Quarta-Feira, 13 de Março de 2019

Projeto Terapêutico Singular é foco de ação da Fisioterapia

Abordagem marcou a aula inaugural da Liga Acadêmica Multidisciplinar para o Estudo em Neurologia, idealizada pela graduação

  • Foto: Gabriela Oliveira Projeto Terapêutico Singular é foco de ação da Fisioterapia Mesa-redonda realizada nesta terça-feira (12) reuniu docentes e acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unoeste

Você sabe o que é o Projeto Terapêutico Singular (PTS)? Essa iniciativa é uma ferramenta de organização do cuidado do indivíduo, família ou coletividade que considera a singularidade do paciente. No Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso, desenvolvido pelo Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste, essa prática é uma realidade e foi apresentada nesta terça-feira (12), na inauguração da Liga Acadêmica Multidisciplinar para o Estudo em Neurologia (Lamen), idealizada pelo curso de Fisioterapia da universidade.
 
A palestra focada no PTS foi apresentada pelas residentes Tuane Magalhães, Carolina Augusta Florindo e Isabella Takehara Branco, respectivamente, egressas dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição da Unoeste. Integraram também a roda de conversa, as professoras da graduação em Fisioterapia, Aline Duarte Ferreira e Renata Aparecida de Oliveira Lima.
 
“Esse projeto é dedicado para situações mais complexas e consiste na elaboração de condutas terapêuticas articuladas por uma equipe multiprofissional que busca o cuidado integral do idoso”, explica Tuane. Isabella acrescenta que o PTS é composto por quatro movimentos que consistem nas definições situacional e de metas, além da divisão de responsabilidades e a reavaliação. Ainda conforme Carolina, a família do indivíduo também está envolvida nesse processo, já que é responsável pelos cuidados prestados fora da unidade de saúde.
 
As egressas revelam satisfação em compartilhar conhecimento com os acadêmicos de Fisioterapia. “Estamos muito orgulhosas em estar do outro lado da plateia passando um pouco do nosso olhar”, diz Carolina. Para Isabella, o momento oportunizou debater esse assunto com esses futuros profissionais que também são importantes na atuação do PTS. “É uma grande satisfação estar aqui hoje trazendo um pouco da nossa experiência”, conclui Tuane.
 
Para Renata, que é a coordenadora da Lamen, o engajamento dos acadêmicos na busca pelo conhecimento é gratificante. Ela, que atua no curso de Fisioterapia, principalmente na área de neurologia, afirma que ficou bastante feliz quando foi convidada para estar à frente da liga. “Coloquei a importância de trazer aos encontros do grupo profissionais que não são fisioterapeutas e que podem proporcionar uma visão da multidisciplinaridade, que hoje é um ponto fundamental para a formação de qualquer profissional dentro da área da saúde”. Segundo a docente, é relevante que o universitário visualize a competência dele e do outro. “A união dessas habilidades trazem o melhor ao paciente”.
 
Amanda Lima Nogueira dos Anjos cursa o 3º termo de Fisioterapia e é a presidente da liga. “Sempre me interessei pela neurologia e, por isso, minha amiga e eu buscamos o apoio da graduação para idealizar esse grupo”. Ela explica que os encontros serão quinzenais e trarão abordagens multidisciplinares que tenham relação com o foco da Lamen. “Esse foi o nosso primeiro momento e estamos abertos à participação de acadêmicos de outros cursos que tenham interesse por essa temática”, pontua.
 
Quem já se interessou pelo assunto e esteve na atividade desta terça (12) foi Caio César Rozário Cabral. O futuro fisioterapeuta está no 6º termo e revela que essa é a quarta liga de que ele participa. “Por meio desses grupos tenho a oportunidade de agregar informações ao meu embasamento e, também, de ter um contato mais próximo com profissionais da área”. Expõe ainda que essas experiências agregam ao seu currículo acadêmico. “Pretendo prestar residência em reabilitação física no Hospital Albert Einstein e essas ações podem me ajudar a ingressar nessa instituição”, encerra.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;