Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2019

Enfermagem é uma das carreiras que mais empregam

Ranking publicado pela Revista Veja contabilizou 46.991 profissionais na área com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2018

  • Foto: Gabriela Oliveira Enfermagem é uma das carreiras que mais empregam Cristian Nunes Trigo aproveitou a vinda ao Brasil para visitar a Unoeste; ex-aluno atua como enfermeiro na Suíça

De acordo com um levantamento divulgado pela revista Veja, a enfermagem está entre as profissões de nível superior com mais vagas de emprego de 2018. Realizado pelo site Quero Bolsa, o ranking coloca a carreira em 2º lugar com 46.991 contratações entre janeiro e novembro do último ano. Na Unoeste, esse cenário positivo também é refletido nos casos de sucesso dos ex-alunos do curso de Enfermagem da instituição que atuam no Brasil e no exterior.
 
Cristian Nunes Trigo, 29, possui dupla nacionalidade (português/suíço) e se formou em agosto de 2017. Casado com a brasileira Laís Santana Braga, que é egressa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, o casal tem o filho Benjamin, de um ano. Em visita recente ao Brasil, ele conta que após concluir a graduação voltou para a Suíça, onde conquistou o seu primeiro emprego. “Sou enfermeiro gestor responsável de uma unidade da SEM ST-Pierre la Résidence, localizada na cidade de Sion. Atuo em diversos sentidos, desde as questões burocráticas até os procedimentos técnicos”. Explica que esse local é um estabelecimento médico social. “Digamos que é semelhante a um asilo, mas com atendimento e acompanhamento de uma equipe multiprofissional formada por médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros”.
 
Para ele, a formação adquirida na Unoeste proporcionou um embasamento técnico diferenciado, além de experiências muito enriquecedoras. Acrescenta que, no país brasileiro, aprendeu a olhar o ser humano como um todo, considerando os seus aspectos fisiológicos, mentais e espirituais. “Todo o aprendizado recebido por meio das atividades em espaços como o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) e nos estágios, principalmente no Hospital Regional (HR), foram importantes e me agregaram muito. Além disso, o corpo docente do curso sempre se mostrou muito capacitado e com um olhar técnico aprofundado”.
 
O curso de Enfermagem tem muitas histórias de sucesso pelo Brasil. É o caso das ex-alunas Vivian dos Santos Carvalho e Márcia Regina Fidauza. A primeira é egressa da turma de 2012 e trabalha em São Paulo (SP), no Centro de Processamento Celular (CPH) do Hospital Sírio-Libanês. Já a segunda é gerente assistencial da Associação Congregação Santa Catarina – Hospital Santa Isabel, localizado em Blumenau (SC).
 
Aos 36 anos, Vivian possui especialização em cardiologia e, atualmente, realiza pós-graduação multiprofissional em oncologia, ambos os cursos pelo Sírio-Libanês. Lembra que iniciou a sua carreira como técnica em enfermagem que foi o suficiente para mostrar o que ela realmente queria. “Após dois anos atuando no nível técnico, decidi ingressar no ensino superior”.
 
Para ela, a Unoeste trouxe mais do que o conhecimento científico. “Aprendi a olhar o paciente como um ser integral, alguém com família, amigos, vida social, espiritualidade, medos e sonhos. No Sírio-Libanês isso é primordial, pois a unidade de saúde preza pelo acolhimento, pela humanização e pelo cuidado focado. Tenho satisfação em dizer que antes mesmo de trabalhar aqui, já possuía esse perfil que foi lapidado na universidade”.
 
Orgulhosa por ter feito parte da instituição prudentina, Vivian destaca que o ensino de qualidade da graduação e os ótimos professores refletiram nas suas conquistas profissionais. “Uma faculdade não deve ser somente um lugar onde forma pessoas, mas, sim, um espaço onde nos sentimos acolhidos de todas as maneiras, e a Unoeste fez exatamente isso! Acolheu-me e me tornou uma boa profissional e um ser humano melhor”.
 
Egressa da turma de 2002, Márcia conta que escolheu fazer enfermagem depois que cuidou da sogra que tinha um câncer gástrico. Com o falecimento da familiar, o desejo por estudar aflorou: primeiro fez o curso de auxiliar e depois prosseguiu os estudos com a graduação. “O primeiro ano foi um pouco complicado, pois precisei pegar o ritmo dos estudos. Tive grandes mestres que me marcaram falando de aspectos como a humildade e o respeito pelos técnicos e auxiliares, além do relacionamento interpessoal e a humanização. Aprendi amar o planejamento de enfermagem, a não ter medo e correr atrás dos objetivos”.
 
Gerente assistencial do Hospital Santa Isabel em Blumenau (SC), Márcia expõe que é responsável pela gestão de uma equipe de 503 profissionais, dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além da equipe multiprofissional nas áreas de psicologia, fono-terapia ocupacional e de nutrição clínica. “A Unoeste contribuiu para a minha realização profissional. Esse mérito também dedico aos meus professores que sempre me fizeram acreditar que quando temos foco e determinação, tudo conquistamos”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;