Tema e objetivos

XXIV ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
XVII ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
XVI ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior


Transformação 4.0: desafios e oportunidades

As mudanças históricas pré e pós-virada do milênio e o advento das tecnologias digitais geraram grandes impactos na segunda década do século XXI. Este período recente está sendo marcado por transformações, cujo impacto é amplo e profundo em áreas como a indústria, o mundo do trabalho e as profissões, as relações sociais e a educação.

Nestas áreas mencionadas e em outras, os paradigmas estão sendo questionados e derrubados numa transição dinâmica que tanto promove benefícios, quanto prejuízos, representando desafios associados a um rol de oportunidades para todos. A transformação 4.0 nasce na revolução denominada Indústria 4.0 e revolução da tecnologia da informação, relacionadas diretamente ao mundo do trabalho, que está congregando impactos das tecnologias digitais nos modos de pensar, conviver e trabalhar.

Na educação, os recursos tecnológicos e dispositivos móveis hoje triviais, representam mais que meros instrumentos, uma vez que impõe transformações nas metodologias de ensino e modos de aprendizagem. A produção de conhecimento passa a ser considerada como uma ação compartilhada entre professores e estudantes, acontecendo naturalmente em ambientes com forte estímulo à criatividade, colaboração (redes) e desenvolvimento de projetos direcionados à resolução de problemas.

Porém, nem tudo é mutável, e deve ser considerado que a inteligência artificial, a inteligência analítica e a aprendizagem de máquina, não diminuirão a importância do elemento mais importante: o humano. É por meio do planejamento, da ação, da avaliação pedagógica e das fortes relações humanas para a aprendizagem compartilhada, que a educação continuará alicerçando sua base sólida em referenciais teóricos da educação científica, tecnológica, crítica e humanística. A transformação 4.0 aplicada ao ensino, à pesquisa e à extensão implica em mais autonomia e parceria na construção do conhecimento e definição do que e como aprender, para o continuo aprimoramento de competências.

Na Educação Básica, a recém aprovada Base Nacional Curricular Comum, estruturada a partir do Plano Nacional de Educação, aponta para a aprendizagem de competências “clássicas” como conhecimento, repertório cultural e cidadania, e competências “novas” como cultura digital, pensamento criativo e projeto de vida, entre outras.

Seja na educação, na indústria ou na sociedade, não resta opção senão acompanhar as transformações, ou ainda melhor, encarar seus desafios e ser protagonista, aproveitando as numerosas oportunidades.

Objetivos

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