Quarta-Feira, 5 de Setembro de 2018

Pesquisa contribui com dados para plano de resíduos sólidos

Resultado é levado à administração pública e apresentado para empresários, estudantes e engenheiro da Cetesb

  • Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa contribui com dados para plano de resíduos sólidos Alessandra Harumi durante apresentação dos resultados de sua pesquisa

Em pesquisa desenvolvida junto ao mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, a administradora empresarial Alessandra Harumi Sakai dos Santos fez levantamento circunstanciado sobre o gerenciamento de resíduos industriais no Distrito Industrial Antônio Crepaldi, localizado na zona sul de Presidente Prudente. O estudo contribui com dados para elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), apresentados para alguns segmentos.
 
Inicialmente, os dados foram mostrados para o prefeito Nelson Roberto Bugalho, em seu gabinete. Na noite dessa terça-feira (4), no Auditório Buriti, no campus II da Unoeste, foi feita uma apresentação para empresários, estudantes dos cursos de Administração e Gestão Comercial e ao engenheiro Hilton Ubukata, da Agência Ambiental de Prudente, vinculada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Também estiveram presentes os professores Wilson Lussari, Moisés da Silva Martins e Rose Meire Riçato Ueda.
 
A orientadora do estudo, Dra. Edilene Mayumi Murashita Takenaka, disse que o compartilhamento de resultados de uma boa pesquisa gera benefícios à comunidade. “Importante salientar que o tema tratado na pesquisa (gerenciamento de resíduos industriais) é atual e os empresários do setor devem se atentar para regularizar suas empresas”, disse a professora Edilene que leciona nos curso de Administração e de Gestão Comercial e que fez parte do corpo docente do mestrado em Meio Ambiente, tendo Alessandra como uma de seus orientandos e que se tornou mestre nesta área, em abril deste ano.
 
A pesquisa foi motivada pelos debates sobre a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, associada à preocupação com o meio ambiente e práticas de sustentabilidade. O levantamento de dados foi feito com informações obtidas junto à Cetesb, extraídas dos formulários de caracterização de cada indústria, licenças ambientais, relatórios periódicos de geração de resíduos e pareceres técnicos de fiscalização. Também foi feita pesquisa de campo para a confirmação de dados com os responsáveis por cada empreendimento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;