Normas - Trabalhos Científicos

XX Simpósio de Iniciação Científica - Orientações para Submissão de Trabalhos

  1. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão.
  2. O prazo limite para o envio do trabalho é 30/04/2019.
  3. Os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO.
  4. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução do pagamento da inscrição para nenhum dos coautores.
  5. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no Simpósio automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical.
  6. Em caso de aprovação para apresentação, publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo.
  7. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O número de cadastro deverá ser inserido na inscrição do trabalho.
  8. Trabalhos na forma de Projetos, ainda sem resultados, devem obrigatoriamente ter o número de protocolo de cadastro do projeto no CPDI.
  9. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
  10. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO no dia e horário determinados pela comissão organizadora. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  11. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 29/04.

Orientações para Apresentação de Painéis

  1. A sessão de painéis será realizada no dia 18/05/2019 no do campus II da UNOESTE.
  2. Os painéis deverão ser afixados no dia 18/05/2019 a partir das 08h30min e ser retirados no mesmo dia, a partir das 11h00min. A indicação do local do painel será divulgada no dia do evento.
  3. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho.
  4. O recebimento do certificado de apresentação de painel está condicionado à presença do autor ou coautor no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.
  5. Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior. (Modelo de Painel).

Orientações para Apresentação Oral

A apresentação oral será realizada no dia 18/05/2019 a partir das 08h00min em sessões coordenadas de apresentação. Cada sessão terá em torno de 05 trabalhos e os autores e coautores terão 10 minutos para a apresentação de cada trabalho. Os certificados de apresentação do trabalho somente serão entregues após todos os trabalhos da sessão serem apresentados. As apresentações ocorrerão no Campus II da Unoeste e as salas serão divulgadas na semana do evento. (Modelo de Apresentação Oral)

Orientações para a Submissão de Resumos de Projetos de Pesquisa: O projeto de PESQUISA deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da UNOESTE, antes da submissão ao simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições. O projeto de EXTENSÃO deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da UNOESTE, antes da submissão ao simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições. ATENÇÃO: Na falta da menção do núm. do protocolo do cadastramento (SGP ou SGEXT da Unoeste) no Formulário de Inscrição de Trabalho, quando da submissão, o mesmo será automaticamente REPROVADO. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).
Orientações para a Submissão de Resumo de Trabalho de Pesquisa com Resultados e Conclusões

Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).
Orientações para Elaboração de Artigo Completo 

Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos com resultados e conclusões. 
Os ARTIGOS COMPLETOS devem ser inéditos (ainda não publicados), pois serão publicados em números especiais das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum, Collouquium Socialis e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas. 

O ARTIGO COMPLETO deve conter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas, tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Calibri 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto (utilize espaçamento 1,0 no título, na autoria, no resumo, no abstract, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens de um artigo (ver abaixo). NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).  
O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo (Ver Modelo)

  1. Título do trabalho em português e inglês (com até 20 palavras)
  2. Autores (nome e sobrenome). Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição na Jornada para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho. ATENÇÃO: no artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, todos devem realizar a inscrição.
  3. Afiliação (curso, departamento e universidade ou IES) aos quais os inscritos pertencem e e-mail apenas do primeiro autor. Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  4. Resumo (100 a 150 palavras) e palavras-chave (cinco)
  5. Abstract (100 a 150 palavras) fiel ao resumo e keywords (cinco)
  6. Introdução (mencionar o objetivo no último parágrafo)
  7. Metodologia
  8. Resultados (incluindo tabelas e/ou figuras-gráficos, quando houver)
  9. Discussão (deve ser separada dos resultados)
  10. Conclusão
  11. Referências (e citações. Consultar as normas de acordo com a área do trabalho)

Dúvidas em relação aos trabalhos?
E-mail: simposiofaclepp@unoeste.br 
Telefone da secretaria da Faclepp: (18) 3229 1098 

Unoeste