Terça-Feira, 2 de Julho de 2013

Primeiro pedagogo surdo de Prudente se forma na Faclepp

Robert Lucas Galvão da Fonseca concluiu neste semestre o curso de licenciatura em Pedagogia da Unoeste

  • Foto: Débora André Primeiro pedagogo surdo de Prudente se forma na Faclepp TCC de Fonseca abordou a importância do bilinguismo para o processo de alfabetização da criança surda
  • Foto: Cedida Primeiro pedagogo surdo de Prudente se forma na Faclepp Integrantes da comunidade surda prestigiaram Fonseca durante a defesa pública do seu TCC
  • Foto: Cedida Primeiro pedagogo surdo de Prudente se forma na Faclepp Da esq. para dir. Valeria Isaura Souza, Jaqueline Batista de Oliveira Costa, Fonseca, Perlla Cristina Roel de Oliveira e Olga Maria de Andrade Pereira
Superação e dedicação são palavras que marcam a trajetória acadêmica de Robert Lucas Galvão da Fonseca. Formado no primeiro semestre de 2013, ele é o primeiro surdo de Presidente Prudente a concluir o ensino superior em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. O recém-formado desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudo “A importância do bilinguismo para o processo de alfabetização da criança surda: os desafios do trabalho pedagógico” sob a orientação da docente da graduação e intérprete em Libras, Valéria Isaura de Souza. Compuseram a banca de defesa pública, as professoras doutora Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis e mestre Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli. Há 14 anos atuando na rede pública estadual na sala de recurso de deficiência auditiva e surdez, Valéria ministra a disciplina de Libras nos cursos de Fonoaudiologia e nas licenciaturas da Faclepp. Sob a pesquisa de Fonseca ela explica que o principal objetivo foi ampliar e analisar o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização do aluno surdo na sua trajetória histórica e quais são os desafios que surgem mediante a inclusão da criança surda no ensino regular. “A instituição escolar necessita garantir o desenvolvimento de práticas e formação docente que possibilitem o aprendizado deste público estudantil, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem está ligado à metodologia e intervenção adotada pelo professor”. Ela revela que o conceito do ensino bilíngue e a sua respectiva importância no desenvolvimento da criança surda, proporcionam experiências significativas. “Deste modo, a prática bilíngue como ferramenta de ensino-aprendizagem precisa ser realizada em duas línguas, sendo a de sinais como primeira e com base nela passa-se para a segunda que é o português na modalidade escrita ou oral. Pesquisas como esta mostram que essa proposta de ensino é a mais adequada para a educação de crianças surdas”. Sobre o seu orientado, ela acredita que esta trajetória é um divisor de águas. “A inclusão dos alunos surdos é um dos maiores desafios impostos na educação atual, e a Unoeste deu acesso e permanência para que Fonseca concluísse o curso de Pedagogia, possibilitando e promovendo práticas de educação inclusiva”. Valéria acrescenta ainda, que esta conquista como o primeiro professor surdo de Presidente Prudente é uma maneira de incentivar a comunidade surda a vencer os seus limites. “Eles precisam acreditar que com esforços, acessibilidade, respeito às diferenças e comprometimento, todos os surdos podem transpor limites e chegar a uma universidade”. Fonseca descreve que a perseverança é muito importante para aqueles que buscam algum objetivo. “Me sinto vitorioso, pois esta graduação me ofereceu uma experiência que será útil na minha atuação profissional. Só tenho que agradecer à todos que fizeram parte deste percurso universitário, como as integrantes da banca de defesa do meu TCC, a minha orientadora, aos meus familiares, intérpretes e todos meus amigos da comunidade surda”. Ele comenta que pretende dar continuidade aos seus estudos. “Acredito que a busca pelo conhecimento e o aprofundamento das informações que já possuo são essenciais, principalmente na minha área que é a educação. Ainda na graduação iniciei um grupo de estudos para acadêmicos surdos e ouvintes na Faculdade Eficaz de Maringá (PR). Além disso, pretendo aprimorar as minhas pesquisas relacionadas à linguística como o ensino de Libras e português escrito”. Futuramente, Fonseca declara que pretende fazer pós-graduação em educação bilíngue para surdos no Instituto Paraense de Ensino (IPE) de Apucarana (PR). De acordo com a coordenadora da Faclepp, Alba Regina Azevedo Arana a conclusão do curso de Pedagogia por Fonseca, demonstra o comprometimento da Unoeste em relação à inclusão de pessoas surdas. “Possibilitamos de forma plena toda a assistência necessária para este ex-aluno, que pode contar com intérprete durante todas as aulas e, também, em eventos que complementaram o seu embasamento curricular. Ficamos honrados em saber que contribuímos para esta conquista inédita de Presidente Prudente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;