Segunda-Feira, 6 de Janeiro de 2014

Formação em Letras vai muito além da sala de aula

Desenvolvimento da economia brasileira traz diversidade de atuação para o licenciado nesta área

  • Foto: Gabriela Oliveira Formação em Letras vai muito além da sala de aula Lessandra Freitas Manzoli Maria atua como revisora de textos
  • Foto: Cedida Formação em Letras vai muito além da sala de aula Moraes, coordenador pedagógico do Yázigi, durante apresentação de trabalho em seminário pedagógico para teachers


Nos últimos anos, o mercado de trabalho para o graduado em Letras conquistou uma diversidade impensável. Com a valorização crescente da comunicação nos meios informativos, esta profissão está em alta e tende a reconhecer cada vez mais esta qualificação. Luciane Cachefo Ribeiro é a coordenadora do curso de Letras da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. Ela destaca que a atuação do egresso pode ser em espaços distintos, que vão além da sala de aula. “Este profissional pode trabalhar como consultor, revisor e editor de textos em jornais, revistas e agências de publicidade. Para quem se identifica com a área é possível iniciar o curso neste 1º semestre de 2014, para tanto, é preciso prestar o Vestibular de Verão da Unoeste”.

Luciane explica que a busca pelo licenciado em Letras se dá por conta da consciência que as empresas têm a respeito da importância da comunicação nos seus empreendimentos. “Trabalhos publicitários, cartas comerciais e redação de e-mails, são algumas das funções importantes, pois todos os erros linguísticos podem comprometer a imagem organizacional. Desta forma, as seleções de emprego, buscam aqueles que têm uma capacidade comunicativa ampla, tanto na produção escrita, quanto na oral”.

A coordenadora comenta que a formação oferecida pela Unoeste é de qualidade e permite ao egresso uma atuação fortemente embasada. “Durante o curso, os alunos desenvolvem as habilidades de leitura, análise, interpretação e produção de textos, em português e inglês. É válido dizer que ser professor é edificante e sempre será a profissão do futuro, pois o processo de ensino-aprendizagem, nunca deixará de existir”.

A recém-formada Lessandra Freitas Manzoli Maria é exemplo da diversidade de atuação do graduado em Letras. Atualmente, ela trabalha como revisora de textos, no Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. “Sempre me identifiquei com esta área. No desenvolvimento das minhas tarefas tenho que ser bem detalhista e me atentar aos materiais que reviso. A formação recebida na universidade foi primordial, pois tenho a oportunidade de aplicar conhecimentos obtidos por meio da produção de textos, gramática no aspecto da coesão, bem como a leitura”.

Michael Francis Coulter de Moraes formou-se em Letras no ano de 2012 e trabalha como coordenador pedagógico da escola de idiomas Yázigi. Ele revela que começou a cursar Letras por conta do seu interesse na área, pois já dava aulas de inglês. “Depois que fui chamado para lecionar, decidi me aprimorar num curso superior. Posso dizer que as experiências na graduação foram diferenciadas e o contato com os docentes me marcou muito, pois além de um currículo excelente, eles me deixaram com mais força de vontade para dar aulas. Se hoje conquistei esta posição na empresa, foi por conta da minha formação”.

Curso superior gratuito – Para 2014, o programa Escola da Família oferece 796 bolsas integrais (100%) para as licenciaturas da Unoeste, entre elas a de Letras, além do curso de bacharelado em Zootecnia. Fique atento ao prazo de inscrição – no início de fevereiro pelo [link]site|http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/default.html[/link]. Outra opção de ingresso gratuito no curso de Letras é por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). São 53 bolsas somente para esta graduação. As inscrições devem ser feitas no [link]site do Prouni|http://prouniportal.mec.gov.br/index.php[/link].

Serviço – [link]Clique aqui|http://www.unoeste.br/site/vestibular/Default.aspx[/link] e saiba mais sobre o Vestibular de Verão Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;