Segunda-Feira, 3 de Janeiro de 2011

Gestão Comercial prepara líderes para o mercado

Com crescimento das empresas no país aumenta o número de vagas para profissionais com essa formação

  • Foto: Cedida Gestão Comercial prepara líderes para o mercado Egressa Ana Valeska Bittencourt (3ª da esq. p/ dir.) é gerente da HDI Seguros em Presidente Prudente e coordena uma equipe de oito pessoas
Reportagem publicada recentemente no portal Gestão Comercial mostra que 63% dos executivos do alto escalão acreditam que há carência de líderes em suas empresas e que 85% deles, não possuem as competências necessárias para uma promoção imediata. Para o coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste, Wilson Lussari, a palavra-chave para o sucesso no mercado de trabalho é empreendedorismo. “Hoje, não se pode falar sobre o bom profissional sem discutir a liderança e o espírito empreendedor. Autoconhecimento, capacidade de motivação, desenvolvimento de equipes, diálogo, capacidade de ouvir e engajamento na sociedade são algumas das principais características do líder atual. Existem vagas de trabalho para empresários de diversos ramos, o que falta são pessoas qualificadas”, explica Lussari. O coordenador ressalta a tendência mundial de despertar e orientar crianças e jovens para um comportamento empreendedor. Ele fala do livro The leader in me (O líder em mim) de Stephen Covey. “O autor lembra a importância de estimular desde cedo, as habilidades de um gestor. Na Indonésia, Estados Unidos, Japão, Guatemala e também no Brasil, escolas do Ensino Fundamental, Médio e Superior já investem na formação de futuros líderes”. Lussari lembra que nos últimos anos, livros e palestras sobre motivação e liderança ganharam espaço rapidamente. “Deve-se tomar cuidado com tantas receitas prontas e frases de estímulo. O bom líder desenvolve suas habilidades gradualmente, e, além de muito estudo, esforço e dedicação, também deve ter dentro de si, vontade de se adaptar e enfrentar os novos desafios que o mundo apresenta”. Ele conta ainda que o verdadeiro empreendedor está sempre atualizado. “Sabemos que o brasileiro não é adepto da leitura, e dos poucos leitores que existem, apenas alguns conseguem absorver e praticar o aprendizado. Na Unoeste, o corpo docente altamente qualificado está pronto para estimular e desenvolver líderes que apliquem no seu cotidiano, o que é adquirido nos livros, na sala de aula e também nas atividades complementares”. Lussari destaca que a graduação também é aberta para quem pretende atuar em diversos segmentos. “A gestão está presente nas áreas de ciências humanas, agrárias, sociais, exatas, saúde e outras. Qualquer tipo de negócio, independentemente do setor, precisa de um gestor capacitado. As empresas brasileiras têm crescido de forma significativa e consequentemente, há o aumento do número de vagas no mercado de trabalho. Todos nós temos a capacidade de liderar”. Diferencial – O curso superior de tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste, se destaca desde a sua fundação. A primeira turma publicou o livro “Empresas familiares no Brasil: novas perspectivas”, em 2005. Já a terceira turma, formada em 2006, publicou “Cooperativismo – Uma alternativa de gestão”. Para o coordenador Wilson Lussari, o curso além de atender as expectativas dos futuros profissionais possui transparência. “Buscamos a constante avaliação por alunos, docentes, funcionários e até mesmo egressos. Por este motivo, a graduação na área se aprimora a cada ano”, completa. Um exemplo disso é a pesquisa científica da ex-aluna Ana Valeska Souza Bittencourt, gerente da HDI Seguros de Presidente Prudente. O estudo “A contribuição do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste para a vida profissional de seus alunos, em especial para os pertencentes às classes A e D” analisou se o curso atinge ou não seus objetivos. “Os resultados foram positivos. Verificamos que 96% dos acadêmicos e 90% dos egressos atuam no mercado de trabalho. Isso mostra que a graduação prepara profissionais capacitados”. Ana Valeska conta que há cerca de três anos surgiu a oportunidade de promoção na empresa e decidiu aprimorar seus conhecimentos. “O mais interessante foi que os conteúdos adquiridos em sala de aula, eram aplicados no trabalho de forma imediata. O curso contribuiu de forma significativa para minha atuação e permanência no cargo, além de colaborar para o crescimento da empresa”. Ela fala um pouco sobre o seu cotidiano na seguradora. “Sou responsável por todo funcionamento da filial, desde a parte administrativa até as metas de vendas. Tenho oito funcionários sob minha responsabilidade, que trabalham internamente ou visitando corretores. Analiso riscos, custos e resultados. Também apresento relatórios quinzenais com previsões de fechamento e expectativas de vendas”. Vestibular – Os interessados no curso superior de tecnologia em Gestão Comercial terão a oportunidade de ingressar na Universidade ainda no primeiro semestre de 2011, através do Vestibular de Verão da Unoeste, programado para o dia 22 de janeiro. As inscrições estão abertas e podem pela [link]internet|http://www.unoeste.br/site/vestibular/[/link] ou na secretaria do Campus I.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;