Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011

Egresso desenvolve softwares educacionais em colégio

Fernando Antonio Molina Koyanagi já passou por diversos segmentos da Ciência da Computação em 20 anos de formado

  • Foto: Cedida Egresso desenvolve softwares educacionais em colégio Nas duas décadas de formação, Fernando trabalhou inclusive na IBM, em São Paulo
Com 20 anos de formado, o egresso do curso de Ciência da Computação da Unoeste, Fernando Antonio Molina Koyanagi, atua há mais de dez anos em um colégio de Presidente Prudente. Ele conta sua trajetória e os trabalhos que vem realizando na área de desenvolvimento de software na empresa em que trabalha. De acordo com o ex-aluno, logo que terminou a graduação, em 1991, os computadores não se comunicavam entre si com facilidade e as redes eram, na maioria das vezes, pertencentes a um único tipo de máquina. Dessa maneira, fazer conexões se tornava caro e complicado. “Era uma época em que a conectividade realmente estava no início, já que a internet chegou ao Brasil apenas em 1995. Eu era uma mão-de-obra muito escassa no país e, por isso mesmo, tive a oportunidade de mudar várias vezes de emprego e agregar conhecimentos diferentes em cada empresa que passei”, fala. Ele salienta que um dos locais mais importantes que já trabalhou foi a IBM, em São Paulo. “Atuei com automação bancária e desenvolvi softwares para conectividade para muitas plataformas, por exemplo SNA para TCP/IP e para caixas eletrônicos. Para mim, esta foi uma oportunidade de participar de parte da evolução e história da tecnologia que temos hoje”, revela. Sobre sua entrada no Colégio Anglo, de Prudente, Fernando conta que em meados de 1998 a instituição procurava por recursos tecnológicos que auxiliassem o processo de aprendizagem. “Em 1999 começamos o planejamento de um provedor de internet gratuito para os alunos e iniciamos as pesquisas que depois culminaram no sistema Solvy, que usamos atualmente. Ele funciona como um ambiente educacional online, que engloba inúmeros recursos, com o objetivo de auxiliar e melhorar a aprendizagem do aluno”. O gerente de Tecnologia da Informação explica que o principal objetivo do sistema é acompanhar o estudante no dia a dia dele, propor um roteiro de estudo diário e não apenas confiar nas provas como método de avaliação. “A escola tem acesso a quando, como e com que qualidade o aluno estudou e se ele cumpriu ou não a meta. Para cada aula teórica no período da manhã, ele tem uma atividade correspondente em casa. Ao fazer um exercício pode requisitar uma explicação e tirar suas dúvidas a qualquer momento. O estudante tem, inclusive, a opção de assistir a uma vídeo-aula do assunto que não entendeu pela manhã. As questões que ele erra nas avaliações (tradicionais) também são enviadas pelo sistema online e há uma maneira de refazer as questões para um melhor entendimento sobre seus erros, entre diversas outras ferramentas”, diz. VestVerão Unoeste – O curso de Ciência da Computação será oferecido no próximo vestibular da Unoeste, no dia 21 de janeiro de 2012. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de janeiro pela internet e 18 do mesmo mês na secretaria do campus I. Mais informações na [link]página|http://www.unoeste.br/vestibular[/link] do vestibular.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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