Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010

Faclepp promove atividade de acolhimento aos calouros

Direção da Faculdade de Ciências, Letras e Educação da Unoeste promoveu primeira aula para a interação dos seus cursos de graduação

  • Foto: Débora André Faclepp promove atividade de acolhimento aos calouros Alba Arana: “Ao chegar à Universidade o acadêmico inicia um caminhar mais complexo e fascinante”
A Unoeste promove a cultura do acolhimento humanizado aos seus calouros e como todos os demais cursos da Universidade, a Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação) preparou uma vasta programação durante essa primeira semana de aula. A diretora da Faclepp, professora doutora Alba Regina Azevedo Arana, coordenou a aula inaugural geral, que foi realizada, na noite de quinta-feira (11), no Teatro César Cava. Os acadêmicos assistiram a um vídeo institucional e em seguida a diretora resumiu a origem da Universidade. Sobretudo, o enfoque principal foi o papel da Unoeste, tudo o que ela oferece para a comunidade e o incentivo para que o acadêmico desfrute ao máximo da infraestrutura do seu curso e da instituição. A caloura do Bacharelado em Química, Rubiana Rodrigues de Assunção, achou a iniciativa importante, pela oportunidade de conhecer e se adaptar mais rapidamente. A acadêmica ficou empolgada com as informações que recebeu, o que facilitará segundo ela, o rumo que pretende dar na carreira, o perfil do curso e o desenvolvimento de projetos. “Escolhi esse curso porque ele é diferenciado, tem matérias que permitem bastante envolvimento com pesquisa científica e acredito que a Unoeste tem muita coisa pra acrescentar na minha vida”. Além desse encontro geral, todos os 12 cursos da Faclepp receberam os seus calouros cada um ao seu estilo e perfil. Letras, por exemplo, deu boas-vindas aos acadêmicos com um encontro entre os novos alunos, veteranos e corpo docente e uma confraternização em sala de aula para a interação de todos os termos. A coordenadora Luciane Cachefo deu início às atividades falando sobre a grade curricular, área de atuação, perfil do egresso, missão e objetivo do curso. Em seguida, os professores se apresentaram e compartilharam o conhecimento dos projetos culturais desenvolvidos no curso, das disciplinas, dos conteúdos e dos seus objetivos. “Um dos momentos marcantes do encontro foi que professores e alunos se comprometeram para o desenvolvimento pleno das atividades acadêmicas e do bom convívio. A presença dos alunos veteranos motivou os calouros com depoimentos positivos do curso, corpo docente, coordenação, direção, e da própria Unoeste”, enfatiza Cachefo. “As informações da aula inaugural tiraram minhas dúvidas específicas e acrescentou algumas coisas que eu não tinha idéia e isso me despertou maior interesse”, finaliza Danilo Souza Castro, calouro da Licenciatura em Letras. O egresso de História Luiz Gustavo Simionato, primeiro estagiário do Neepegh (Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Geografia e História) da Faclepp e ainda membro ativo do departamento, participou da aula inaugural de sua área e deixou várias mensagens positivas para os calouros, a mais importante foi: “não se deixem desanimar, pois sem dúvida nenhuma, ser professor é muito mais gratificante do que podemos imaginar”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;