Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018

Gestão da TI tem nota 5 e continua entre melhores do país

Avaliação in loco do MEC manteve conceito máximo e graduação permanece entre as 4 melhores do Brasil

  • Foto: Débora André Gestão da TI tem nota 5 e continua entre melhores do país Até 2022 deverão existir mais de 195 mil oportunidades para profissionais da tecnologia da informação, segundo pesquisa da IDC

A área de gestão da tecnologia da informação permanece forte no mercado e é uma das grandes apostas para os próximos anos em relação à criação de novas vagas de trabalho. Segundo pesquisa da IDC, até 2022 deverão existir mais de 195 mil oportunidades para esse profissional no Brasil, sendo que no mundo essa previsão ultrapassa os 3 milhões de emprego em TI. Porém, não são apenas profissionais com diploma na área que o mercado busca, também há exigência de um currículo qualificado. Ter uma boa formação acadêmica, em um curso avaliado como excelente pelo principal órgão voltado à educação, é um grande diferencial.

A estudante Aline Cristina de Lima e os egressos Fábio Tanaka e Alexandro Menegasso Brandão escolheram estudar Gestão da Tecnologia da Informação na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste, curso que está entre os quatro do Brasil com conceito máximo (5) pelo Ministério da Educação (MEC) e é um dos melhores do país, dentre as 225 graduações presenciais avaliadas pelo órgão. Recentemente, o curso recebeu avaliadores in loco do MEC, os quais reafirmaram sua excelência na formação superior e mantiveram o maior conceito. O resultado foi divulgado nesta semana.

Brandão formou-se em 2011 e atualmente é gerente geral de agência no Banco do Brasil em Manaus (AM). “Tive a honra de participar da 1ª turma do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, que já em sua primeira avaliação obteve o conceito máximo pelo MEC. O Banco do Brasil custeou a maior parte do meu curso, que além de lógica, conceitos e programação, aprendemos também disciplinas ligadas ao direito e gestão de pessoas, que contribuíram muito com o meu desempenho profissional e como base também para a pós- graduação que fiz em gestão de pessoas”, conta o ex-aluno. Sobre a recente avaliação, ele ressalta: “o fato de a Fipp permanecer com conceito máximo mostra que outros ótimos profissionais serão alçados ao mercado e valoriza meu currículo com um nome de peso”.
 
Conquista que para a aluna Aline, do 5º termo, representa a garantia de boa preparação para o mercado. “A nota do MEC é o reflexo do compromisso que a Fipp tem com seus alunos e com a qualidade de ensino que oferece. É muito gratificante fazer parte dessa história”, afirma, reforçando que o profissional formado na Fipp/Unoeste sai com o selo de qualidade. Além da estrutura, ela ressalta a excelência do corpo docente e o Projeto Integrador de Disciplinas (PID) como diferenciais. “São formados grupos de alunos e entregue um tema geral para que cada um desenvolva uma empresa fictícia  com base em todas as disciplinas que estamos tendo no termo. No fim de cada semestre, apresentamos o trabalho para a banca avaliadora. O conhecimento adquirido nesse projeto nos prepara para gerenciar uma empresa em suas diversas fases”.

Antes mesmo de escolher o curso de Gestão da TI, Tanaka já conhecia a tradição da Fipp, pois trabalha na Unoeste desde 2010. Formou-se nesta graduação em 2015 e manifesta sua satisfação em mais uma vez acompanhar um resultado excelente. “Ter feito um curso que possui a nota máxima do MEC, significa que eu fiz a escolha certa, fortalece o nome da instituição e consequentemente o meu diploma. É um diferencial para quem quer entrar no competitivo mercado de trabalho. Com certeza o empregador irá ver de onde vem o conhecimento do candidato”.

Constante evolução – O coordenador do curso de Gestão da TI, Haroldo Alessi, destaca que a Fipp/Unoeste tem um histórico de notas máximas nas avaliações do MEC e que receber novamente o maior conceito significa que sempre estão avançando. “Estamos na constante busca da excelência para com o ensino. Sempre há algo a ser melhorado. E, para isso, é preciso saber receber críticas construtivas. Manter-se no topo exige uma dedicação adicional. É isso que nos move”. Alessi destaca que as avaliações externas constatam a qualidade do curso, que com um corpo docente e administrativo comprometidos, juntamente com a excelente infraestrutura física, proporcionam vantagens competitivas e diferenciadas na carreira dos profissionais formados pela Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;