Quarta-Feira, 17 de Março de 2010

Estudo sobre Inseminação Artificial é apresentado na Unoeste

Pesquisa foi realizada por egressa da graduação em Zootecnia na defesa da dissertação do Programa de Mestrado em Ciência Animal

  • Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Estudo sobre Inseminação Artificial é apresentado na Unoeste Ana Paula da Silveira com os integrantes da banca: Inês Giometti, Caliê Castilho (orientadora) e Marcelo Fábio Nogueira (Unesp/Assis)
Foi realizada nesta terça-feira (16), no Campus II da Unoeste, a defesa do Programa de Mestrado em Ciência Animal da egressa da graduação em Zootecnia, Ana Paula da Silveira. Com a pesquisa “Uso de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo para aumentar a eficiência reprodutiva de gado de corte”, a mestranda teve a orientação da professora doutora Caliê Castilho. A banca foi composta por outra docente da Universidade, Dra. Inês Cristina Giometti e teve como convidado, Dr. Marcelo Fábio Gouveia Nogueira, da Unesp de Assis. Para a orientadora da pesquisa, Caliê Castilho, o estudo apresentado é muito importante para a reprodução de bovinos, pois foram usados protocolos que aumentam a eficiência reprodutiva e melhoram o retorno para o produtor rural. “Foram vários meses de experimentos a campo, além da eficiência do trabalho, o resultado mostra o quanto a Unoeste está investindo em pesquisas, além das ótimas condições que a instituição possui para desenvolver estudos na área”. Marcelo Nogueira comentou que a idéia é muito interessante pelo fator da aplicabilidade. “Não é uma pesquisa que ficará engavetada. É possível que seja transformada em ferramentas para pecuaristas, além de ser um estudo desenvolvido com uma espécie muito importante na produção de carne. Então, a aluna desenvolveu um trabalho que o Brasil necessita, menos subjetivo e muito mais objetivo”. Em relação aos planos para o futuro, Ana Paula salientou que pretende dar continuidade ao estudo em um doutorado, pois este assunto sempre esteve presente em sua linha de pesquisa. “Na graduação eu já me dediquei à área de reprodução e logo depois, fiz duas especializações para me aprofundar neste tema. Me interesso muito pela área acadêmica, mas também gosto de trabalhar em propriedades. Unir as duas atividades é o que eu desejo profissionalmente”, finalizou.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;