Quinta-Feira, 3 de Dezembro de 2009

Egresso de Medicina faz residência em Fisiatria

Formado na Faculdade de Medicina da Unoeste em 2007, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba é residente na Santa Casa de São Paulo

  • Foto: Cedida Egresso de Medicina faz residência em Fisiatria Bruno Fracassi (R2), Erika Suzigan (R3), Mariana Botelho (R2), Gabriel Carapeba (R1), Cyro Scala (médico fisiatra assistente), Juliana Neves (R2)
Graduado em 2007 na Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba atualmente faz residência em Fisiatria na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O egresso que no final do ano passado concluiu a especialização em Medicina do Esporte, diz que a Fisiatria surgiu após pesquisar especialidades ligadas à área. “Na residência, lidamos com dois principais tipos de pacientes, os pequenos incapacitados que são os portadores de osteoartrite, pré e pós-operatórios em cirurgias ortopédicas, mastectomia, artrite reumatóide, reabilitação cardíaca, entre outros; e os grandes incapacitados que são pessoas que tiveram lesão na medula espinhal e evoluem com paraplegia ou tetraplegia, sequelas de AVC, amputados e paralisia cerebral”, explica o residente. De acordo com o egresso, na residência ainda se trabalha com a reabilitação física e também aplicação de medicamentos intra-articulares para o tratamento de osteoartrite e aplicação de toxina botulinica, além de tratamentos de dor crônica, com técnicas minimamente invasivas. “Nossa rotina diária envolve ainda prescrição de próteses para membros amputados, orteses para auxiliar a marcha ou locomoção, evitar deformidades e diminuir a dor”, completa. Gabriel destaca que o fisiatra é um médico que trabalha em equipe e está ligado a Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Neurologia e Neurocirurgia, Cardiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Enfermagem e outras áreas afins. “Minha intenção é assim que concluir a especialização, que tem duração de três anos, retornar à Presidente Prudente para atuar nesta área que ainda é pouco explorada na cidade”, finaliza o egresso.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;