimento a respeito das diversas áreas do radiodiagnostico, proporcionando uma visão ampla sobre esta área de conhecimento.

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Radiologia Digital

Radiologia Digital

A radiologia digital é o ramo do diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais nos diversos métodos para a aquisição, transferência, armazenamento, ou simplesmente tratamento das imagens digitais adquiridas. A evolução da computação, especialmente na área médica, permitiu um enorme avanço no diagnóstico por imagem. A partir de modernos sistemas computacionais desenvolvidos em plataforma apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão, desde uma simples medida linear, até um complexo modelo de apresentação tridimensional. Os mecanismos de comunicação, transferência de arquivos e armazenamento de informações, possibilitou ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informações do paciente, de exames, de protocolos, ou simplesmente passaram a fazer armazenamento de imagens e documentação radiográfica em impressoras laser.

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Radiologia Industrial

Radiologia Industrial

“Este trabalho apresenta um guia básico para programas de estudos e treinamento de pessoal em Radiologia Industrial, contendo assuntos voltados para as aplicações mais comuns e importantes deste método de Ensaio Não Destrutivo. Trata-se portanto de um material didático de interesse e consulta, para os profissionais e estudantes que se iniciam ou estejam envolvidos com a inspeção de materiais por radiografia. Por utilizar as radiações ionizantes como principal fonte de energia penetrante para a inspeção, isto pode representar risco e danos à saúde, assim recomendamos que a utilização deste método de ensaio seja acompanhado de treinamento específico em Proteção Radiológica. O autor disponibiliza um livro específico sobre o assunto com título - Curso Básico de Proteção Radiológica Industrial”

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Radiologia Odontológica: Princípios de interpretação

Radiologia Odontológica: Princípios de interpretação

Este livro tem como objetivo apresentar ins- trumentos que propiciem a interpretação radiográfi- ca para o cirurgião-dentista. Desde a descoberta dos raios X em 1895, por Willian Conrad Roentgen, esse exame complementar se mostra como um importante dispositivo para a to- mada de decisão clínica. O uso dessa radiação como instrumento de diagnóstico tem início em 1896, e seu uso se torna tão necessário que nesse mesmo perío- do ocorre o primeiro processo por prática indevida de um médico que não solicitou o exame com raios-X para um paciente. No entanto, o resultado da aplicação dos raios -X em um indivíduo, isto é, as radiografias, precisam de uma análise criteriosa para que a imagem ali dis- posta possa ser interpretada de maneira que se alie às condições clínicas apresentadas.

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