Segunda-Feira, 2 de Abril de 2018

Egressos da Unoeste conseguem aprovação para estudos nos EUA

São dois engenheiros agrônomos e um administrador que viajam esta semana para intercâmbios de até 18 meses

  • Foto: João Paulo Barbosa Egressos da Unoeste conseguem aprovação para estudos nos EUA Vitor Drimel, Gabriel Silva e Igor Silva aprovados para intercâmbio pelo Mast

Nesta semana três egressos de cursos de graduação da Unoeste seguem para os Estados Unidos, onde farão intercâmbios de atuação prática e estudos. Foram aprovados pelo Agricultural Student Trainee (Mast) dois engenheiros agrônomos e um administrador; respectivamente Vitor Gestinari Drimel, Gabriel Bueno da Silva e Igor Maurício Andrade da Silva. Embora o programa seja destinado para profissionais de ciências agrárias, a aceitação de Igor Silva decorreu de seu trabalho final de curso que foi a comercialização de soja.
 
Instruídos pela assessoria de relações interinstitucionais, os três mantiveram entendimentos com um dos representantes do programa no país, o médico veterinário Wagner Lebedenco que foi o primeiro egresso da Unoeste a participar do Mast, em 2001. Depois disso, de 2004 a 2017, fizeram o mesmo intercâmbio norte-americano 18 egressos, todos formados na área das agrárias, sendo oito médicos veterinários, sete engenheiros agrônomos e três zootecnistas; conforme a assessora de relações interinstitucionais Adiane Mitidiero.
 
“Este é um programa que a gente quer desenvolver ainda mais. Já falamos com o parceiro internacional Wagner Lebedenco, que é dos representantes do programa no Brasil, para que venha à universidade falar sobre os requisitos, com o objetivo de oferecer mais subsídios aos alunos e para que tenham mais tempo de se prepararem. É uma excelente oportunidade para todos, pois oferece salário para que o profissional recém-formado possa se manter lá. Além da experiência profissional, tem ainda a linguística, cultural e acadêmica”, comenta a assessora.
 
Vitor Drimel diz que sua expectativa é aprimorar o conhecimento prático, desenvolver o inglês e fazer uma especialização da Universidade de Minnesota, instituição sobre a qual tem pesquisado e apresenta como referências o fato de ter mais de 150 anos e ser uma das mais famosas do mundo em engenharia agronômica. Sua viagem está programada para sexta-feira (6), sendo que nos dias 8 e 9 passará por treinamento no campus da Saint Paul, junto aos demais intercambiários. Seus colegas de Unoeste irão em outros voos, no mesmo dia.
[imagem_direita]
Posteriormente, Vitor Drimel ficará oito meses em uma fazenda em Dickinson, cidade localizada no estado norte-americano de Dakota do Norte. A propriedade é de criação de gado, mas também tem lavoura para produção de alimento animal. Depois, serão quatro meses na universidade, prorrogáveis por seis, caso consiga atingir o conceito mínimo. Formado em 2016 e com a colação de grau no começo de 2017, desde então estava fazendo residência na Unoeste, na área de produção vegetal.
 
Igor Silva também irá para Dakota do Norte e ficará em uma fazenda de produção de grãos no Condado de Adams. Sua relação com o agronegócio tem origem familiar, tendo sido criado no sítio em Santo Inácio (PR), onde seus pais trabalham com a produção leiteira. “Quando vim para o curso de Administração da Unoeste já queria desenvolver algo voltado para a agricultura e deu certo quando tive que produzir o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], com o estudo sobre a comercialização de soja”, conta.
 
Filho de produtores de soja em Rancharia, no distrito de Gardênia, Gabriel Silva fez estágio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa-Soja em Londrina (PR). Há um mês estava trabalhando em uma fazenda de produção de soja, de 18 mil hectares, e que utiliza irrigação com água de poços artesianos, no município de Rosário (BA), divisa com Goiás. Como surgiu a oportunidade do intercâmbio, optou em ir para Adams, também em uma fazenda de soja, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos nessa cultura e depois poderá voltar à Bahia ou trabalhar com sua família em Gardênia. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;