Segunda-Feira, 28 de Março de 2011

Unoeste participa de projeto ecológico

Docente e egressas de Geografia ajudaram no plantio de mudas no lançamento do “Renascimento do Rio Santo Anastácio”, em Anhumas

  • Foto: Cedida Unoeste participa de projeto ecológico Sandro Selmo (DAEE), Micheli dos Santos, Marcos Boin, Andressa Carvalho, Janaína Silva e o sargento Demétrio (Polícia Ambiental)
O plantio de 15 mil mudas de árvores nativas deu início ao Projeto Recuperação do Alto Curso Rio Santo Anastácio, na última sexta-feira (25), numa área próxima ao Km 3 da Estrada de Anhumas (SP). O evento contou com a presença do promotor do Meio Ambiente, Nelson Bugalho, autoridades políticas e organizadores do projeto. A Unoeste esteve representada pelas egressas do curso de Geografia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp), Janaína Aparecida Silva, Micheli Cristina dos Santos, Andressa da Silva Carvalho e pelo professor doutor Marcos Norberto Boin, que também é assistente técnico do Ministério Público. O projeto é uma realização da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), em parceria com as prefeituras de Regente Feijó e de Anhumas, com o Ministério Público e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A empresa Ver te Verde Ambiental será responsável pelo preparo das mudas nativas selecionadas e pelas técnicas avançadas utilizadas no plantio das 25 mil mudas de árvores. Boin explica que esse projeto é um sonho antigo, articulado desde os anos 80, quando alguns personagens de destaque da sociedade regional criaram o movimento “SOS” Santo Anastácio. “Aos poucos deixou de ser sonho e passou a ser realidade para os moradores dos 12 municípios contidos na bacia”. Ainda de acordo com ele, o rio Santo Anastácio nasce na divisa de Regente Feijó e Anhumas e percorre 12 municípios até desaguar no rio Paraná, em Presidente Epitácio. “Nos últimos anos, o rio tem sofrido com a ação humana, como o desmatamento e a poluição. Embora a área a ser reflorestada seja um pequeno gesto diante da imensa luta para reparar as degradações ocorridas ao longo de um século de ocupação, este gesto deve significar o renascimento do rio. O Santo Anastácio abastece de água a cidade de Presidente Prudente e centenas de propriedades rurais ao longo de seu curso, dessedentando animais, irrigando lavouras e gerando riquezas para a região”, completa Boin. As egressas de Geografia participaram diretamente do plantio e de acordo com Janaína, a oportunidade contribuiu para colocar em prática o que aprendeu na teoria. “O professor Boin é um dos grandes colaboradores para a realização deste evento, e através de sua trajetória no Ministério Público constatamos o seu compromisso com o Meio Ambiente”, enfatiza Janaína. Para o docente da Unoeste, o engajamento das egressas de Geografia nessa ação demonstra que o conhecimento adquirido no curso de graduação fez germinar o sentimento de cidadania, responsabilidade social e sensibilidade ambiental.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;