Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010

Egresso de Zootecnia é aprovado em mestrado na Unoeste

Frank Akiyoshi Kuwahara enfocou o fósforo como agente atenuante na deficiência hídrica em espécies de gramíneas forrageiras

  • Foto: Ector Gervasoni Egresso de Zootecnia é aprovado em mestrado na Unoeste Banca: Gustavo Maia Souza e Ana Cláudia Pacheco Santos (Mestrado Agronomia/Unoeste) e Fernando Campos Mendonça (Esalq/USP)
O egresso de Zootecnia, Frank Akiyoshi Kuwahara teve dissertação aprovada, após apresentação esta semana no mestrado em Agronomia da Unoeste. A pesquisa intitulada “Fósforo como atenuador do defeito da deficiência hídrica em espécies de gramíneas forrageiras” teve a orientação do professor doutor Gustavo Maia Souza. A banca foi composta por outra docente da Universidade, Dra. Ana Cláudia Pacheco Santos, além do convidado, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, o engenheiro agrônomo mestre e doutor da Esalq/USP, Fernando Campos Mendonça. De acordo com o orientador, o tema abordado visou demonstrar que simples alterações no manejo das culturas forrageiras, como a adição de fósforo, podem reduzir as perdas na produção causadas por deficiência hídrica. “Através dos experimentos com cinco das principais espécies forrageiras para pastagens, submetemos a falta de água adicionando fósforo. Após um período avaliamos o crescimento destas plantas e a sua capacidade fotossintética”. O Dr. Fernando Mendonça comentou a importância da abordagem proposta pela dissertação. “A adubação fosfatada é fundamental em todas as culturas agrícolas. Sua associação à mitigação do estresse hídrico em plantas desta espécie é um estudo essencial para aumentar a eficiência da produção animal a pasto”. Ele ressaltou o papel que a instituição exerce através destes projetos. “A infraestrutura para as linhas de pesquisa melhora constantemente, contribuindo para a evolução natural da Universidade, sempre atuando como agente de mudança social, econômica e ambiental”. Frank destacou que desde a graduação realizava estudos na área de Fisiologia Vegetal. “Ainda quando cursava Zootecnia, o professor Gustavo buscou alunos para desenvolver trabalhos com gramíneas e me coloquei a disposição devido ao meu interesse, o qual permanece até hoje”. Ele enfatizou que a Unoeste sempre forneceu suporte teórico e prático para a realização das atividades de pesquisa. “Dedico o meu êxito a todos que estiveram presentes na minha trajetória, em especial a coordenadora do curso de Zootecnia [Ana Cláudia Ambiel] e ao meu orientador [Gustavo Maia Souza]”. Ana Cláudia Ambiel, coordenadora do curso de Zootecnia, revelou que o egresso possui um perfil diferenciado. “O Frank sempre foi persistente e aqui encontrou todo embasamento para suprir suas necessidades. Acompanho o seu crescimento desde o início e posso afirmar que o mercado de trabalho terá um excelente profissional”. O orientador Gustavo Maia Souza acrescentou que o trabalho foi enviado para publicação na Revista Brasileira de Ciência do Solo, um dos principais periódicos científicos brasileiros na área agronômica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;