Sexta-Feira, 5 de Março de 2021

Estágios na universidade impulsionam carreira de egressos

  • Foto: Cedida Estágios na universidade impulsionam carreira de egressos Danilo Rosa: “Faça estágio, insira-se no mercado o quanto antes e sempre tenha sede de aprender coisas novas”

Ex-alunos de sucesso compartilham experiências profissionais que iniciaram na Unoeste 

Dados da pesquisa sobre empregabilidade divulgada pelo Instituto Semesp, apontam que 73,4% dos profissionais que atualmente estão inseridos no mercado de trabalho iniciaram as atividades em sua área de formação durante o período na graduação. Em 48 anos de compromisso com ensino superior de excelência, a Unoeste formou mais de 100 mil profissionais. Inclusive, muitos deles iniciaram a carreira em setores e departamentos da própria universidade, por meio de estágios.

Egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Danilo Teles do Nascimento Rosa é um dos exemplos de profissionais que começou a carreira na instituição. Atualmente, o publicitário trabalha na agência Nação Digital em Maringá (PR) e é responsável pelos conceitos e campanhas digitais para grandes e-commerces no Brasil. “Sou líder de um time que faz análise e testes de usabilidade, criamos soluções digitais baseadas em dados de pesquisa para entregar a melhor solução para o usuário final”, explica Danilo. 

Ele afirma que foi durante o estágio na agência da Escola de Comunicação que desenvolveu habilidades para exercer sua formação. “Tenho facilidade de negociação de prazos e entregas, de organização de demandas, suporte nas demandas do time de forma geral, apresentação de projetos para clientes, liderança em design, entre outras. Conquistei esse conhecimento durante o estágio. Sempre fui curioso e tentei aproveitar todas as oportunidades para aprender mais”, destaca. 

O egresso pontua que estudar na Unoeste foi uma escolha assertiva. “Como quase todo prudentino e morador da região, sempre ouvia sobre a qualidade de ensino e projetos sociais e educacionais da universidade. Então, quase oito anos depois, vejo que optar pela Unoeste foi uma das melhores e mais importantes escolhas que fiz para o meu futuro profissional”, enfatiza Danilo.

Diego Ribeiro Galbiati tem em sua formação o nome da universidade, bem como o início de sua carreira. Estudou no antigo Colégio Unoeste e depois cursou a graduação em Administração na mesma instituição, quando também fez estágio na empresa Facic Jr. Hoje, o egresso divide sua rotina de trabalho na corporação canadense de supermercados “Sobeys”, e no banco canadense Scotiabank. “Basicamente, trabalho com clientes e executo transações financeiras com empresa jurídica ou pessoa física. É um trabalho em equipe, com diferentes departamentos, diferentes idiomas e formas de se comunicar”, revela.

[imagem_centro]

Durante o estágio na empresa júnior, Diego lembra que as atividades eram dividas em equipes, compostas por alunos da diretoria e voluntários, com orientação dos professores. “Cada ação era trabalhada com a especificidade que a área profissional exigia para atender as necessidades do cliente”, comenta o administrador, que pretende seguir carreira na instituição financeira. Ele ainda menciona que no estágio entendeu os processos de sua área. “Aprendi na prática a trabalhar em equipe, como me comunicar profissionalmente e agregar valor para a equipe, serviço ao cliente e atingir os resultados esperados. Cada projeto que era apresentado precisava de um olhar único e isso me fez crescer”.

A contribuição profissional oferecida durante um estágio é importante para complementar a formação do aluno. Para o advogado Fagner Martins Gonçalves, o estágio no Escritório Piloto do curso de Direito da Unoeste proporcionou amplo conhecimento. “Eu fomentava peças iniciais para ações de família, criminal e cível e acompanhava processos em andamento, bem como elaboração de eventuais recursos. Tudo isso me preparou para assumir um papel importante na sociedade, agregando valores e conhecimento em minha carreira. O estágio contribuiu como um facilitador para melhor atender os anseios da sociedade”, reflete.

Fagner, que é advogado da Prefeitura de Santa Rita do Pardo (MS), completa que o estágio é muito importante para a carreira. “Ele aguçou ainda mais o conhecimento que aprendi em sala de aula, me auxiliando para o futuro profissional. Durante o período coloquei em prática todo conhecimento lecionado pelos docentes da Unoeste, que foi minha escolha [a universidade] por ser uma das mais renomadas do país”. 

Segundo João Paulo de Oliveira Masiero, formado em Ciência da Computação, o estágio como monitor na Faculdade de Informática (Fipp) o ajudou a desenvolver capacidades de comunicação e interação com pessoas. “O estágio trabalha a comunicação, entender e ser entendido. E como líder de desenvolvimento, o período na função me ajudou muito em conseguir fazer a equipe seguir com suas próprias ideias, cabendo a mim apenas a orientação e organização delas”, fala.

O egresso lembra com orgulho a oportunidade que teve na graduação da Fipp. “Estávamos sempre à disposição de todos os alunos da faculdade. Nossa tarefa era ajudá-los em dúvidas sobre as matérias, além de acompanhar os professores em sala de aula para colaborar com os alunos em suas dúvidas nos momentos de execução das atividades”, menciona João Paulo. 

Hoje, o egresso desempenha papel de liderança da SmartHint, empresa na qual é sócio e lidera um time de desenvolvimento de Inteligência Artificial. “A SmartHint é uma ferramenta de recomendação e é a mais usada na América Latina. Atuamos com a recomendação e busca em comércio eletrônico. Também sou responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e toda a infraestrutura de cloud computing da empresa”, encerra.

Faça parte dessa história

Depois desses exemplos de sucesso, que tal você também fazer parte da história de sucesso da maior universidade do oeste paulista? Clique aqui e conheça todos os cursos de graduação oferecidos. Aproveite e se inscreva para receber informações sobre o próximo processo seletivo. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;