Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2009

Artigo sobre leishmaniose é publicado em revista científica

Coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina da Unoeste, Cláudia Calvo Alessi, desenvolveu estudo no Morro do Diabo

  • Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Artigo sobre leishmaniose é publicado em revista científica “São publicações como essa que mostram o potencial da Universidade em pesquisas científicas”
A coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina da Unoeste, Cláudia Calvo Alessi, teve artigo publicado na última edição da Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo – nível internacional na área. Com o tema “Leishmaniose cutânea americana no Pontal do Paranapanema, SP, Brasil: aspectos ecológicos e entomológicos”, a pesquisa foi desenvolvida através de parceria entre o curso, a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Os autores José Roberto Alves, ex-aluno de Medicina da Unoeste, Eunice Aparecida Bianchi Galati e Carlos Eduardo Pereira Corbett, ambos da USP, além de Cláudia estudaram sobre os surtos epidêmicos da leishmaniose cutânea americana no Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio (SP). De acordo com a coordenadora, o local foi escolhido por ser a maior reserva de Mata Atlântica do interior do Estado de São Paulo. “Foi verificado que lá tem o vetor que transmite a leishmaniose”, explica. Ela ressalta que a escolha pelo tema foi em decorrência da pouca pesquisa sobre o assunto na região. “Essa área de pesquisa foi a que desenvolvi no meu mestrado e doutorado, com orientação de um dos autores desse artigo, Carlos Eduardo Pereira Corbett, da USP”. Ela salienta ainda sobre a importância de publicações da comunidade acadêmica da Unoeste em revistas renomadas da área. “São publicações como essa que mostram o potencial da Universidade em pesquisas científicas. Além disso, a divulgação de trabalhos possibilita que outros pesquisadores sintam-se estimulados a dar continuidade ao estudo, servindo de referência para outros trabalhos”. Serviço – O artigo sobre Leishmaniose Cutânea Americana pode ser acessado no site [link]www.scielo.br[/link], através da Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, volume 51.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;