Terça-Feira, 17 de Setembro de 2013

Novas demandas do pedagogo reúnem egressos na Faclepp

Curso de Pedagogia promove encontro para compartilhar experiências sobre as várias perspectivas de atuação desse profissional

  • Foto: Débora André Novas demandas do pedagogo reúnem egressos na Faclepp Acadêmicos e egressos durante mesa redonda
  • Foto: Débora André Novas demandas do pedagogo reúnem egressos na Faclepp Joselaine Araújo: “Eu amo pedagogia. Fazer o mestrado me trouxe oportunidade única de pesquisar, estudar e trocar experiências”
  • Foto: Débora André Novas demandas do pedagogo reúnem egressos na Faclepp Grupo participante do I Encontro de Egressos
O I Encontro de Egressos de Pedagogia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste trouxe, como principal evento, a mesa redonda “Pedagogia e mercado de trabalho”, que teve como mediadora a professora doutora e coordenadora dessa graduação, Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis. Um coquetel de confraternização no final dos debates promoveu maior integração entre alunos, egressos e docentes. De acordo com Augusta, o grande objetivo do evento, além da confraternização, é uma oportunidade da universidade ouvir a demanda desses profissionais que estão atuando no mercado e a partir disso implantar propostas em função dessas novas realidades. “Da mesma forma, mostrar para os alunos que a universidade está aberta para a retroalimentação, que eles podem dar continuidade a formação tanto em nível lato quanto stricto sensu. Temos alunos que estão concluindo e outros começando mestrado, muitos cursando pós-graduação”, relatou. Joselaine Araújo, formada em 2011, é um exemplo desses alunos que deram continuidade aos estudos. Vai concluir sua qualificação no mestrado em Educação pela Unoeste, com bolsa da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]. Seu foco no mercado de trabalho são concursos públicos do INSS para trabalhar com formação de profissionais. “Eu amo pedagogia. Fazer o mestrado me trouxe oportunidade única de pesquisar, estudar e trocar experiências com professores qualificados e maravilhosos”, enfatizou Joselaine. Já a egressa Milena Aparecida quer seguir carreira na área acadêmica e é aluna especial do mestrado em Educação. Em seu relato, disse que em março desse ano assumiu a função de auxiliar de sala Pré II em uma escola particular e que em 2014 pretende entrar como aluna regular no mestrado. Outro egresso que sempre está presente em eventos da universidade é Itamar Xavier de Camargo, coordenador pedagógico da Associação Betesda. Ele é responsável pela implantação de vários projetos sociais de inclusão em leitura e arte. Com forte atuação na melhoria da educação e da valorização do professor, o jovem docente já recebeu prêmio por suas iniciativas em Brasília (DF). Graduada em julho de 2013, Fabiana Aparecida Anselmo, foi contratada por 40 horas pelo Sesi, com ótimo salário. Segundo ela, durante a graduação teve várias experiências como estagiária. “Com a demanda de vagas e opções, consegui ingressar no Sesi como auxiliar docente para alunos com dificuldades, dando reforço, acompanhando o aprendizado do aluno em sala de aula. Eu me sinto capacitada para a minha função e começar como auxiliar vai me preparar melhor para assumir uma sala quando chegar a hora.” Mesa redonda – De um lado a docente mestre Marli Rodrigues de Oliveira e coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e do outro a professora doutora Eunice Ladeia Guimarães, supervisora da Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente. Ambas docentes no curso de Pedagogia, falaram da atuação do pedagogo tanto no ensino público municipal quanto no estadual. De acordo com elas, os professores, para serem efetivados, devem participar de concursos públicos e em alguns casos podem também ser contratos por processo seletivo. Só na rede estadual existem 22 escolas o que corresponde a 200 salas de aula. Atualmente, o professor graduado em pedagogia, além de estar habilitado como docente na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, pode atuar como interlocutor de libras, auxiliar do 6o ano em diante ou como substituto, bem como em projetos de alfabetização nos presídios, em salas de leitura, bibliotecas, classe hospitalar, avaliadores de livros infantis e brinquedos pedagógicos, departamento de recursos humanos, dentre outras funções. Podem ainda prestar concursos para diretores, vice-diretores e supervisores de ensino, da rede estadual ou municipal, desde que tenham uma experiência mínima em sala aula exigida por cada cargo. Existem ainda outros cargos na rede municipal de ensino que o pedagogo poderá assumir, como o de orientador pedagógico ou o de professor comunitário na Educação Integral. Algumas prefeituras abriram também a possibilidade do pedagogo atuar como brinquedista, responsável pela dinamização das brinquedotecas. Como mediadora da mesa, Augusta orientou que os alunos devem ficar atentos a todas as oportunidades de concursos, pois como têm validade de quatro anos, dando tempo de o acadêmico concluir seus estudos e tomar posse dentro desse prazo. O concurso, segundo ela, é também fundamental para a estabilidade financeira e para garantir a aposentadoria no serviço público. “Não perder o vínculo com a universidade é importante tanto para o fortalecimento do currículo quanto para manter-se atualizado”, finalizou a coordenadora.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;