Sexta-Feira, 26 de Março de 2010

Mais uma egressa de Farmácia é aprovada em concursos

Viviane da Silva Porto conquistou primeiras colocações no Programa de Aprimoramento do Instituto Adolfo Lutz e no Hospital Estadual de Bauru

  • Foto: Cedida Mais uma egressa de Farmácia é aprovada em concursos Leonilda (Unoeste/Instituto Adolfo Luttz), Lourdes (Fundap), Caio, Aline e Viviane (aprimorandos do IAL) e Mariza (dir. regional IAL)
Formada em dezembro de 2009 no Curso de Farmácia da Unoeste, Viviane da Silva Porto tem muitos motivos para comemorar suas conquistas no mercado de trabalho. Dedicada aos estudos foi aprovada recentemente, durante uma prova de seleção, a única vaga disponível para o Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Presidente Prudente, na área de Vigilância Epidemiológica. Além disso, a recém-formada também ficou em primeiro lugar no concurso público do Hospital Estadual de Bauru, para atuar na área Farmacêutica Hospitalar. Ela optou pela área de pesquisa e assumiu, há cerca de 20 dias, o cargo no Adolfo Lutz. “Sempre sonhei em seguir nesse caminho. Durante a graduação fiz estágio no Instituto Butantan e fiquei encantada com os estudos que são desenvolvidos. A partir de então, tive certeza do que queria para o meu futuro”. Viviane conta que como parte do Programa de Aprimoramento Profissional no IAL irá passar por todos os setores como Microbiologia, Biologia Molecular, Vigilância Sanitária e outros. “Atualmente auxilio na realização de exames dos postos de saúde da cidade e região, que abrangem mais de 45 municípios”. A egressa explica ainda que durante o estágio terá que desenvolver uma pesquisa e já escolheu o tema. “Quero elaborar estudo sobre a incidência de co-infecção (infecção simultânea) entre pacientes com HIV e tuberculose na região. Quando o trabalho estiver finalizado terei que apresentar para uma banca avaliadora”. Perguntada sobre o segredo para tantas conquistas a aluna é incisiva. “Estudei para os concursos com os conhecimentos adquiridos na Universidade. O conteúdo programático da prova era basicamente tudo que tinha visto no último ano na disciplina de Análises Clínicas”. Viviane, assim que terminar o Programa de Aprimoramento, que tem duração de um ano, pretende iniciar o mestrado. “Vou ser pesquisadora da área de Biologia Molecular e desenvolver estudos com o DNA humano”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;