Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016

Universidade busca ampliar possibilidades de intercâmbio

Tanto na graduação quanto na pós-graduação, Unoeste tem setor específico para orientações aos estudantes interessados

  • Foto: Cedida Universidade busca ampliar possibilidades de intercâmbio Lima concluiu a graduação em 2015 e, logo depois, começou a estabelecer contatos para a experiência internacional
  • Foto: Cedida Universidade busca ampliar possibilidades de intercâmbio Carolina é formada na turma de 2014, ingressou no Mast em 2015 e já retornou ao Brasil

A Unoeste estimula seus alunos a identificar oportunidades de intercâmbio estudantil junto à iniciativa privada ou instituições internacionais. Muitos relatos daqueles que estiveram fora do Brasil, em experiências de estudo ou profissionais, mostram a importância para o enriquecimento da carreira.

O assessor de Relações Interinstitucionais da universidade, Dr. Antonio Fluminhan Júnior anuncia novas possibilidades de experiências internacionais e lembra que cabe ao estudante identificar o intercâmbio de seu interesse. Pelo Agricultural Studant Trainee (Mast) tem quem acabou de ir e quem está retornando dos Estados Unidos. Já o programa Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander está em fase de seleção de dez estudantes de graduação.

O Mast é voltado a recém-formados em ciências agrárias e em 67 anos já recebeu nos EUA mais de 5 mil profissionais de 65 países. A Unoeste tem participado desde 2001, por iniciativa do médico veterinário e ex-aluno Wagner Lebedenco, que se mantém representante para o Brasil, juntamente com dois professores mineiros. O programa oferece estudos e treinamento, pela Universidade de Minnesota, nas áreas de produções animal e vegetal.

O estágio é remunerado por um ano, prorrogável por seis meses. Egressos da Unoeste, a engenheira agrônoma Carolina Marinho Leme já retornou e seu colega de profissão Luís Fernando Lima foi em abril deste ano. Ela fez estágio numa fazenda na cidade de Foley (Minnesota), desenvolveu estudos na universidade e trabalhou no laboratório de patologia de soja. Ele está numa fazenda de Sturgeon Bay (Wisconsin).

Dentre outras opções de estágio remunerado, também em agrárias, estão o Communicating for America Education Program (Caep), nos EUA, e Associação dos Fazendeiros Irlandeses (IFA). Na área de humanas, a Comissão Fulbright, do Congresso Norte-americano, oferta graduação e pós. O Orange Tulip faz oferta em várias áreas, na Holanda. Tem ainda o Ministério da Educação do Japão.

Em meio a novas relações estão: Campus France, do governo francês; o Newton Fund, do Conselho Britânico; o Study in Australia, também do governo; e a organização multinacional Centro de Estudos Canadenses.

Serviço – O estudante da Unoeste interessado em estágio remunerado ou intercâmbios de estudo com bolsas deve procurar pela Assessoria de Relações Interinstitucionais da universidade, vinculada às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária, no bloco B2, no campus II.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;