Normas - Trabalhos Científicos

As normas dos trabalhos devem estar de acordo com as políticas de seção do periódico científico Colloquim Socials.

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A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, relacionados às áreas de Administração e derivações tecnológicas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Publicidade e Comunicação, bem como de temas transversais de outras áreas do conhecimento, de forma a atender a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais.

Foco 

Dentro destas áreas, a Colloquium Socialis enfatiza as seguintes temáticas: organização e ambiente; administração pública e terceiro setor; competitividade e desenvolvimento; cultura organizacional; estratégia e nova economia; gestão de pessoas e liderança; direito contemporâneo; branding; inovação e sustentabilidade; comunicação e marketing.

O título Colloquium Socialis, deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. Além disso, a Colloquium Socialis zela pelos preceitos de integridade científica e ética nas publicações.

A Colloquium Socialis é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 2526-7035) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE, onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.

Políticas de Seção

1. Artigo original
É uma contribuição científica destinada a divulgar resultados inéditos de pesquisa que não tenha sido publicada ou submetida em outros meios de divulgação.
O artigo deve ser digitado em coluna simples, usando fonte Arial 12, em espaço 1,5 entre linhas, formatado em papel A4 (212 x 297 mm) com 2,0 cm de margens de tabulação de 1,25 cm para marcação do início de cada parágrafo. 
Deve ter a extensão máxima de 20 páginas numeradas a partir da página título e conter as seguintes seções separadas entre si por três linhas: (1.1) Página título, (1.2) Resumo e Descritores, (1.3) Abstract (resumo em inglês) e Keywords, (1.4) Texto completo, incluindo tabelas e figuras com seus respectivos títulos e legendas, (1.5) Agradecimentos, (1.6) Referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente começando com a página título.

1.1. Página título
Deve conter Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas e alinhadas à esquerda, com até seis palavras.
Nesta página e também ao longo do artigo não devem ser colocados nomes dos autores e afiliação institucional, nem qualquer referência ao endereço ou e-mail dos autores. A identificação dos autores e de suas afiliações institucionais é realizada no momento do cadastramento e submissão do artigo no Sistema. 

1.2. Resumo e 1.3. Abstract
A segunda página deve conter um Resumo em parágrafo único com até 250 palavras, contendo a síntese da Contextualização, Gap/Justificativa, Objetivo, Métodos, Resultados e Discussões e Conclusões (estes subtítulos não devem ser escritos).
Em página separada, apresentar o Abstract também em parágrafo único com até 250 palavras, o qual deve ser a tradução fiel do resumo para o idioma inglês. 
Ao final do Resumo e do Abstract devem ser fornecidos 5 descritores/keywords correspondentes do artigo, para facilitar sua indexação posterior.

1.4. Texto
Deve ser dividido nas seguintes seções: (A) Introdução, (B) Fundamentação Teórica, (C) Aspectos Metodológicos, (D) Resultados e Discussões e (E) Considerações finais. Esses subtítulos devem ser escritos apenas com a primeira letra maiúscula.

Introdução: deve conter uma introdução sucinta ao artigo (contextualização), seguida da justificativa com a relevância científica do estudo. A seguir, deve-se conter o problema de pesquisa e sua hipótese, o objetivo geral e os objetivos específicos delineados na pesquisa. Finalmente, se deve discutir o referencial teórico discorrido na pesquisa bibliográfica. Deve-se evitar a inclusão de resultados ou conclusões do estudo a ser apresentado.

Fundamentação Teórica: deve refletir o estado da arte do que está sendo investigado, proporcionar suporte convincente para o conhecimento científico relativo ao tema abordado, apresentar relações causais lógicas ou empíricas ao se estabelecer proposições ou hipóteses, e abranger os principais autores que irão embasar a posterior discussão dos resultados. Obs: caso seja um ensaio teórico, deve haver uma tese formulada em seu início.

Procedimentos Metodológicos: Deve conter a descrição dos procedimentos metodológicos empregados para a consecução dos objetivos propostos na pesquisa. Caso se utilize software, aparelhos, equipamentos, ou materiais específicos, citar o nome do fabricante e/ou origem do material entre parênteses, com detalhes técnicos suficientes dos procedimentos que possam permitir a reprodução do estudo apresentado. Métodos amplamente estabelecidos podem ser apenas mencionados, desde que estejam acompanhados da citação da referência com sua descrição detalhada. O tipo de análise realizada nos dados, assim como os métodos estatísticos empregados, deve ser descritos com detalhes suficientes para permitir a avaliação da adequação, de acordo com os objetivos e metodologia propostos. Caso a pesquisa seja objeto de submissão à Comissão de Ética em Pesquisa, deve-se constar ao final desta seção.

Resultados e Discussões: os resultados decorrentes da pesquisa bibliográfica e da discussão devem ser apresentados e relacionados na mesma sequência com os objetivos específicos propostos na pesquisa, seguido dos resultados relativos ao atingimento do objetivo geral proposto. Além de serem apresentados em sequência lógica no texto, devem enfatizar somente as observações importantes e evitar a repetição de dados apresentados em tabelas ou figuras, as quais devem ser numeradas em sequência com algarismos arábicos e inseridas logo após sua menção no texto. Ao final, devese estabelecer uma síntese dos resultados com a confirmação, total ou parcial, ou refutação da hipótese do problema, bem como do atendimento ao questionamento do problema proposto. Neste ponto deve-se apresentar a discussão extra bibliográfica realizada, tais como, estudo de caso, caracterização de empresa objeto de investigação, apresentação de dados produzidos e/ou coletados, demonstrações estatísticas, etc., seguidos de suas respectivas análises.

Considerações finais: deve comentar os aspectos novos e importantes obtidos do estudo em relação às informações disponíveis na literatura mais recente. Deve-se evitar a repetição de resultados ou informações já apresentadas em outras seções. Deve-se, também, ressaltar as implicações dos achados, suas limitações e mesmo recomendações para estudos futuros. No final dessa seção deve haver uma síntese das conclusões dos autores. 

1.5 Agradecimentos

Nesta seção podem ser incluídos: (i) contribuições que necessitem agradecimentos, mas não justifiquem autoria, (ii) agradecimentos a auxílio técnico, financeiro e material, incluindo auxílio governamental e/ou de laboratórios farmacêuticos. Deve obrigatoriamente ser incluída uma menção sobre Conflito de Interesse descrevendo colaborações financeiras que possam representar potencial conflito de interesse e/ou declarar a inexistência de conflito de interesse (ver exemplo abaixo) que possa interferir na imparcialidade do trabalho científico.
Declaração a ser colocada quando da inexistência de Conflito de Interesse:
Os autores declaram não haver qualquer potencial conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade deste trabalho científico. 

1.6 Referências e citações
As referências devem ser editadas nas últimas páginas do artigo organizadas em ordem alfabética de acordo com a norma APA ou ABNT. 
A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do autor.
Todas as páginas de internet (homepages ou endereços URL) citados nas referências devem estar corretos e ativos para permitir o acesso pelos interessados. Trabalhos aceitos, mas ainda não publicados, podem ser incluídos, fornecendo-se o nome do periódico seguido do ano e da informação: (no prelo). Recomendamos a utilização de programas de editoração de referências bibliográfica (por exemplo, EndNote, Reference Manager) selecionando-se a opção de estilo Vancouver.

 Revisão

Constitui uma descrição sistematizada da literatura sobre determinado assunto e avaliação crítica discursiva, devendo conter os procedimentos adotados, esclarecendo a delimitação e os limites do tema, e finalizando com conclusões do autor. Os artigos desta categoria podem ser solicitados pelos editores a autores com experiência comprovada na área, porém os autores são encorajados à submissão de artigo de revisão não encomendado, desde que julguem que o artigo possa trazer contribuição científica relevante para a área de conhecimento.
Deve conter Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas e alinhadas à esquerda e Título abreviado com até seis palavras, Resumo/Abstract em parágrafo único com até 250 palavras, contendo a síntese do trabalho, Descritores/Keywords, Texto (preferencialmente organizado em partes com subtítulos), Agradecimentos e Referências. As instruções gerais para a Página Título, Tabelas e Figuras, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais.
As revisões não devem ultrapassar 20 páginas, incluindo as referências. A menção de artigos previamente publicados na Colloquium Socialis, assim como a inclusão de ilustrações como tabelas, quadros, gráficos, figuras, desenhos esquemáticos, fotos ou uma combinação destes é recomendada. No caso da utilização de figuras previamente publicadas, deve ser mencionada a fonte e ser realizada a solicitação de autorização para utilização ao periódico da publicação original.

Relato de Caso

Seção para publicação de casos interessantes e que apresentem aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve descrever os aspectos profissionais e/ou humanos, laboratoriais e evolutivos de interesse, devendo estar suficientemente documentados. As instruções gerais para a Página Título, Resumo/Abstract, Descritores/Keywords, Texto, Tabelas e Figuras, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais.

Perspectivas

Seção cujo propósito é abrir a possibilidade de divulgação de novas ideias e conceitos sobre temas das Ciências Sociais Aplicadas, que podem ser da área como um todo, ou de aspetos específicos das formações da área. Os artigos podem abordar: (a) ensaios interpretativos que utilizem dados próprios de pesquisa do(a) autor(a) para o desenvolvimento de novas ideias, (b) propostas de pesquisa para estudos colaborativos entre diversos centros, (c) ensaios inovadores que tratem da inter-relação entre as subáreas das Ciências Sociais Aplicadas, ou de interação entre ela e as outras áreas do conhecimento. As instruções gerais são as mesmas dos artigos originais.
Editores 

Jair Garcia Junior, PRPPG-UNOESTE

Carta ao Editor

Inclui cartas que visam a comentar ou a discutir artigos recentes publicados na Colloquium Socialis ou relatar resumidamente pesquisas originais ou achados científicos significativos. Não devem ultrapassar 10 páginas, incluindo Agradecimentos e Referências. Editores 

Alexandre Bertoncello UNOESTE

Processo de Avaliação por Pares

Todos os artigos submetidos que estiverem de acordo com as “Normas para autores” e com a política editorial da revista são analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica. 
A partir da aprovação inicial os trabalhos submetidos à apreciação da revista serão avaliados por dois avaliadores ad hoc, preferencialmente com título de doutor e com atuação acadêmica em diferentes instituições de caráter científico, assegurando a "avaliação pelos pares cega". Havendo divergência de recomendação entre os avaliadores será designado um terceiro avaliador antes de ser formalizada a decisão editorial.
A relação dos Avaliadores Ativos consta no item SOBRE na parte superior da página de capa da revista, na seção "Equipe". Uma vez designado para apreciar um manuscrito submetido o Avaliador pode declarar-se indisponível para realizar a avaliação. Neste caso um novo avaliador será designado.
Uma vez aceitando a tarefa o Avaliador tem um prazo de até cinco semanas para concluir sua avaliação, devendo registrar seus comentários diretamente na página da revista, bem como a sua recomendação (aceitar; correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; enviar para outra revista; Rejeitar).
Caso a decisão editorial indique a necessidade de reformulações e uma nova submissão o trabalho entra na segunda rodada de avaliação, a qual deverá ser feita, preferencialmente, pelos mesmos avaliadores participantes da primeira rodada.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio segundo o qual, tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal System (OJS) assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

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