Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2014

Egresso da graduação e de mestrado produz livros didáticos

Produção de professor de música e mestre em educação atende sistema que atua nos ensinos fundamental e médio

  • Foto: João Paulo Barbosa Egresso da graduação e de mestrado produz livros didáticos Tomiazzi e os livros produzidos juntamente com Márcia Regina da Silva


A produção de livros de artes para os ensinos fundamental e médio do Sistema Anglo de Ensino tem a participação de Everton Tomiazzi. Profissional conhecido no âmbito de Presidente Prudente por sua atuação como músico e professor da área, respectivamente no Grupo Divano e em cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. Em sua formação universitária possui dois cursos pela mesma universidade: graduação em Educação Artística – atualmente denominada de Artes Visuais – e mestrado em Educação. Também fez pós em arte e educação pela Unesp local.

Na condição de professor do Colégio Anglo Prudentino, onde leciona educação musical, se interessou em produzir material didático sobre música. Seu trabalho chegou ao conhecimento do pessoal do sistema. Em 2009, foi convidado para trabalhar com a escritora Márcia Regina da Silva. Nasceu aí a parceria que teve as primeiras publicações em 2010: livros para os primeiros anos dos ensinos fundamental e médio. A partir de então, deram sequência aos livros do ensino fundamental e já está pronto o do 5º ano, a ser utilizado a partir de 2015.

A previsão é de que, quando for concluído o livro do 9º ano, venham a fazer os outros dois do segundo e terceiro anos do ensino médio. É sempre uma produção dupla: o livro do aluno e o manual do professor, acompanhados por CDs com as músicas trabalhadas no material didático. “Algumas da cultura brasileira e outras eruditas, para as quais são feitas novas roupagens, com arranjos produzidos em estúdios. Em relação ao conteúdo que escrevemos, e para os quais sugerimos ilustrações, utilizamos temas transversais, como o índio e o negro”, conta Tomiazzi.

São utilizadas algumas linguagens, como a musical, de artes visuais e artes cênicas: dança e teatro. A relação do professor prudentino com o sistema envolve ainda capacitação de professores e palestras em escolas privadas e da rede pública, como ocorreu este mês em Barretos (SP), onde as escolas mantidas pela Prefeitura Municipal utilizam a estratégia de ensino e os produtos do Anglo.  A produção da qual participa é de distribuição nacional pelo Grupo Abril, dono do Anglo desde 2010.

“Não esperava um dia escrever uma metodologia de ensino para um sistema grande como é o Anglo e estar dentro do Grupo Abril, que é referência. Aprendi e estou aprendendo muito. A cada livro são incorporadas algumas novas propostas. É uma experiência muito rica, profissional e para a vida”, comenta e revela que é intenso o trabalho de pesquisa, para o qual utiliza muito do que aprendeu com a produção científica vivenciada no Programa de Mestrado em Educação da Unoeste.

Envolvido com a música desde os 4 anos de idade, Tomiazzi estudou piano no Conservatório Maestro Julião, teclado e órgão na Escola Musical Renata, além de passar por professores particulares. Atualmente, na condição e professor-tutor coordena dois cursos de aperfeiçoamento no Nead: A Linguagem Musical na Educação Infantil e Explorando a Linguagem Musical na Alfabetização. Também está na coordenação de cursos de extensão.

Ainda na modalidade a distância produz livro texto na versão on-line, juntamente com a professora Maria Cristina Ponçano Brito, para a especialização Linguagem Musical na Educação Básica, com a previsão de que esse curso de pós-graduação lato sensu seja ofertado a partir de 2015. Empolgado e empenhado em se aprimorar ainda mais, Tomiazzi pretende fazer doutorado numa dessas duas áreas: música ou educação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;