CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Ciências Biológicas - Licenciatura | Pesquisa Científica

Ciências Biológicas

Licenciatura | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
A síndrome antifosfolípide é uma doença autoimune sistêmica sendo uma das principais causas de trombofilia adquirida. Acomete os leitos vasculares, com predomínio venoso, podendo estar associada ou não a morbidez gestacional. Além disso, a presença de anticorpos antifosfolípides que, juntamente com o quadro clínico, levam ao diagnóstico. Eventos tromboembólicos arteriais são menos frequentes, porém este trabalho relata o caso de uma paciente de 36 anos, sem comorbidades, que apresentou infarto agudo do miocárdio por trombose proximal da artéria descendente anterior como primeira complicação clínica da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF), um quadro raro, pouco descrito na literatura. Foram realizados testes laboratoriais que confirmaram a positividades para os três marcadores da síndrome e foi iniciado terapia com warfarina e AAS por tempo indeterminado, devido a altas taxas de recorrência. Pacientes jovens, sem comorbidades prévias ou história familiar, apresentando eventos tromboembólicos devem ser investigados o mais precocemente possível, diminuindo as complicações e aumentando a perspectiva de uma melhor qualidade de vida.

Protocolo: 5555 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 1/2020 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): EDUARDA CAROLINE MOREIRA VIEIRA
Professor(es): FABIO ROSSETTO LEÃO
CHARLENE TROIANI DO NASCIMENTO

Resumo:
Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram positivos que fazem parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples ate as mais graves, por isso é considerada um patógeno humano oportunista e esta associada às infecções adquiridas frequentemente na comunidade e no ambiente hospitalar. Nas indústrias de alimentos devido à diversidade da produção, pode ocorrer a formação de biofilmes, que são uma comunidade complexa e estruturada de microrganismos, envoltos por uma membrana extracelular de polissacarídeos, aderidos entre si a uma superfície; essa formação resulta em graves problemas, já que pode contaminar os alimentos, comprometendo a qualidade final do produto e a saúde do consumidor. Assim, este estudo objetiva determinar a capacidade de produção de biofilme por S. aureus em placas de poliestireno e correlacionar com genes relacionados ao biofilme. Serão estudadas 50 S. aureus provenientes de manipuladores de alimentos, que serão submetidos à verificação da formação de biofilme pelo método de placas de poliestireno. Após a extração do DNA bacteriano, serão pesquisados os genes aap, bap e os genes do operon ica para correlacionar os determinantes genéticos para a produção desse polissacarídeo. Para a análise estatística serão realizados testes de sensibilidade e especificidade entre as técnicas fenotípicas para detecção da produção de biofilme e a técnica genotípica através da detecção dos genes envolvidos na formação do biofilme e teste de concordância Kappa (k).

Protocolo: 5530 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2019 - 7/2020 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL DA SILVA ROSA
BEATRIZ PIFFER PENASSO
MARIA DO SOCORRO ALVES
NAGELA CORREIA VELOSO
Professor(es): VALERIA CATANELI PEREIRA

Resumo:
Introdução: A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética, hereditária, autossômica recessiva, causada por alterações no gene que codifica o cystic fibrosis transmembrane regulator (CFTR). Pode gerar sintomatologia diversa, sendo frequentes casos de acometimento pulmonar e infecções respiratórias de repetição. Objetivo: Relatar a evolução e prognóstico de uma paciente com fibrose cística após procedimento de pneumonectomia total. Relato de Caso: G.L.S., 28 anos, diagnóstico tardio da doença e evolução com fibrose pulmonar direita. Seguimento para realização de pneumonectomia total devido a quadros sucessivos de pneumonia bacteriana e perfil microbiano multirresistente. Evoluiu com bom prognóstico e um período de seis anos de estabilidade, relatando melhora dos sintomas. Desenvolveu quadro agudo com desconforto respiratório, necessitando de internação e posterior seguimento ambulatorial. Discussão: A literatura sobre utilização da pneumonectomia total na FC é escassa, com relatos de casos semelhantes em poucos pacientes, com um desfecho predominantemente positivo pós-procedimento. Conclusão: A utilização de pneumonectomia na fibrose cística é uma prática incomum, que necessita de indicações precisas, com prognóstico variável.

Protocolo: 5137 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): PERICLES BRANDAO NETO
THALES DIONISIO MARCON
CAIO VINICIUS OLIVEIRA NERI
ANDRE FELIPE DE AMORIN
Professor(es): GUILHERME ZIMMERER LORENTZ
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
A Hidradenite supurativa (HS) grau III é uma doença rara presente, predominantemente, em mulheres após a puberdade, obesas, tabagistas, não brancas, e com diabete mellitus, caracterizada como uma inflamação crônica da pele e tecido subcutâneo, recorrente e debilitante proveniente das glândulas de suor, especificamente, as apócrinas, em geral, apresentando-se em um só local por vez, ocasionando lesões purulentas de odor fétido e que causa depressão, ansiedade e perda da qualidade de vida do doente. O relato conta um caso de um jovem do sexo masculino, negro com atrofia cerebral congênita, magro, não tabagista, não diabético que apresenta as lesões purulentas da HS, em praticamente, todas as regiões comuns de se desenvolver a HS e em outras regiões não comuns, em um mesmo período de tempo, apresentando até impossibilidade de locomoção decorrente da HS. A HS é uma doença ainda pouco estudada pela comunidade científica que apresenta tratamentos invasivos e diagnósticos tardios da doença, com uma etiopatogenia não muito clara, demonstrando a necessidade de mais estudos na área.

Protocolo: 5109 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): GIOVANA KAORY JANDER KATAOKA
JULIANA JACOMELI GOUVEIA
KARINE MONTEIRO FERREIRA
ISABELA MARIA ESTEVAM DA COSTA FERREIRA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O Cloridrato de Metilfenidato (MPH) é um fármaco de estrutura química semelhante à das anfetaminas, que atua sobre o Sistema Nervoso Central, alterando e estimulando os receptores adrenérgicos e dopaminérgicos, fazendo com que a via mesocorticolímbica permaneça com atividade aumentada durante seu uso. Há um grande interesse relacionado ao uso de psicoestimulantes para aumento do desempenho intelectual, porém esses medicamentos apresentam efeitos colaterais que podem gerar complicações indesejadas aos usuários. O objetivo do presente trabalho é apresentar as complicações recorrentes do uso indiscriminado do Metilfenidato em indivíduos saudáveis presentes na literatura. Serão selecionados artigos publicados até 2018 nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (PubMed/ MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Científica Eletrônica Online (Scielo), em língua inglesa e portuguesa, através dos descritores "TDAH", "metilfenidato", "tratamento" e "consequências", que estejam disponibilizados online. A análise de dados será descritiva.

Protocolo: 5136 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA PUGA MAGOTI
MARCOS ROMBI FILITTO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Introdução: A sífilis congênita (SC) é uma doença infectocontagiosa responsável por mais de 300 mil mortes fetais e neonatais, e coloca em risco de morte prematura mais de 200 mil crianças, ela é transmitida por via placentária e a gravidade da patologia está relacionada com o período de infecção. A SC é a patologia que possui maiores taxas de transmissão vertical. Assim, diversos órgãos estabeleceram metas para seu controle. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo identificar os aspectos epidemiológicos relacionados com a sífilis congênitas no estado de São Paulo e em todas as suas macrorregiões em comparação com outras áreas geográficas. Metodologia: Será realizado um estudo transversal quantitativo com uso dos registros do SINAN, SINASC e SIM. Os dados coletados usarão como amostra o estado de São Paulo e suas macrorregiões e o espaço geográfico nacional no período de 2007 a 2012. Serão pesquisados os seguintes parâmetros: local de residência da gestante, os casos confirmados, período de diagnóstico, mortalidade, o número de nascidos vivos para cálculo da incidência, o número de internações e gastos hospitalares relacionados a SC. Para análise estatística, os dados serão compilados em gráficos e mapas o programa Microsoft Office Excel 15.0 e do software Terraview.

Protocolo: 5127 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JORGE GLAUBER MASSUNARI
GABRIEL MIELI FORTUCE
WILSON JOLANDO OJEDA JUNIOR
FERNANDO DA SILVA RAPOSO
Professor(es): NAIR TOSHIKO TASHIMA
DANIELA TEREZA ASCENCIO RUSSI

Resumo:
O acidente vascular encefálico (AVE) manifesta-se por alterações isquêmicas ou hemorrágicas e raramente acometem neonatos ou crianças. Ainda assim, doenças de base como cardiopatias congênitas, anemia falciforme e malformações vasculares podem provocar os AVEs e há necessidade de monitoração, tratamento de suporte e anticoagulação em casos selecionados. Essa é uma revisão integrativa que tem por objetivo listar: 1) as definições e características epidemiológicas de acidentes vasculares encefálicos (AVE) em crianças; 2) os principais fatores de risco para a ocorrência de AVE em pediatria e neonatologia; 3) as principais características fisiopatológicas para a ocorrência de lesão cerebral no AVE; 4) as manifestações clínicas e o diagnóstico por imagem; e 5) as recomendações atualizadas para as medidas de suporte, tratamento e profilaxia dos AVE em pediatria. A revisão de literatura utilizará as bases de dados PubMed, EMBASE e SciELO, BVS, incluindo as palavras-chave stroke, pediatrics e neonatology. A análise dos dados será descritiva.

Protocolo: 5089 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA PELEGRINI FRANCA
KARINE MAYUMI KIMURA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES
ARMENIO ALCANTARA RIBEIRO

Resumo:
A privação de sono em adultos médicos saudáveis é cada vez mais frequente na atualidade, a despeito da privação de sono interferir nos processos cognitivos. É fundamental mensurar o tamanho do prejuízo que esse estilo de vida acarretará na vida do indivíduo, seja em âmbito físico, psicológico ou profissional. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos da privação de sono sobre a atenção e as Funções Executivas em médicos residentes de um hospital do Oeste Paulista. Os participantes serão avaliados pela Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e também pelo teste "2-back", que avalia Funções Executivas. Serão comparados médicos residentes em privação de sono com estudantes do internato, sem privação de sono. Uma análise de variância (ANOVA) será utilizada para comparar os resultados no teste BPA e, outra, para os resultados do teste "2-back".

Protocolo: 5029 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DIEGO SANTANA DOS SANTOS
VERENA MIRANDA DE SOUZA
THAIS PASTORI
VITOR LOZANO PICARO
CAMILA ALVES DE OLIVEIRA BRITO
Professor(es): REGINA GIOCONDA DE ANDRADE
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Juntamente a outros grupos de erros inatos do metabolismo, as acidemias orgânicas são doenças metabólicas consideradas as mais incidentes em crianças gravemente enfermas. O paciente do caso apresentou uma macrocefalia ao nascer, não investigada a fundo. Posteriormente, exibiu um quadro febril por volta do sétimo mês de vida, o qual evoluiu para uma crise convulsiva tônico clônico e foi encaminhado ao hospital, que no período de internação apresentou significativa perda cognitiva, rebaixamento do nível de consciência e enrijecimento das articulações. Após ser estabilizado clinicamente, passou por vários médicos e realizou diversos exames, porém sem diagnóstico, sendo então encaminhado para avaliação em um neuropediatra localizado em São Paulo capital, o médico desconfiado do quadro pediu exames para avaliar erros inatos do metabolismo. Após a realização dos mesmos e avaliação, foi constatado que o paciente apresentava aumento de ácidos orgânicos na urina, sendo assim diagnosticado com Acidúria Glutárica Tipo 1 onde atualmente é acompanhado pela Mundo Saúde HomeCare. A Acidúria Glutárica Tipo 1 é uma doença hereditária do metabolismo dos aminoácidos lisina, hidroxilisina e triptofano, causada pelo déficit da enzima desidrogenase glutaril-CoA resultando no acúmulo de ácido glutárico, ácido 3-hidroxiglutárico e ácido glutacônico nos fluidos corporais, particularmente nas fases agudas da doença. O diagnóstico precoce é possível através de achados clínicos - como o perímetro cefálico aumentado no nascimento - e por exames como cromatografia gasosa, ou de preferência por cromatografia gasosa associada à espectrometria de massa em amostras ocasionais de urina, devendo-se dar preferência a amostras colhidas durante crises de descompensação. O tratamento tem como objetivo prevenir principalmente as crises encefalopáticas, mas também, as crises metabólicas e a progressão da degeneração neurológica. O diagnóstico precoce e o tratamento deste tipo de doença antes do início do quadro de encefalite leva a uma mudança positiva na história natural da Acidúria Glutárica Tipo 1, tornando necessário o seu conhecimento, para que assim possibilitar um diagnóstico diferencial de outras doenças da infância com sintomatologia severa.

Protocolo: 5025 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 10/2019 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): CAMILA PERLI PINTO
CAIO AUGUSTO FERREIRA PINHO
PEDRO AUGUSTO MARTINELLI GUELFI
JOAQUIM MELLO DE MAGALHAES NETO
MATHEUS FANTIM GOMES
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES
ARMENIO ALCANTARA RIBEIRO

Resumo:
Introdução: O diabetes insipidus é uma síndrome caracterizada pela incapacidade de concentração do filtrado urinário, com consequente desenvolvimento de urina hipotônica e aumento de volume urinário. Pode ocorrer por deficiência do hormônio antidiurético (ADH), secretado pela hipófise posterior ou por resistência à sua ação nos túbulos renais. Já a deficiência na produção ou na ação de qualquer um dos hormônios da adenohipófise é denominada hipopituitarismo. Quando ocorre deficiência de mais de um hormônio, denominamos panhipopituitarismo. Objetivo: Estratificar as complicações sistêmicas e hormonais relacionadas às Patologias da Hipófise com ou sem hipofisectomia determinada, incluindo a Diabetes Insipidus e Pan-hipopituitarismo. Metodologia: Revisão sistemática da literatura realizada em bases de dados eletrônicas - PubMed, BVS, Medline e teses de doutorado. Descritores a serem utilizados: hypophysectomy, diabetes insipidus, panhypopituitarism. A seleção dos artigos terá como critérios de inclusão: revisões sistemáticas, ensaios clínicos e relatos de casos de uma amostra representativa de uma população definida (crianças, adultos, idosos e testes com animais de laboratório); critérios de exclusão: revisões literárias.

Protocolo: 5045 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THALITA ROLLEIGH DA SILVA
RAFAELA CRISTINA COLORADO BORGES
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
A qualidade dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica está diretamente ligada ao uso e ocupação do solo, visto que, o planejamento ambiental é uma ferramenta indispensável, onde possibilitará traçar metas para tomadas de decisões, a fim de apontar a maneira correta da utilização dos recursos, evitando a degradação ambiental. A bacia hidrográfica do rio Pirapozinho corresponde a uma das mais importantes inseridas na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Alta Paulista e do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22), sendo esta compreendida entre os municípios de Pirapozinho, Tarabai, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Sandovalina e Mirante do Paranapanema. Desta forma, o objetivo do presente projeto é avaliar a qualidade dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Pirapozinho, utilizando parâmetros de qualidade da água e análise citogenética de peixes. Será realizado o inventário para a caracterização detalhada da área de estudo e definição dos pontos de coleta de água e peixes. As amostras de água e peixes serão coletadas no período de janeiro a dezembro de 2019, em um intervalo regular de 3 meses entre cada coleta. Os parâmetros de qualidade de água serão avaliados de acordo com as recomendações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A análise citogenética será realizada por meio do teste de micronúcleo em eritrócitos periféricos de peixes, corados pelo método Giemsa. Será realizada a correlação da qualidade da água com o uso e ocupação do solo e análise de micronúcleos em peixes, identificando as possíveis fontes de contaminantes e principais poluentes de origem antrópicas, e com isso, avaliar o potencial impacto das fontes de contaminação na bacia do rio Pirapozinho. A partir do estudo espera-se obter um diagnóstico da qualidade dos recursos hídricos da bacia do rio Pirapozinho e através deste, ter um perfil da qualidade ambiental da bacia.

Protocolo: 4910 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 3/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDILMA FERREIRA
THIAGO DE PAULA ALMEIDA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO
EDSON ASSUNÇÃO MARECO

Resumo:
A rinossinusite é definida como uma doença inflamatória dos seios paranasais e cavidade nasal. Na Rinossinusite Crônica com Polipose (RSCcP) a produção local de IgE é um evento marcante e algumas bactérias podem estar relacionadas, como Staphylococcus e Streptococcus. Pacientes com RSCcP apresentam inflamação eosinofílica e níveis significativamente maiores de IL-5 e ECP (proteína eosinofílica catiônica) quando são detectados enterotoxinas estafilocócicas e biofilmes formados por S. aureus. A vacina pneumocócica 23-valente (PPSV23) contém antígenos contra 23 dos 94 sorotipos e resultados de testes clínicos revelaram que a PPSV23, tradicionalmente recomendada para uso em adultos e idosos, é eficaz contra a doença invasiva pneumocócica. Desta forma, complicações causadas por RSC podem ser minimizadas quando um paciente colonizado por S. pneumoniae recebe a imunização. A RSC é uma doença de difícil tratamento e com recorrências frequentes e é de extrema importância avaliar a relação do perfil bacteriano, os índices de resistência aos antibióticos e a prevalência de imunodeficiências em pacientes com RSC para otimizar o diagnóstico e tratamento. Assim o objetivo deste estudo é caracterizar S. pneumoniae e S. aureus isolados de pacientes com RSC quanto à susceptibilidade aos antimicrobianos e fatores de virulência estafilocócicos e avaliar a imunodeficiência e a resposta à vacina do pneumococo-23 nesses pacientes. Serão selecionados 50 pacientes com RSC e 20 pacientes saudáveis, dos quais serão coletadas amostras bacterianas através de swabs nasais e da orofaringe e os isolados identificados como S. pneumoniae e S. aureus serão submetidos ao teste de susceptibilidade aos antimicrobianos pelo método de disco-difusão. Os genes das enterotoxinas estafilocócicas clássicas e do biofilme serão detectados por PCR e a produção do biofilme será realizada em ágar Vermelho do Congo. Todos pacientes serão vacinados para pneumo23 e as imunoglobulinas totais e anti-pneumo23 serão dosados por ELISA. Os dados serão submetidos a análises univariadas e multivariadas (por regressão logística e o nível de significância para todos os testes será fixado em p<0,05).

Protocolo: 4785 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 1/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA VITORIA BEZERRA MARQUES
THAISA PICHININI DE SOUZA
ARIANE RAMOS RIBEIRO PELEGRINI
ANDRESSA CORTES CAVALLERI
Professor(es): LUIZ EURIBEL PRESTES CARNEIRO
VALERIA CATANELI PEREIRA

Resumo:
Colmeias de Apis melífera são acometidas mundialmente pelo ácaro Varroa destructor. Esse parasita, apesar de não causar sérios problemas em Apis no território brasileiro, nos últimos anos, a incidência desses ácaros tem se mostrado cada vez maior, sendo necessário realizar um monitoramento das colônias como forma básica de manejo. O presente trabalho tem como objetivo analisar o nível de invasão do ácaro em crias operculadas de abelhas operárias, além de avaliar a taxa de infestação do ácaro em abelhas operárias africanizadas adultas e também as taxas de reprodução total e efetiva do ácaro em colônias de abelhas africanizadas, com o intuito de verficar se os valores correspondem com os normalmente encontrados no Brasil para abelhas africanizadas em relação às europeias obtidas em outros países. Os dados serão obtidos em 8 colmeias localizadas no campus ll da Universidade do Oeste Paulista, onde será feita a contagem do ácaro por colônia, e por meio de cálculos matemáticos será possível encontrar o número exato de incidência do Varroa destructor em cada uma das colmeias analisadas.

Protocolo: 4801 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL FERNANDO MANFRE
Professor(es): ANA PAULA NUNES ZAGO OLIVEIRA

Resumo:
Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos, então a estrutura da vida acadêmica dos universitários são um reflexo de fatores sociais, psicológicos, hereditários ou a combinação de todos eles. Dentro das universidades estima-se que de 15 a 25 dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a sua formação acadêmica, por isso o apoio da universidade torna-se de suma importância. No estudo transversal do presente trabalho, buscamos descobrir a prevalência do uso de antidepressivos por estudantes da Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente - SP. A coleta dos dados será realizada por meio de um questionário online, anônimo, respondido por alunos dos diversos cursos. A análise dos dados será descritiva.

Protocolo: 4778 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DELCIO ROBERTO DA SILVA ROTTA
MARCELA DIAS DE OLIVEIRA LIMA
BEATRIZ ZOGHEIB ELID
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
A dopamina (DA) está envolvida na regulação de várias funções mentais e a desregulação desta neurotransmissão está envolvida em diferentes transtornos psiquiátricos. Alterações dopaminérgicas no córtex pré-frontal estão envolvidas nos transtornos em que ocorre disfunção executiva, principalmente transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), esquizofrenia e depressão. A similaridade dos sintomas entre patologias que compartilham o mesmo neurotransmissor e os mesmos circuitos constitui uma dificuldade diagnóstica em psiquiatria. RELATO DO CASO: E.B., 31 anos, masculino, solteiro, pardo, adotado aos 2 anos de idade, apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e foi vítima de abuso sexual aos 5 anos. Apresentou dificuldade de aprendizado e aos 14 anos começou a apresentar alterações comportamentais e alucinações auditivas, sendo diagnosticado TDAH e transtorno depressivo, com resposta parcial ao tratamento. Ao longo da juventude apresentou isolamento progressivo e abandonou a escola, quando diagnosticado com transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo e modificado o esquema terapêutico, mantida somente resposta insatisfatória. Aos 30 anos iniciou-se processo de revisão diagnóstica, uma vez que os sintomas psicóticos não estavam bem caracterizados e as queixas relativas à atenção persistiam. Realizada a hipótese diagnóstica de transtorno depressivo associado ao TDAH, foi iniciado metilfenidato, mantido o antidepressivo e reduzido progressivamente o antipsicótico. Durante 11 meses o paciente manteve-se bem, sem sintomas psicóticos, com melhora da função executiva e do humor. Após este período, apresentou delírios persecutórios e a dose do antipsicótico foi ajustada, com rápida resolução. DISCUSSÃO: qualquer tipo de abuso infantil aumenta o risco de transtornos psiquiátricos ao longo da vida, especialmente depressão maior e psicoses, entre outros. A ineficiência dos circuitos dopaminérgicos no córtex pré-frontal pode gerar confusão diagnóstica, pois os sintomas se assemelham entre patologias como TDAH, depressão, esquizofrenia e outras. Devido à semelhança dos circuitos dopaminérgicos envolvidos, interferir com os níveis de DA pode causar impacto em todas as hipóteses diagnósticas consideradas neste caso. O uso de metilfenidato em paciente com possível psicose traz o risco de reativação de sintomas psicóticos por aumentar a ação dopaminérgica não só no córtex pré-frontal, mas também na via mesolímbica. Atualmente considera-se a hipótese de transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo e persistência do TDAH na vida adulta e os sintomas do paciente compreendidos como uma complexa disfunção dopaminérgica. Assim, o tratamento busca modular este neurotransmissor, ao invés de simplesmente reduzir ou aumentar sua atividade por antipsicóticos e estimulantes, respectivamente.

Protocolo: 4743 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): MARILIA FERRUZZI EDERLI
ARETHA GABELLA TEIXEIRA
FLAVIA HELENA FORNAZEIRO ABEGAO
Professor(es): CÉLIA MARIA NAVARRO
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) pode provocar um déficit neurológico transitório ou definitivo, devido oclusão ou ruptura de um vaso sanguíneo. Sua principal característica é o aumento do tônus muscular, denominado espasticidade, caracterizado pelo aumento dos reflexos tônicos de estiramento, favorecendo padrões posturais, deformidade e dor. Geralmente tratada com cinesioterapia, eletroterapia, e drogas antiespásticas. Como técnica complementar temos a ventosaterapia, que é aplicada superfície da pele, produz uma pressão interna negativa, favorecendo a liberação dos pontos de tensões musculares, provocando um relaxamento muscular. OBJETIVO: Comparar o grau de espasticidade em pacientes portadores de sequelas de AVE antes e após a intervenção da ventosaterapia. MÉTODOLOGIA: Será realizada na clínica de fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista, com 20 pacientes. Será avaliado: amplitude de movimento passivo e ativo, primeiro deve ser feito a amplitude de movimento ativa (o paciente realiza o movimento sozinho), em seguida amplitude de movimento passiva (o terapeuta fará o movimento da articulação no paciente), o grau de espasticidade avaliado pela escala de Ashworth, a goniômetria (medição dos ângulos das articulações em graus) e o Registro Fotográfico que será realizado antes e após a intervenção. Protocolo de tratamento: Será realizada 1x/semana, 30minutos por 5 semanas, as ventosas utilizadas serão da marca Dong Yang, com a técnica de ventosa fixa, será aplicada uma cúpula da ventosa no ventre do musculo bíceps braquial por 10minutos e logo após, será aplicada duas cúpulas de ventosa no ventre muscular do tríceps sural por 10minutos. Análise Estatística: Os dados serão analisados pelo software estatístico GraphPad Prism. Para análise de normalidade dos dados será aplicado teste de Shapiro Wilk. Para análise pareada será realizado teste T de Student em caso de distribuição normal ou teste de Wilcoxon em caso de distribuição não normal. O nível de significância será de 5.

Protocolo: 4835 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA CAROLINE ROSA
BRUNA DE PAULA MONTEIRO DOS SANTOS
SARAH YUKIE MIYATA
YASMIN MENEZES DE MOURA
Professor(es): ANA KARÊNINA DIAS DE ALMEIDA SABELA

Resumo:
Desde que foram descobertas, a Escherichia coli há quase um século, se tornou um dos organismos modelo mais importantes e bem estudados. O gênero compreende bactérias Gram negativas fermentadoras, anaeróbias facultativas, que colonizam o trato gastrointestinal. A E. coli comensal, pertencente a microbiota intestinal, não é patogênica, além de apresentar um importante papel fisiológico para o bom funcionamento do organismo. As patogênicas se dividem em sete categorias, são estas as responsáveis por causarem infecções intestinais em homens e animais, sendo denominadas de E. coli diarreiogênicas. Elas são diferenciadas de acordo com sorotipos, as síndromes clinicas que promovem e pela presença de fatores de virulência como adesinas fimbriais e afimbriais, toxinas e invasinas. Este estudo tem como objetivo a determinação molecular do antígeno H nas amostras de E. coli diarreiogênicas através do método PCR, pois a mesma permite diferenciar o antígeno flagelar das E. coli diarreiogenicas nas regiões da Alta Paulista e do Oeste Paulista fornecendo assim informações mais precisas, relativas ao espectro de patógenos associados e desse modo, realizar as medidas profiláticas necessárias nestas regiões.

Protocolo: 4876 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 6/2021 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): INAE DE OLIVEIRA GARCIA
DAIANY RIBEIRO PAZ DE LIRA
MELISSA DE SOUZA SILVA
GABRIELA SUMICO AFONCO HANAMOTO
LUCAS JOSE DA COSTA
ROBSON DIEGO SILVA GONCALVES
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
LUCIANA MACHADO GUABERTO
ROGERIA KELLER

Resumo:
Atualmente, o termo "cannabis medicinal" refere-se ao uso de cannabis como terapia médica para curar algumas doenças ou aliviar seus sintomas. As condições clínicas mais comuns em que é proposto o uso medicinal da cannabis são utilizados são: esclerose múltipla (MS), dor neuropática crônica e controle dos sintomas de náuseas e vômitos em pacientes com câncer em tratamento quimioterapia. Alguns países têm políticas que permitem que os pacientes possam usar Cannabis para fins médicos, porém a falta de dados sobre a segurança e eficácia de Cannabis é uma barreira importante para o envolvimento dos médicos. Já foram realizados ensaios clínicos randomizados de Cannabis que mostraram eficácia na dor crônica e espasticidade, entretanto esses ensaios foram curtos com amostras pequenas. Parte importante do uso da maconha como fármaco parece depender de isolar o composto canabidiol a partir da planta Cannabis sativa, dado que esta molécula que parece conter os princípios ativos desejados. O presente trabalho propõe-se a revisar sistematicamente a literatura científica em busca dos efeitos provocados pelo canabidiol em curto e longo prazo quando utilizado por via oral ou inalatória. O presente estudo, será conduzido de forma independente e cega. A busca de artigos acontecerá em uma etapa só de Agosto do presente ano, pelos últimos 5 anos de publicações. Serão pesquisadas as seguintes bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed (MEDLINE), Scielo e LILACS. Os descritores utilizados para a busca de artigos foram definidos a partir dos termos indexados no vocabulário estruturado DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e no vocabulário de indexação de artigos da PubMed, estabelecendo-se a seguinte sintaxe: cannabidiol, "medical cannabis", "cannabidiol effects" e "cannabidiol treatment".

Protocolo: 4702 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO MAGNANI SEABRA
BARBARA PREVITALLI PIMENTEL
DEBORA TYEMI TAKASHIMA
BIANCA DE SOUZA BONFIM
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) afeta indivíduos de todas as idades, causando prejuízos físicos e cognitivos, diminuindo assim a qualidade de vida dos mesmos. A avaliação da capacidade cognitiva de pacientes com TAG se mostra uma importante ferramenta quando tentamos compreender os prejuízos que esse transtorno traz ao indivíduo. As funções executivas (FE) são responsáveis por coordenar as respostas adaptativas diante de novas situações, no TAG, essas respostas podem ser geradas intensamente ou de forma desadaptativa. Como parte das FE há o controle inibitório, capaz de suspender influências internas ou externas que possam prejudicar um comportamento em curso. No TAG, sem este mecanismo seguiríamos padrão de comportamento, marcado pelo impulso. O presente projeto objetiva avaliar as FE em 40 indivíduos separados em Grupo Controle (n=20) e Grupo TAG (n=20). Os pacientes serão selecionados no Ambulatório de Ansiedade do Hospital Regional de Presidente Prudente a partir do diagnóstico feito pela equipe. Para avaliação das FE, os participantes farão o teste "n-back" (2-back), que envolve manipulação de informações na memória operacional, e o teste de Stroop, utilizado para medir o controle executivo e concentração. Ambos os testes serão executados com o software PsychoPy. Com os resultados obtidos espera-se compreender os prejuízos que o TAG causa às funções cognitivas, em especial as FE.

Protocolo: 4608 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL FERNANDES KLAUS
MARIA BEATRIZ SOUZA CARDOSO
GABRIELI CAMOSSA ARMAGNI
Professor(es): GILMARA PEIXOTO RISTER
FELIPE VIEGAS RODRIGUES
SAMUEL AUGUSTO FERREIRA AURELIO

Resumo:
Caracterizada como um conjunto de processos que leva à seleção ou priorização no processamento de certas categorias de informação, a atenção tem como objetivo filtrar as informações mais relevantes, evitando a sobrecarga dos sistemas perceptuais no processamento de estímulos. Atualmente, os conhecimentos sobre assimetrias funcionais do sistema nervoso encontram-se bem determinados. Diversas funções já se sabem ser lateralizadas, como a fala, que é localizada no hemisfério esquerdo, e a orientação espacial, no lado direito. A atenção, por sua vez, tem maior processamento no hemisfério direito e é também assimétrica na sua fenomenologia, com favorecimento à direita do espaço. O presente estudo tem como objetivo investigar assimetrias verticais da atenção. Para tal, será utilizada uma versão modificada do Paradigma da Atenção Encoberta de Posner (1980), um teste amplamente utilizado em estudos da orientação da atenção. Ele analisa o efeito do direcionamento encoberto da atenção visual (sem movimento ocular) - realizado por meio de pistas válidas ou inválidas - em relação ao tempo de reação à estímulos exibidos no campo de visão periférico.

Protocolo: 4528 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA LIKA DATE
DANIELA PIRES ABRAO GALINDO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Introdução: A atenção envolve a capacidade de resposta preferencial a estímulos mais significativos em detrimento de outros. A atenção dividida, é um processo no qual há o processamento simultâneo de diferentes estímulos, prejudicando o desempenho nas várias tarefas e elevando o tempo de resposta em comparação à execução individual das mesmas. Há evidências de assimetrias nos mecanismos de atenção, com privilégio de processamento à direita do espaço. Objetivos: Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar a presença de assimetria atencional numa tarefa de atenção dividida, partindo da hipótese de que há alterações no processo atencional com o aumento de tarefas. Metodologia: Os participantes, jovens adultos saudáveis de ambos os sexos, farão o Teste de Landmark (TL), que avalia assimetrias dos mecanismos de atenção, isoladamente ou com uma tarefa concorrente e os resultados do teste nas duas condições serão comparados entre si. Análises: Os resultados serão analisados como porcentagens médias de erro na condição isolada e com a tarefa concorrente, por gênero. Uma análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas será utilizada para comparar o número de erros e, outra ANOVA, para comparar os tempos de reação.

Protocolo: 4515 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA GIMINIANO SUNIGA
MARIA ISABELLA PEREIRA CAIXETA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Os insetos são o grupo mais abundante e diverso do planeta, assumindo várias funções ecológicas e econômicas. O conhecimento de sua fauna é primordial para o entendimento de suas relações. Com o intuito de amostrar a diversidade de ordens de insetos, e as principais famílias de Coleópteras, será utilizada a armadilha do tipo Malaise para a captura principalmente dos insetos voadores de um fragmento de Mata Estacional Semidecidual presente no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Protocolo: 4445 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 2/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA YASMIM FRANCO PEREIRA
Professor(es): PAULO ANTONIO DA SILVA
ANA PAULA NUNES ZAGO OLIVEIRA

Resumo:
O gênero Staphylococcus abrange bactérias comensais oportunistas capazes de causar sérias infecções, principalmente em crianças e idosos. Um grande problema nos tratamentos de infecções estafilocócicas é a resistência aos antimicrobianos. A utilização indiscriminada de antimicrobianos seleciona bactérias resistentes à essas drogas. A resistência de Staphylococcus spp. à meticilina é a mais documentada na literatura e esses microrganismos são resistentes a todos agentes beta-lactâmicos, limitando as opções de tratamento para as infecções causadas por bactérias desse gênero. Para a correta identificação dessas bactérias é de grande importância a utilização de técnicas genotípicas que auxiliam também na determinação de resistência à meticilina. Assim este estudo visa Identificar espécies do gênero Staphylococcus isolados das cavidades nasais de idosos por métodos genotípicos e determinar o gene mecA. Serão utilizadas 32 amostras de Staphylococcus previamente isolados de idosos de um Lar de Repouso em estudo anterior. Esses isolados serão identificados por PCR multiplex e a determinação do gene mecA será realizada por PCR. Para análise dos resultados obtidos será utilizado o Teste de X2. O nível de significância para todos os testes será fixado em p<0,05.

Protocolo: 4309 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KESIA PRISCILA ISQUERDO DIAS
NATALIA DOS SANTOS MEIA CASA
PRISCILA HIKARI KIMURA
Professor(es): VALERIA CATANELI PEREIRA

Resumo:
Os nematoides são vermes presentes no solo que ocasionam grandes perdas nas produções agrícolas, medidas para controlarem esses seres tornam-se necessárias. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade da bactéria Bacillus subtilis como controle biológico dos nematoides Meloidogyne incognita no cultivo da alface. Para tal experimento, será utilizado a alface crespa, pois esta é suscetível a espécie de nematoide escolhida. O solo que será utilizado no experimento, será autoclavado e irá preencher vasos com capacidade de 5 dm³, sendo que estes irão ser inoculados com uma suspensão de 5000 ovos por vaso. O tratamento das mudas utilizando Bacillus subtilis será realizado em 5 épocas diferentes, sendo estas de 15, 10, 5 e 1 dia antes do transplantio e no dia do transplantio. As plantas serão mantidas por 35 dias e depois serão avaliados alguns critérios para determinar a eficiência da Bacillus subtilis como controle biológico dos nematoides Meloidogyne incognita.

Protocolo: 4270 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ PRADO E SILVA
Professor(es): RITA DE CÁSSIA LIMA MAZZUCHELLI

Resumo:
As doenças cardiovasculares (DCV) vêm crescendo anualmente e já são responsáveis por um terço do total de óbitos no mundo. Sendo decorrente de um estilo de vida prejudicial à saúde da população junto à hereditariedade e outros fatores. Frente ao agravo da DCV uma das alternativas é a cirurgia cardíaca (CC), trazendo uma solução ou complicação, o que ocasiona o medo e a incerteza nos pacientes submetidos a CC. Com a incerteza do sucesso cirúrgico, muitos pacientes podem voltar-se a comportamentos de espiritualidade/ esperança, como estratégia de enfrentamento deste ambiente desconhecido. O profissional enfermeiro deve fornecer suporte necessário ao paciente cardíaco em todas as suas dimensões, incluindo as espirituais. O presente trabalho tem por finalidade avaliar a esperança de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um Hospital Universitário no interior do estado de São Paulo, com base na Escala de Esperança de Hert [EEH] (SARTORE; GROSSI, 2008). Estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e recorte transversal. Os dados serão coletados através de questionário semiestruturado e aplicação da EEH e analisados através do software estatístico SPSS 22. Serão apresentados os níveis de esperança, bem como o índice de confiabilidade de predição da EEH e estatísticas descritivas da amostra. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para um planejamento de cuidado mais holístico, contemplando o sujeito em todas as suas dimensões, criando condições, reorganizando recursos humanos e/ou tecnológicos para que a esperança do paciente seja potencializada frente a sua patologia cardíaca

Protocolo: 4211 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 9/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JUCIANO AUGUSTO DA SILVA NEGRE
Professor(es): CELI CRISTINA CALAMITA QUIROGA
ELAINE CRISTINA NEGRI SANTOS

Resumo:
A vegetação urbana tem sido reconhecida por melhorar o conforto térmico em centros urbanos, uma vez que a copa da árvore reduz a incidência solar sobre o solo e edificações, enquanto que influencia indiretamente a temperatura pela transpiração das folhas. A falta ou o mal planejamento da arborização urbana, pode aumentar o consumo de energia elétrica por dispositivos de climatização, gerando problemas econômicos aos habitantes. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar a diversidade de espécies arbóreas em conjuntos habitacionais construídos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e verificar a sua relação com o conforto térmico e consumo de energia elétrica das edificações em diferentes épocas do ano. A hipótese deste estudo é que a presença de arborização, assim como a diversidade de espécies arbóreas podem alterar o conforto térmico das edificações, influenciando o consumo de energia elétrica de residenciais padrões do PAC. Três bairros (um sem arborização e dois com arborização) construídos nos moldes do PAC, com desenho urbano e casas térreas semelhantes serão avaliadas no verão e no inverno de 2018. O conforto térmico será analisado com um Confortímetro Sensu®, que fornece variáveis de temperatura do ar (Ta); temperatura radiante média (Trm); e umidade relativa do ar (UR). Esses parâmetros serão avaliados em três períodos do dia (manhã, tarde e noite). Durante o período de coletas de dados, estações de monitoramento serão instalados nas áreas de estudo para o acompanhamento das variações de umidade relativa do ar, radiação solar e concentração de poluentes atmosféricos. Os indivíduos arbóreos das áreas de estudo serão inventariados considerando aqueles com circunferência a altura do peito (CAP) igual ou maior que 15 cm. A distância entre uma árvore e a árvore mais próxima, o diâmetro da copa e a altura estimada da árvore serão mensuradas. O consumo de energia elétrica por habitante será avaliado por meio de um questionário simples que será aplicado aos moradores dessas residências. O conforto térmico nos diferentes horários, características da arborização nas ruas, diversidade de espécies e média de consumo de energia elétrica por residente em diferentes épocas do ano serão analisados por meio de equações de regressão.

Protocolo: 4133 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 3/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ SANTANA DE ALMEIDA
GABRIELLY GOMES MUNHOZ
CAMILA GONCALVES DE SOUZA
ISADORA APARECIDA LEAL FARIA
MARIANA FREDERICO AFONSO
ANA ELISA SAYURI KOBATA
ANDRESSA APARECIDA FONSECA FARIAS
BRUNO FELIPE PICOLI DE OLIVEIRA
DJANINE DOLOVET MARTINS
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
PAULO ANTONIO DA SILVA
SUZANA CHIARI BERTOLLI

Resumo:
O cultivo de soja em solos contaminados por metais pesados pode resultar em plantas com alterações no crescimento, produtividade e qualidade dos grãos. Isso pode ocorrer devido ao aumento na produção de espécies reativas de oxigênio (ERO) provocado pela alta concentração desses metais, que podem gerar danos em diversos níveis de organização das plantas e em diferentes estágios de desenvolvimento. Por outro lado, a produção de ERO está relacionada com a ação de biorreguladores vegetais, visto que estes podem ter uma forte relação com o elo de regulação dos níveis de ERO, direcionando o seu papel em gerar danos oxidativos ou sinalização em plantas sob estresse. Todavia, em geral, não se tem informações precisas sobre como os biorreguladores influenciam alguns processos fisiológicos específicos, principalmente aqueles relacionados com estresse oxidativo causados por metais pesados. Neste sentido, o objetivo deste projeto será avaliar os efeitos de cádmio (Cd) sobre o desenvolvimento e respostas fisiológicas de plântulas de soja e verificar o potencial efeito atenuador de estresse oxidativo pela aplicação exógena de biorreguladores vegetais, tendo como hipótese que o desenvolvimento de plântulas e os níveis de atividade de enzimas antioxidantes, serão influenciados pela aplicação de biorreguladores em situação de diferentes concentrações de Cd. Sementes de Glycine max (L.) serão germinadas em câmera do tipo Mangelsdorf com diferentes concentrações de Cd e aplicação de Stimulate® (produto composto por auxina, giberelina e ácido abscísico). Após sete dias em desenvolvimento, plântulas serão coletadas e os parâmetros biométricos, bioquímicos e índice de tolerância ao Cd será analisado. Os resultados de cada variável serão analisadas por meio de análise de variância (ANOVA, p <0,05), e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5 de probabilidade.

Protocolo: 3982 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME SANCHES FRANCISCHINI
Professor(es): ADRIANA LIMA MORO
SUZANA CHIARI BERTOLLI

Resumo:
Muitos problemas de saúde em humanos são atribuídos à contaminação do meio ambiente por resíduos decorrentes das atividades antrópicas. Para a avaliação de riscos mutagênicos, a detecção de agentes contaminantes e o biomonitoramento ambiental, os bioensaios com plantas superiores têm sido amplamente utilizados, sendo que uma das espécies mais empregadas é o Allium cepa L. (cebola comum). O objetivo dessa pesquisa é avaliar a citotoxicidade e a genotoxicidade da água coletada do córrego do Limoeiro, situado na cidade de Presidente Prudente, SP, por meio do sistema teste Allium cepa como bioindicador. Pretende-se verificar a ocorrência e os tipos de danos causados em células meristemáticas radiculares através dos testes de aberrações cromossômicas, índice mitótico e micronúcleo. Os testes serão realizados em amostras coletadas em cinco pontos do córrego, desde a sua nascente, ao longo do percurso do curso d´água dentro do município e até alguns quilômetros distantes da área urbana. Serão avaliados dois períodos do ano, sendo as primeiras amostras coletadas nos meses de junho a agosto, quando o clima é predominantemente seco. As demais amostras serão coletadas nos meses de janeiro a março, quando o clima tem predominância chuvosa. Serão utilizados 10 bulbos de Allium cepa para cada ensaio em cada um dos cinco pontos de amostragem. Serão utilizados como controle negativo bulbos mantidos sobre água destilada e, como controle positivo, bulbos mantidos em solução com peróxido de Hidrogênio a 300mM, perfazendo um total de 70 bulbos para os testes realizados em cada estação climática. Pontas de raízes em crescimento serão coletadas em fixador Carnoy e mantidos em geladeira até o preparo das lâminas. Será empregada a técnica de esmagamento de meristemas radiculares após a sua coloração pelo método de Feulgen. Configurações celulares serão observadas em microscópio óptico, através da técnica de varredura, onde serão contadas 2000 células por ponto de coleta. O índice mitótico será avaliado através da observação do número de células em cada fase da divisão celular. Será analisada a frequência dos diferentes tipos de aberrações cromossômicas, tais como: formação de anel, atraso na separação de cromátides-irmãs, presença de pontes e fragmentos cromossômiicos em anáfase e telófase, formação de micronúcleos e outras anomalias que permitam a detecção de danos ao DNA a nível qualitativo. Os resultados serão submetidos à análise de variância pelo teste F e ao teste de Tukey para a comparação de médias ao nível de 5 de probabilidade, utilizando-se o programa estatístico Assistat.

Protocolo: 3977 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IAGO FERNANDES SANTOS
GABRIELA ARAUJO LOURENCO
ANA CAROLINA PRETO MALAMAN
Professor(es): PAULO ANTONIO DA SILVA

Resumo:
Um dos queijos mais populares do Brasil é o queijo fresco do tipo Minas Frescal, que é uma variedade não maturada para consumo imediato e de curta duração, largamente produzido no Brasil e consumido por todas camadas da população. Sua produção envolve baixo custo e representa a maioria dos queijos disponíveis em feiras, mercearias e bares, sendo armazenados em sacos comum sem usar vácuo, podendo assim ser comercializado a preços acessíveis. Na sua embalagem é possível observar um exudato, devido a sua alta umidade e forma de armazenamento, que pode favorecer o crescimento microbiano, sendo mais preocupante o crescimento de bactérias patogênicas, pois envolve a segurança de alimentos que é essencial para os consumidores e para todos os órgãos responsáveis pela Saúde Pública. As bactérias do gênero Staphylococcus são consideradas importantes patógenos em alimentos, não apenas quando são detectadas células viáveis, mas também quando produzem as enterotoxinas, que são termoestáveis. Assim, o trabalho visa a detecção de S. aureus em queijos artesanais do tipo Minas frescal provenientes de feiras e mercearias de três municípios do Oeste Paulista.

Protocolo: 3918 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAIARA CRISTINA DE OLIVEIRA
SILMARA DE JESUS ROQUE MARINHEIRO
Professor(es): VALERIA CATANELI PEREIRA
LIZZIANE KRETLI WINKELSTROTER ELLER

Resumo:
Ao mencionar a qualidade de vida (QV), pode-se relaciona-la como sendo um motivador importante em relação ao comportamento e às conquistas humanos, a qual tem sido entendida como um grau de satisfação que pode ser encontrado na vida familiar, amorosa, social, ambiental e até na própria estética existencial. Assim sendo, o objetivo principal deste estudo é de analisar e discutir a qualidade de vida de um grupo de graduandos em enfermagem de uma universidade privada do Oeste Paulista que cursam o oitavo termo. Para atingir esse objetivo, será utilizado o instrumento de qualidade de vida geral da Organização Mundial de Saúde, o WHOQOL breveversão em português. A amostra será constituída por 40 alunos oitavo termo do Curso de Graduação de Enfermagem. Espera-se que o resultado desta pesquisa além de identificar como está a qualidade de vida, traga contribuições para os acadêmicos e curso de Enfermagem.

Protocolo: 3643 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRISON CESAR CORREA GOUVEIA
BRUNO ALEXANDRE SOTO
Professor(es): ROSANGELA DE AGOSTINI

Resumo:
As bactérias do gênero Staphylococcus são cocos gram-positivos que normalmente fazem parte da microbiota humana como comensais, mas sua característica oportunista pode levar a sérias infecções. Staphylococcus aureus e estafilococos coagulase-negtiva (ECN) são microrganismos frequentemente isolados em hemoculturas, que é um exame de importância em suspeitas clínicas de bacteremia, pois seu resultado possibilita a identificação do agente etiológico e contribui para a determinação da conduta terapêutica específica. Normalmente ECN estão envolvidos em processos infecciosos em paciente imunocomprometidos ou que fazem uso de cateteres, sendo descritos como a maior causa de bacteremia nosocomial. Além disso, a resistência desses microrganismos aos antimicrobianos utilizados na clínica podem agravar essas infecções, dificultando o seu tratamento. A correta identificação de bactérias em amostras de sangue representa importante recurso diagnóstico em doenças infecciosas, principalmente os ECN, pois muitas vezes são considerados contaminação. Assim, este estudo visa identificar S. aureus e as diferentes espécies de ECN de amostras de hemoculturas, além de testar a sua suscetibilidade frente aos antimicrobianos utilizados no tratamento de infecções estafilocócicas.

Protocolo: 3869 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): STEPHANIE MIDORI KIRIHARA DA ROZA
Professor(es): VALERIA CATANELI PEREIRA

Resumo:
O estabelecimento de culturas in vitro com elevado potencial embriogênico é uma das etapas fundamentais para o sucesso na obtenção de plantas transgênicas. Será avaliado o potencial regenerativo in vitro a partir de segmentos basais foliares de diferentes genótipos de Urochloa. Após determinação do protocolo de regeneração será construído um cassete de expressão contendo o gene ipt sob controle do promotor estresse-induzido AIPC. A superprodução de citocininas através da expressão do gene ipt em plantas transgênicas de várias espécies demonstrou que o programa de senescência nestas plantas foi alterado apresentando menor abscisão foliar, manutenção de folhas fotossinteticamente ativas por maior tempo e tolerância a estresses abióticos. Contudo, a expressão constitutiva de citocininas causa efeitos negativos na morfologia, no desenvolvimento e na fertilidade das plantas. Sendo assim um promotor induzível seria mais eficiente. O complexo promotor estresse-induzido AIPC tem sido utilizado com sucesso na expressão de genes induzidos por estresse em monocotiledôneas. Nosso grupo dispõe de construções gênicas contento o promotor AIPC e o gene ipt em vetores separados. O vetor aqui construído será utilizado em concentrações equimolares aos dos vetores pEmuKN o qual contém o gene de resistência à canamicina, para o co-bombardeamento das regiões meristemáticas de Urochloa sp. Portanto o objetivo desse trabalho é estabelecer um protocolo para regeneração in vitro de espécies de Urochloa a partir de regiões meristemáticas e construir um cassete de expressão contendo o gene ipt sob controle do promotor estresse-induzido AIPC.

Protocolo: 3421 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DILIANE HARUMI YAGUINUMA
Professor(es): LUIZ GONZAGA ESTEVES VIEIRA
ALESSANDRA FERREIRA RIBAS

Resumo:
A adubação nitrogenada na cultura do feijão comum é primordial para obtenção de altas produtividades, entretanto, dependendo das condições de cultivo e dose empregada, está adubação pode resultar em redução da qualidade e produtividade de grãos, em razão do crescimento vegetativo exagerado da planta. O objetivo do trabalho será estudar o efeito da adubação nitrogenada e da aplicação de Paclobutrazol (PBZ) no crescimento e produtividade de feijoeiro comum. O experimento será conduzido em casa de vegetação com plantas conduzidas em vasos de 8 L de solo. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro doses de nitrogênio (0, 50, 100 e 150 kg ha-1) e quatro concentrações de PBZ (0; 80; 160 e 320 g de ingrediente ativo ha-1) em quatro repetições. A aplicação do nitrogênio e a pulverização do regulador vegetal será realizada no estádio V4 e após essa etapa iniciarão as avaliações biométricas, sendo coletadas semanalmente a altura das plantas, número de ramos, diâmetro do caule e índice do teor de clorofila nas folhas até terminarem o seu ciclo. No final do experimento será realizada a contagem do número de folhas e será medida a área foliar, massa seca de área foliar, caule e raiz. As folhas secas serão moídas em moinho para realizar análise do teor de N foliar. Será qualificado o número de vagem por planta, número de grãos por vagens, massa de 1000 grãos e massa de grãos produzidos por planta. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância. As médias dos tratamentos com aplicação do regulador de crescimento serão comparadas pelo teste de Tukey a 5 de probabilidade. Os efeitos das doses de N em cobertura serão avaliados mediante análise de regressão polinomial.

Protocolo: 3340 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ EDUARDO DEIZEPPI OLIVO
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
TIAGO ARANDA CATUCHI
WILLIAM HIROSHI SUEKANE TAKATA

Resumo:
Na região do Pontal do Paranapanema há uma predominância de atividades agronômicas voltadas para a lavoura, o que evidencia a utilização de praguicidas. O uso desenfreado desses praguicidas tem contribuído para o agravamento da poluição, contaminando solo e recursos hídricos. O Difenoconazol, é um praguicida empregado na produção de mamão, maracujá, morango, e outras culturas. É classificado como fungicida sistêmico, e, é considerado extremamente tóxico (classe I). Isso traz preocupações no âmbito da saúde pública, visto que, pode afetar a população através do consumo de alimentos contaminados. Mesmo podendo ser alta a exposição da população ao difenoconazol, estudos que relacionam sua ação à fertilidade são escassos. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar os efeitos do difenoconazol sobre a qualidade espermática de ratos machos adultos. Para isto, ratos machos Wistar adultos serão alocados em 4 grupos experimentais (n=10/grupo): controle e tratados com 5, 10 ou 50mg/kg/dia de difenoconazol, por 30 dias, via gavage. Após o término do tratamento, os animais sofrerão eutanásia com 100mg/kg de tiopental sódico. Os órgãos reprodutivos serão coletados e pesados. Em seguida, serão realizadas análises espermáticas: contagens espermáticas em testículo e epidídimo, morfologia e motilidade e vitalidade. Posteriormente, as amostras serão caracterizadas espectroscopicamente pela técnica de Espalhamento Raman, para a identificação de possíveis alterações químicas a nível molecular nos espermatozoides dos ratos tratados com o difenoconazol em relação aos controles. Considerando que a população em geral está exposta ao difenoconazol via alimentação, identificar possível prejuízo á qualidade espermática em ratos, pode trazer informações importantes sobre os possíveis impactos sobre a fertilidade masculina humana.

Protocolo: 3407 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 6/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR PEREIRA RIBAS
VIVIANE RIBAS PEREIRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
A maior diversidade de samambaias ocorre nos trópicos onde aproximadamente ¾ das espécies são encontradas. Na flora brasileira, as pteridófitas possuem uma megadiversidade. Constituem um importante grupo vegetal. O objetivo deste trabalho foi estudar os diferentes tipos de meio de cultura, na germinação dos esporos de samambaias Polypodium aureum. As frondes serão esterilizadas em solução de hipoclorito de sódio a 20 durante 30 minutos. Depois de secar completamente em temperatura ambiente durante 72 horas, os esporângios serão removidos das frondes com auxílio de um pincel e armazenados em frascos de vidro sob refrigeração e temperatura de 7 ± 1°C. O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado sendo composto por 5 tratamentos e 10 repetições. As soluções nutritivas serão previamente esterilizadas em autoclave, por 20 minutos a 120°C e serão depositadas em erlenmeyers. Cada erlenmeyer receberá aproximadamente 30mg de esporos. Os erlenmeyers serão tampados com filme de polipropileno, fixos por elástico e transferidos para câmara de germinação, à temperatura de 25ºC e luz branca contínua cuja densidade de fluxo de fótons será de aproximadamente 30 µmol m-2 s-1. Este material será mantido nessas condições durante 45 dias. As avaliações ocorrerão a cada 3 dias, sendo contado o número de esporos germinados. Após esse período, será calculada a porcentagem de germinação, tempo médio de germinação, índice de velocidade de germinação e freqüência e sincronização da germinação.

Protocolo: 3336 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PATRICIA APARECIDA SANTOS ALVES
Professor(es): WILLIAM HIROSHI SUEKANE TAKATA

Resumo:
O consumo de peixe vem sendo estimulado de longa data e tem sido importante para o desenvolvimento social e econômico de inúmeras regiões do país. A criação de pesqueiros é uma atividade muito aceita no Brasil por conciliar lazer com a prática da pesca. Entretanto, deve ser necessário o monitoramento da qualidade da água dos tanques uma vez que isso influencia diretamente a sobrevida dos seres vivos daquele ambiente. Este trabalho tem como objetivo a avaliação de parâmetros físico-químicos e microbiológicos em amostras coletadas de tanques de pesqueiro da região de Presidente PrudenteSP em duas estações do ano (verão e inverno). As amostras coletadas serão submetidas à análise da condutividade, pH, e nível de oxigênio dissolvido. Além disso, será quantificada a presença de coliformes termotolerantes. Após as análises os resultados serão compilados em gráficos e tabelas e analisados estatisticamente.

Protocolo: 3277 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYSA BARBOSA GOMES
Professor(es): LIZZIANE KRETLI WINKELSTROTER ELLER

Resumo:
O Brasil é o terceiro maior centro de origem da família cactaceae, sendo o gênero Cereus, um dos que apresenta maior distribuição no território brasileiro. Apesar da grande importância ecológica que esta família apresenta, os estudos fenológicos são escassos, sobretudo na região do Oeste Paulista. Neste sentido, este trabalho objetiva estudar os estádios fenológicos do gênero Cereus nas condições do Oeste Paulista. O estudo será conduzido no Campus II da Universidade do Oeste Paulista, situado no município de Presidente Prudente/SP, serão monitorados 20 indivíduos no período de agosto de 2016 a julho de 2017. As características biométricas que serão aferidas durante o período vegetativo são, altura da planta, diâmetro a altura do peito, número de ramos e número de brotos vegetativos. Durante o período reprodutivo, além das medias que são feitas no período vegetativo, também serão estudados o número de botões florais, número de flores, número de frutos e número de vezes que a planta floresce ao longo do seu período reprodutivo. Os dados coletados serão correlacionados com os dados climáticos de temperatura e precipitação.

Protocolo: 3270 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA LAIS DA SILVA
EDUARDO JUNIOR DOS SANTOS ANDRADE
THAISSA FERNANDES SILVA
Professor(es): LUIZ WALDEMAR DE OLIVEIRA
WILLIAM HIROSHI SUEKANE TAKATA

Resumo:
O conjunto de microrganismos em uma determinada superfície e a resultante formação do biofilme são estratégias desenvolvidas pelas bactérias para se protegerem dos vários fatores externos que podem prejudica-las. As bactérias em biofilme podem causar sérios problemas na área médica, devido ao fato de serem resistentes aos antimicrobianos. Desta forma dificultam o tratamento médico principalmente de pacientes com baixa imunidade e recém-nascidos; como consequência desta contaminação aumenta-se a taxa de mortalidade. Por estas razões os biofilmes bacterianos são considerados um importante problema de saúde pública. Sendo assim as medias de profilaxia de forma a evitar contaminação incluem higienização de todos os materiais relacionados ao biofilme bem como a higienização dos profissionais responsáveis pela manipulação desses objetos. No entanto medidas profiláticas relacionadas ao uso de antimicrobianos devem ser evitados de maneira a não agravar a resistência antimicrobiana destas bactérias. Portanto conhecer os mecanismos envolvidos na formação do biofilme é de extrema importância, pois irá trazer amplo conhecimento sobre o assunto, além de reforçar formas de prevenção e controle, de maneira que possamos erradica-los de forma efetiva. Assim, o presente estudo tem por finalidade identificar à presença de Staphylococcus epidermidis em biofilme nos moradores de uma Casa de Repouso de Presidente Prudente.

Protocolo: 3272 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE RODRIGUES COSTA
LANA APARECIDA DE OLIVEIRA PEREIRA
Professor(es): VALERIA CATANELI PEREIRA

Resumo:
A presente pesquisa pretende analisar a documentação referencial das coleções museológicas disponíveis e contextualizar a influência arquitetônica que pode ser aplicada sobre estes, para que, uma vez aliados, resultem em uma relação catalisadora para a educação, de modo a promover um aumento no interesse social pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN), mantido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na cidade de Presidente Prudente-SP. Propondo como diretriz norteadora a readequação do espaço, a pesquisa terá como objetivo, portando, promover, através de levantamento de dados qualitativos, propostas de melhoria da qualidade do ambiente e da coleção museológica do indicado acervo, atingindo com os resultados obtidos, não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade civil. Em específico, pretende-se avaliar literatura condescendente às bases históricas da instituição museológica, sua relação com a arquitetura e transformações até a atualidade. Serão realizadas pesquisas para delinear as funções sócio educacionais, erigir normativas e fundamentação teórica, essenciais para a constituição e o funcionamento de uma instituição museológica. Em seguida, será analisado o projeto existente e formuladas propostas de readequação do espaço, visando à melhoria da qualidade do ambiente e a sua maximização. Por fim, pretende-se elaborar novas propostas para exposições de peças como instrumento educacional em relação ao meio ambiente e, além da adequação do espaço físico, promover visitas virtuais, acompanhando a contemporaneidade dos museus. Para tanto, serão utilizadas análises teórico-prática com a finalidade de contribuir para a transformação da realidade prevista, traduzindo em abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa e aplicada, se delimitando, no entanto, a ser dedutiva. Também serão utilizadas bases de dados digitais, em buscas por referencial específico, portais especializados e, além destes, serão consultadas as homepages oficiais dos órgãos regulamentadores pertinentes e de outras coleções museológicas que utilizam as referidas tecnologias.

Protocolo: 3090 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA ZANETTI SEGATTO
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
GRAZIELLA PLAÇA OROSCO DE SOUZA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Staphylococcus aureus é considerado um patógeno oportunista e está frequentemente associado às infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar. As infecções causadas por S. aureus podem ser agravadas quando essas bactérias apresentam resistência aos antimicrobianos utilizados no tratamento dessas doenças. No ambiente hospitalar, os profissionais de saúde estão sujeitos à colonização por S. aureus, na condição de portadores, disseminadores e responsáveis por possíveis surtos de infecção. O Programa Saúde da Família (PSF), atualmente definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), que tem por finalidade atender as demandas de saúde da população que necessite de um tipo de cuidado menos complexo, podem incluir profissionais colonizados por S. aureus. Assim esse trabalho propõe a detecção de S. aureus e da suscetibilidade desses microrganismos aos antimicrobianos em amostras provenientes de profissionais de saúde atuantes em unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade de Pirapozinho/SP.

Protocolo: 2895 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LALESSA DE OLIVEIRA SANTOS
JESSICA CRISTINA DAS DORES
Professor(es): GLILCIANE MORCELI
VALERIA CATANELI PEREIRA
JOSSIMARA POLETTINI

Resumo:
O maracujá doce é uma espécie nativa do Brasil, entretanto seu cultivo para consumo é bem primitivo, dessa forma, uma das principais utilizações é como porta-enxerto. Uma das características necessárias à um porta-enxerto é que suas sementes apresentem uma boa germinação, assim como a capacidade de serem armazenadas. Na literatura consta que as sementes de maracujá doce são ortodoxas, entretanto, segundo os resultados obtidos por diversos estudos demonstram que as sementes não apresentam boa viabilidade após a secagem e armazenamento. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade das sementes submetidas a diferentes níveis de secagem e armazenadas em diferentes períodos de tempo para uma possível reclassificação das sementes. O trabalho será conduzido em câmara de germinação em condições de temperatura e fotoperíodo controlado controladas, apresentando delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3, sendo três níveis de umidade (9, 6 e 3 de umidade) e três períodos de armazenamento (recém extraídas, 3 e 9 meses após extração). Será avaliada a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação, índice de sincronização e frequência de germinação das sementes. Após a realização dos testes de germinação, as sementes que não germinarem serão submetidas ao teste de tetrazólio para verificar sua viabilidade.

Protocolo: 2832 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SANDRA CRISTIAN BASTAZIN
LETICIA SANTOS BEZERRA
AUGUSTO CESAR SOARES DE OLIVEIRA
Professor(es): ADRIANA LIMA MORO
WILLIAM HIROSHI SUEKANE TAKATA

Resumo:
O Parque Estadual do Morro do Diabo é a sétima maior unidade de conservação do estado de São Paulo, o sexto maior Parque Estadual e o maior do interior sudoeste. Situado no Município de Teodoro Sampaio-SP o PEMD possui uma área total de 33.845,33 hectares, sendo o mais rico remanescente de Mata Atlântica de interior e estando classificado como tipo de Floresta Tropical Estacional Semidecidual. O Parque possui uma rica biodiversidade vegetal, muitas espécies até então catalogadas e explícitas no plano de manejo da própria unidade, porém não há um aprofundamento de estudos em relação a identificar e classificar as espécies da família Orchidaceae; portanto o presente estudo tem como objetivo obter informações das espécies de orquídeas encontradas sobre as trilhas da UC, através de um levantamento florístico, bem como abordar as formas de habitat e distribuição geográfica das espécies.

Protocolo: 2827 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WILTON FELIPE TEIXEIRA
Professor(es): NELSON BARBOSA MACHADO NETO
CECI CASTILHO CUSTODIO
SILVERIO TAKAO HOSOMI

Resumo:
O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos dos aditivos prebiótico, probióticos e simbiótico sobre a microbiota intestinal de Escherichia coli em ratos fumantes passivos. Serão utilizados 96 ratos machos jovens da linhagem Wistar, com idade de 21 a 25 dias e 45 a 50 gramas de massa corporal, divididos aleatoriamente em oito grupos com 12 animais cada: Grupo Controle (GC) receberá dieta basal; Grupo Controle Tabagista (GCT) receberá dieta basal + exposição à fumaça de cigarro; grupo MOS (GMOS) receberá dieta basal incorporada com 1g de mananoligossacarídeo (MOS) por kg da dieta; Grupo MOS Tabagista (GMT) receberá dieta basal incorporada com 1g do produto MOS por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Probiótico (GPRO) receberá dieta basal incorporada com 2g de associação de microrganismos probióticos por kg da dieta; Grupo Probiótico Tabagista (GPROT) receberá dieta basal incorporada com 2g de associação de microrganismos probióticos por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Simbiótico (GS) receberá dieta basal incorporada com 1g MOS + 2g de probióticos por kg da dieta; Grupo Simbiótico Tabagista (GST) receberá dieta basal incorporada com 1g MOS + 2g de probióticos por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas ad libitum durante o período experimental e os animais ficarão em condições padrões de iluminação (ciclo claro/escuro de 12/12 horas) e com temperatura em torno de 23ºC. O experimento terá duração de 97 dias, sete dias para adaptação dos animais ao manejo, alimentação e os grupos tabagistas a exposição ao cigarro por 10 minutos e 90 dias de experimentação, onde os animais serão expostos ou não a fumaça de cigarro por uma hora diária, divididos em dois períodos de 30 minutos, cinco dias por semana. No final do período experimental, serão coletadas amostras fecais de todos os animais. As contagens bacterianas relativas a E. coli será realizada através de ensaios de PCR em tempo real para amplificar o gene 16S rRNA de Escherichia coli. Os resultados obtidos serão analisados por método estatístico pelo Modelo Linear Geral e a significância estatística será considerada quando P < 0,05.

Protocolo: 2658 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 7/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA RAMOS VIEIRA
PAULA MARIOTO PEREZ
BRUNA RAFAELA DOS SANTOS SILVA
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
ROGERIA KELLER

Resumo:
O gênero fúngico Cryptococcus é composto por leveduras capsuladas que apresentam capacidade de infectar e causar doença em uma larga variedade de hospedeiros, sendo C. neoformans e C. gattii as principais espécies patogênicas. Até o momento, poucos estudos sobre a criptococose e dados epidemiológicos foram desenvolvidos na região do oeste do estado de São Paulo, em especial em Presidente Prudente. Os objetivos deste estudo são determinar o perfil de suscetibilidade ao fluconazol e caracterizar o tipo molecular das espécies Cryptococcus isolados a partir de amostras de excretas de pombos coletadas na cidade de Presidente Prudente como na Praça Monsenhor Sarrion, Catedral São Sebastião, Campos da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE, áreas externas do Hospital Regional de Presidente Prudente HR; e fungos do gênero Cryptococcus de ocos de árvores dos gênero Ficus presente nos locais de coleta das amostras de excretas de pombos. Serão utilizadas amostras isoladas e identificadas no projeto "Identificação fenotípica de Cryptococcus spp. isolados de amostras ambientais da cidade de Presidente PrudenteSP", cadastrado sob protocolo 1568 no Sistema Gestor de Pesquisa da Universidade do Oeste Paulista. A suscetibilidade antifúngica será determinada pelo método de microdiluicao em caldo conforme Clinical Laboratory Standards Institute (M27-A3), a identificação genotípica será realizada pelo sequenciamento da região ITS e a tipagem molecular será realizada pelo metodo Restriction Fragment Length Polymorphisms - URA5.

Protocolo: 2542 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 6/2016 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA MARCON
DANIELA ADELIA FERNANDES
Professor(es): MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
DANIELA VANESSA MORIS DE OLIVEIRA

Resumo:
O objetivo do presente estudo é investigar os efeitos do consumo de prebiótico, probiótico e simbiótico sobre o sistema reprodutor em ratos expostos à fumaça de cigarro. Serão utilizados 96 ratos machos da linhagem Wistar, com idade de 23 dias e média de 45 gramas de massa corporal, divididos aleatoriamente em oito grupos com 12 animais cada: Grupo Controle (GC) = dieta basal; Grupo Controle Tabagista (GCT) = dieta basal + exposição à fumaça de cigarro; grupo MOS (GMOS) = dieta basal incorporada com 1g de mananoligossacarídeo (MOS) por kg da dieta; Grupo MOS Tabagista (GMT) = dieta basal incorporada com 1g do produto MOS por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Probiótico (GPRO) = dieta basal incorporada com 2g de associação de microrganismos probióticos por kg da dieta; Grupo Probiótico Tabagista (GPROT) = dieta basal incorporada com 2g de associação de microrganismos probióticos por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Simbiótico (GS) = dieta basal incorporada com 1g MOS + 2g de probióticos por kg da dieta; Grupo Simbiótico Tabagista (GST) = dieta basal incorporada com 1g MOS + 2g de probióticos por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas a vontade durante o período experimental e os grupos de animais ficarão sob as mesmas condições de iluminação (ciclo claro/escuro de 12/12 horas) e de temperatura (em torno de 23ºC). O experimento terá duração de 97 dias, sete dias para adaptação dos animais ao manejo, alimentação e os grupos tabagistas a exposição ao cigarro por 10 minutos. 90 dias de experimentação, onde os animais serão expostos ou não a fumaça de cigarro por uma hora diária, divididos em dois períodos de 30 minutos, cinco dias por semana. Após o período experimental, os animais serão anestesiados, sacrificados por exsanguinação e os testículos, próstata e glândulas adrenais serão retirados. Os orgãos serão seccionados para processamento histológico com a técnica de imunohistoquímica para caspase-3. A análise estatística dos resultados imunohistoquímicos será o teste de Saphiro-Wilk para assegurar o pressuposto de normalidade dos dados. Para determinar se as variáveis observadas na análise diferirão entre os tratamentos, será utilizado o teste de análise de variância em uma via (ANOVA one-way) com contrastes pelo método de Tukey. O pressuposto de homogeneidade de variâncias (homocedasticidade), necessário à realização da ANOVA, será validado pelo teste de Levene. Para as variáveis que apresentaram heterocedasticidade será aplicado a correção de Welch e realização de contrastes pelo método de Games-Howell. Todas as análises serão conduzidas no programa SPSS v. 16.0 for Windows, adotando-se o valor de 5 de significância.

Protocolo: 2470 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 10/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELE DOS SANTOS SILVA
AMANDA DIAS GERALDO
ANGELICA BOLOGNA RAPOSO
VINICIUS AUGUSTO DIONISIO XAVIER
ADRIANO FALVO
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
CALIE CASTILHO SILVESTRE
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
Nos dias de hoje é amplamente utilizado plantas medicinais como forma de tratamento alternativo para diversas doenças. O Zingiber officinalis, popularmente conhecido como gengibre é uma dessas plantas fitoterápicas, usada na culinária e na medicina. É crescente o número de estudos relacionados à alimentação e alterações citogenéticas, isso devido à importância das doenças relacionadas à mutagêneses causados pelas substâncias presentes nesses alimentos. Devido a isso, o objetivo desse trabalho é pesquisar sobre possíveis alterações no DNA causadas pelo gengibre (Zingiber officinalis) em ratos utilizando o teste do micronúcleo. Para a realização do experimento, serão utilizados vinte ratos, divididos em quatro grupos. Três dos grupos serão submetidos ao tratamento de gengibre com concentrações diferentes e o quarto grupo será utilizado como controle negativo tratado com água. Após 15 dias de tratamento, os animais serão submetidos para a coleta de sangue periférico para a confecção das lâminas, sendo coradas e observadas no microscópio para contagem de Eritrócitos Policromáticos e a identificação do micronúcleo. Os parâmetros serão analisados por ANOVA seguida do teste de Tukey para identificar as diferenças significativas. Os tratamentos serão considerados diferentes estatisticamente quando P<0,05.

Protocolo: 2278 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARIANE CRISTINA RODRIGUES
VANESSA APARECIDA CABRAL
Professor(es): LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
RESUMO AVALIAÇÃO ESTOMATOLÓGICA DE PACIENTESPORTADORES DE DIABETES MELLITUS Introdução: O portador de Diabetes mellitus é altamente susceptível a diversas complicações de saúde. Na Odontologia, evidências relacionam o diabetes a alterações e/ou doenças bucais, como periodontite, cárie, xerostomia, alterações na composição e fluxo salivar, entre outros, vulnerabilizando o paciente frente às complicações nos tratamentos odontológicos. Isso ocorre porque muitos profissionais da Odontologia ignoram o fato de que o diabético deve ser tratado como paciente especial. Objetivos: Este estudo tem por objetivo realizar uma avaliação Estomatológica de pacientes diabéticos na Clínica de Odontologia, e observar as principais manifestações bucais odontológicas relacionadas à diabetes procurando proporcionar tratamentos adequados e procurar realizar uma atualização no Protocolo de Atendimento para as diversas intervenções e tratamentos que estes pacientes necessitarem, melhorando sua saúde bucal. Material e Método: Serão selecionados cerca de 100 pacientes, 50 do sexo masculino e 50 do sexo feminino, declarados portadores de Diabetes mellitus por meio do seu prontuário na Clínica, não havendo distinção de cor ou idade, que estiverem em tratamento durante os últimos 2 anos e aqueles que iniciarem o tratamento este ano. A Doença do paciente será observada pela anammese do paciente diretamente no prontuário do mesmo , pelos relatos dos pacientes e por medicação que ele faz uso, E por testes glicêmicos em polpa digital. . Estes pacientes serão submetidos a um exame clínico e os dados obtidos serão anotados numa ficha de avaliação, que auxiliará na atualização do Protocolo de Atendimento ao portador de diabetes. Forma de Análise dos Resultados: Os dados coletados serão primeiramente tabulados, submetidos a uma análise exploratória dos dados e apresentados em forma de gráficos e tabelas. Resultados Esperados: Espera-se que a pesquisa permita associar determinadas manifestações bucais ao Diabetes, e que a pesquisa realizada sirva de base para a atualização de um Protocolo de Atendimento Odontológico a pacientes portadores de Diabetes mellitus atendidos na Clínica.

Protocolo: 2200 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 4/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISADORA VARGAS NAGAI
BRUNO AUGUSTO DE OLIVEIRA
GUSTAVO SELVERIO NIGRE
Professor(es): JOSE MARIA BERTAO

Resumo:
A atenção é um dos processos neurofisiológicos mais essenciais para uma correta interação de uma pessoa com o ambiente. Ela permite a seleção de estímulos relevantes e a inibição daqueles irrelevantes para o comportamento. A atenção também parece ser assimétrica, com favorecimento para o lado direito do espaço em pessoas saudáveis. Há evidências de que os idosos apresentam declínio dos níveis de atenção voluntária, o que poderia gerar alterações da capacidade normal da atenção e alterar o favorecimento à direita do espaço. O presente trabalho propõe investigar se a assimetria da atenção voluntária comumente encontrada em adultos saudáveis está alterada em idosos, através do teste de bissecção de linhas e do teste de Landmark. Um total de 20 idosos (idade entre 60 e 85 anos) farão tanto o teste de bissecção de linhas, que consiste em pedir ao voluntário que seccionem linhas horizontais, de tamanhos variados, o mais ao centro possível; quanto o teste de Landmark, uma variação do teste de bissecção de linhas que requer ao voluntário julgar se linhas pré-cortadas estão corretamente seccionadas ao centro ou não. Os voluntários serão instruídos a julgarem se as linhas estão corretamente cortadas ao centro e, caso não, se estão à direita ou à esquerda do centro. O teste dos idosos será comparado àquele de um Grupo Controle (idade entre 20 e 40 anos, n=20) através de análises de variância (ANOVA).

Protocolo: 2067 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS STUANI LOPES
SAMARA MIGUEL DE SOUZA
ALINE HAGUI
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Diariamente somos expostos a diversas informações e é comum parte delas não serem memorizadas quando não nos parecem úteis ou quando destinamos a atenção para algo mais importante, por exemplo. No entanto, há informações que mesmo nos despertando a atenção e sendo de extrema relevância, não ficam armazenadas em nossa memória. Dessa maneira, mesmo expostos a conteúdos que queremos de fato aprender e aos quais dedicamos tempo, atenção e estudo, podemos esquecê-los. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura a respeito de como determinadas situações e mecanismos favorecem a retenção de informações pelo cérebro ou a prejudica.

Protocolo: 2109 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANNE CAROLYNE MARINHEIRO RODRIGUES
RAFAEL ZONZINI VICENTE VEIGA
GABRIELLA VELOSO SANTANA
LUIZ FELIPE FARIAS BARBOSA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Nas últimas décadas, com o aumento populacional e a consequente necessidade de obtenção de maior e melhor produção agrícola, tem sido crescente o uso de praguicidas, especialmente os herbicidas, para o desenvolvimento de várias culturas. O uso extensivo e descontrolado destes praguicidas pode levar à contaminação do solo, água e alimentos, expondo a população em geral, aos seus possíveis efeitos tóxicos. Dentre os herbicidas, destaca-se o S-metolacloro, usado especialmente em culturas de cana-de-açúcar, algodão, milho e soja. Seus efeitos sobre o organismo humano e animal ainda são pouco conhecidos. O presente projeto trata-se de uma continuação do projeto intitulado "Performance reprodutiva e desenvolvimento embriofetal da progênie de ratas expostas ao herbicida metolacloro durante o período gestacional", aprovado sob protocolo nº 1595, pelo CAPI (Comitê Assessor de Pesquisa Institucional) e CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) da UNOESTE. No projeto, acima referido, foram coletados os seguintes órgãos maternos para inspeção macroscópica e pesagem: coração, pulmão, fígado, baço, rim e placentas. Assim, no presente projeto pretende-se dar continuidade ao estudo, tendo como objetivo investigar de forma específica os efeitos do metolacloro sobre a morfologia destes órgãos e se há ou não interações químicas do herbicida com os mesmos e como estas estão estabelecidas. Para isto, serão realizadas análises histológicas e de espectroscopia vibracional, via Espalhamento Raman nos órgãos maternos provenientes de ratas Wistar expostas a 0, 150, 300 e 1000mg/Kg do herbicida metolacloro, via oral, do 6º ao 15º dia gestacional. As modificações das espectrais serão caracterizadas por número de onda, largura da banda e intensidade relativa, para que seja realizada a comparação entre os grupos experimentais.

Protocolo: 2004 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE MARCOS SANCHES JUNIOR
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
Embora o controle químico de pragas tenha reduzido o índice de doenças para homens e animais e incrementado a produção agrícola, agentes químicos podem permanecer ativos no meio ambiente por longos períodos, afetando os ecossistemas. Os efeitos desses agentes ao longo do tempo representam um grande risco para a saúde pública, sendo necessários o monitoramento e a vigilância desses produtos em águas, solos, alimentos e ar. A infertilidade e outros problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino por estar associado à contaminação crônica por organoclorados, que embora o seu uso esteja proibido no território brasileiro, ainda sofremos os impactos causados pela utilização exagerada desse pesticida nas últimas décadas. Acredita-se que as moléculas dos organoclorados interajam com a estrutura dos espermatozoides humanos, modificando-os quimicamente, fato este, gerador de anomalias no sistema reprodutor masculino. O presente projeto visa identificar as alterações químicas de esperma humano exposto ao metolacloro por meio de Espectroscopia de Espalhamento Raman. Sendo assim, amostras de esperma humano expostas ao metolacloro in vitro e amostras controle (não expostas) serão caracterizadas espectrometricamente e através de seus espectros vibracionais será possível verificar alterações químicas ocorridas pela exposição.

Protocolo: 2006 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA SANCHES RODRIGUES
GUILHERME RODRIGUES FIGUEIREDO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos dos aditivos prebiótico (Immunowall®), probiótico (Proenzime®) e simbiótico (Immunowall® + Proenzime®) sobre parâmetros gasométricos em ratos fumantes passivos. Serão utilizados 80 ratos machos jovens da linhagem Wistar, com idade de 21 a 25 dias e 45 a 50 gramas de massa corporal, divididos aleatoriamente em oito grupos com 10 animais cada: Grupo Controle (GC) = dieta basal; Grupo Controle Tabagista (GCT) = dieta basal + exposição à fumaça de cigarro; grupo prebiótico (GP) = dieta basal incorporada com 1g de Immunowall® por kg da dieta; Grupo Prebiótico Tabagista (GPT) = dieta basal incorporada com 1g do produto Immunowall® por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Probiótico (GPRO) = dieta basal incorporada com 2g do produto Proenzime® por kg da dieta; Grupo Proenzime Tabagista (GPROT) = dieta basal incorporada com 2g do produto Proenzime® por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro; Grupo Simbiótico (GS) = dieta basal incorporada com 1g Immunowall® + 2g de Proenzime® por kg da dieta; Grupo Simbiótico Tabagista (GST) = dieta basal incorporada com 1g Immunowall® + 2g de Proenzime® por kg da dieta + exposição à fumaça de cigarro. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas ad libitum durante o período experimental e os animais ficarão em condições padrões de iluminação (ciclo claro/escuro de 12/12 horas) e com temperatura em torno de 23ºC. O experimento terá duração de 95 dias, cinco dias para adaptação dos animais ao manejo, alimentação e os grupos tabagistas a exposição ao cigarro por 10 minutos e 90 dias de experimentação, onde os animais serão expostos ou não a fumaça de cigarro por uma hora diária, divididos em dois períodos de 30 minutos, cinco dias por semana. No final do período experimental, os animais serão anestesiados e serão colhidas amostras de todos os animais, por punção cardíaca, em tubos "vacutainer" contendo heparina, para o exame de gasometria arterial e serão analisados os parâmetros de pH arterial, pressão parcial de oxigênio (pO2), pressão parcial de gás carbônico (pCO2), bicarbonato (HCO3), saturação de oxigênio (SaO2) e standard base excess (SBE), além disso serão dosados os eletrólitos sódio, potássio, cálcio iônico, cloreto e glicose. A análise estatística dos resultados bioquímicos será realizada com a utilização do programa estatístico SAS 8.0 (2004). Os dados serão submetidos à análise de variância e as diferenças (P<0,05) entre as médias serão compradas pelo teste t de Student.

Protocolo: 2097 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS BATISTA DOS SANTOS
VANESSA PEREIRA GIL
Professor(es): HERMANN BREMER NETO

Resumo:
A Física, como uma ciência fundamental, tem por objetivo o estudo dos fenômenos naturais de nosso universo. Quando se trata desses fenômenos geralmente vêm à mente aqueles que estão ligados diretamente com a natureza macroscópica de nosso cotidiano, deixando-se de considerar, por diversas situações, aqueles fenômenos naturais microscópicos observados exteriormente a nosso organismo, assim como em seu interior. Dessa forma, a proposta desse projeto é desenvolver uma pesquisa minuciosa a respeito, inicialmente, dos conceitos da Física que são mais úteis no entendimento das ciências médicas e biomédicas e, posteriormente, da aplicação desses conceitos sobre as diversas situações envolvendo o contexto, mais especificamente, da biomedicina. Para tal, serão investigados, de início, as áreas da biomedicina que envolvem, em seu fundamento, conceitos físicos (básicos e/ou avançados), como por exemplo o diagnóstico por imagem envolvendo o uso de radiação ionizante ou não ionizante, ou até mesmo fenômenos da biofísica tais como o transporte de substâncias através da membrana celular. Finalmente, toda essa pesquisa de caráter preferencialmente teórico dar-se-á por um processo investigativo que será baseado nas referências, nacionais e internacionais, já existentes a respeito desses assuntos, assim como aquelas adquiridas em possíveis congressos, colóquios, encontros, workshops e afins. Sendo assim, o maior interesse desse projeto é, com o produto obtido em função de seu desenvolvimento, fornecer um material que sirva também de referência para os cursos da área médica que envolvem estudos de biofísica, física das radiações ou qualquer outra área correlata.

Protocolo: 1669 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILA SILVA FIABANI
VITOR AFONSO PIRES DA SILVA
Professor(es): JOÃO LUCAS CORREIA SILVA

Resumo:
O Cerrado é considerado como um complexo de formações oreádicas, que vão desde o campo limpo até o cerradão. Esse gradiente fisionômico que o Cerrado compõe apresenta uma heterogeneidade nas condições luminosas em função da variabilidade do componente arbóreo. A luz é o recurso limitante mais importante para o estabelecimento, crescimento e sobrevivência em ecossistemas florestais. Espécies arbóreas tem a capacidade de ajustar sua morfologia e fisiologia à disponibilidade de luz em diferentes níveis de organização incluindo trocas gasosas, e propriedades ópticas e hidráulicas da folha. O estabelecimento de plântulas de espécies de savana e floresta responde diferentemente ao tipo de cobertura da vegetação. Este estudo tem como objetivo avaliar as correlações da condutância hidráulica da folha com as trocas gasosas e estruturas morfo-anatômicas de plântulas de duas espécies congenéricas típicas do cerrado em diferentes condições de irradiância. Plântulas de espécies do gênero Hymenae: Hymeneae stigonocarpa Mart. Ex Hayne (espécie comum nas formações abertas do Cerrado lato sensu e Campo Cerrado) e Hymeneae martiana (espécie encontrada em áreas de interface com Cerrado e florestas estacionais) serão submetidas a dois tipos de irradiância: pleno sol e sombra com apenas 3 de luz incidente. Serão mensurados parâmetros 1- anatômicos como espessura da epiderme adaxial e abaxial, parênquima paliçádico e esponjo, e na nervura central será mensurada o número de condutores do xilema, densidade de venação e estomática; 2- morfológicos (área foliar específica), altura, número de folhas; e 3- fisiológicos taxa de assimilação de CO2, condutância estomática, concentração intercelular de CO2, eficiência quântica potencial e efetiva do FSII, coeficiente de extinção não-fotoquímico da fluorescência e a taxa de transporte de elétrons, e condutância hidráulica da folha. Os resultados de cada parâmetro serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA, p = 0,05), e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5 de probabilidade.

Protocolo: 1590 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 8/2014 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA ESPOLADOR SAO JOAO
Professor(es): ANA CLAUDIA PACHECO SANTOS
GUSTAVO MAIA SOUZA
WILLYAM DE LIMA VIEIRA

Resumo:
Nos últimos anos a taxa de poluição vem aumentando devido o crescimento populacional, agrícola e industrial. Os cursos d´ água são em grande parte os mais afetados, devido à grande descarga de poluente que recebem todos os dias, estes poluentes tem grandes concentrações de toxinas que podem ser genotóxicos, ou seja, podem causar algum dano ao DNA, eventos mutagênicos e até mesmo morte celular. O presente estudo tem como objetivo avaliar os danos mutagênicos em peixes, para detectar a presença de agentes genotóxicos no meio ambiente aquático. Os peixes utilizados no respectivo trabalho serviram como bioindicadores, ou seja, indicarão a qualidade ambiental do corpo d´ água. O teste do micronúcleo facilita a detecção de efeitos genotóxicos causados por vários agentes químicos e físicos, podendo ser utilizado para avaliação das condições ambientais.Para esse estudo serão coletados sangue periférico da região caudal de 20 peixes da represa do campusII, preparando um esfregaço de cada peixe corando por giemsa. Serão observadas 2000 células de cada peixe para identificação da frequência do micronúcleo.

Protocolo: 1465 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA DONZELLI PEREIRA
MAIRA BRAGHIN CHRISTOVAM
Professor(es): LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
A utilização de malhas fotoconversoras visa combinar a proteção física das plantas com as respostas fisiológicas reguladas pela luz, uma vez que a malha colorida pode afetar o metabolismo das plantas e exercer efeitos sobre o desenvolvimento destas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o efeito das malhas fotoconversoras sobre o crescimento, as trocas gasosas e a produção do óleo essencial em Melissa officinalis, conhecida como erva-cidreira verdadeira. O experimento será conduzido na Área Experimental da Faculdade de Agronomia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), em Presidente Prudente /SP. As plantas serão conduzidas em vaso e submetidas aos tratamentos de sombreamento sob malhas Chromatinet® vermelha (50), azul (50), preta (50) e a pleno sol, por um período de 50 DAT (dias após transplante), onde ocorrerá o primeiro corte. Posteriormente, aos 80 DAT será efetuado o segundo corte para comparação dos resultados. Em cada tratamento de sombreamento serão realizadas as medidas de radiação solar global e radiação fotossinteticamente ativa, permitindo a avaliação da capacidade de atenuação da radiação pelo tipo de malha utilizada. Serão realizadas determinações do índice de teor de clorofila e de trocas gasosas. O crescimento das plantas será avaliado pelas seguintes variáveis biométricas : a) área foliar, b) massa seca de parte aérea (folhas e caules) e raízes, c) razão de peso foliar e d) área foliar específica. A extração do óleo essencial das folhas será realizada por hidrodestilação em aparelho Clevenger modificado.O experimento será conduzido seguindo delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 20 repetições. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias entre os tratamentos serão comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5 de probabilidade de erro.

Protocolo: 1363 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 9/2013 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO SORRILHA DE SOUZA
NATHALIA CALHABEU FERREIRA
GRAZIELE CRISTINA DE OLIVEIRA
Professor(es): ANA CLAUDIA PACHECO SANTOS
GUSTAVO MAIA SOUZA

Resumo:
O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito dos aditivos prebióticos Bio-MosTM, ActigenTM e ImmunoWallTM sobre a absorção intestinal de minerais (cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco e selênio) de ratos albinos da linhagem Wistar, sendo que para isso serão utilizados 160 ratos machos jovens com idade de 21 a 25 dias e 45 a 50 gramas de massa corporal, divididos em 04 grupos experimentais. Os animais serão mantidos durante 63 dias em gaiolas individuais, sendo 07 dias de adaptação ao manejo e alimentação e 56 dias aos tratamentos: Grupo Controle = dieta basal; Grupo Bio-Mos = dieta basal incorporada com 1g de Bio-MosTM por kg da dieta; Grupo Actigen = dieta basal incorporada com 0,4g de ActigenTM por kg da dieta; e Grupo ImmunoWall = dieta basal incorporada com 1g de ImmunoWallTM por kg da dieta. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas ad libitum durante o período experimental e os animais ficarão nas condições padrões de iluminação (ciclo claro/escuro de 12/12 horas) e com temperatura em torno de 23ºC. As avaliações dos minerais ocorrerão em quatro momentos: M1: 14 dias após o início do experimento (n=40), M2: 28 dias após o início do experimento (n=40), M3: 42 dias após o início do experimento (n=40) e M4: 56 dias após o início do experimento (n=40). Em cada momento, 10 animais de cada tratamento serão anestesiados e sacrificados por exsanguinação. Serão coletadas amostras de soro, fígado e rins para a determinação dos minerais (cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco e selênio) e a determinação dos teores serão feitas por espectrofotometria de absorção atômica e espectrofotometria de absorção molecular. As concentrações séricas e nos tecidos renal e hepático dos minerais cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco e selênio serão comparadas através de regressões (situação de pares de dados, dias de administração das dietas basal e experimentais e resultados obtidos da concentração sérica dos minerais) através dos coeficientes angular e linear das mesmas.

Protocolo: 1172 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 7/2013 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KALLYNE FERNANDA DOS SANTOS FERREIRA
GABRIEL ZANUTO SAKITA
VANESSA PEREIRA GIL
Professor(es): HERMANN BREMER NETO

Resumo:
O xilol é um líquido incolor proveniente do petróleo, insolúvel em água, inflamável e que apresenta forte odor. Em indústrias é utilizado principalmente como solvente para tintas, tinires e vernizes. Em laboratórios de anatomia patológica, é utilizado como clareador de lâminas de biópsias coradas em Hematoxilina e Eosina (HE) e na montagem das lâminas. A exposição, principalmente ocupacional, ao produto pode acarretar em diversos problemas, especialmente respiratórios, hepáticos e renais, além de causar depressão do sistema nervoso central. Esta alta toxicidade e potencial de contaminação do solo, água e ar do xilol têm levado a tentativas de redução do seu uso ou até mesmo substituição completa do produto por outros agentes que possam ter funções semelhantes. Desta forma, o objetivo do presente projeto é avaliar a qualidade estrutural e de visualização microscópica de diferentes tecidos humanos submetidos a processamento histológico e coloração por hematoxilina e eosina com redução da utilização do solvente xilol. Para isto, será utilizado um método de processamento de material histológico, no qual não seja utilizado o xilol durante a etapa de montagem das lâminas. Assim, será possível comparar a qualidade de lâminas de tecidos humanos de diferentes órgãos (pele, fígado, vesícula biliar e útero), produzidas com metodologia rotineiramente utilizada e lâminas confeccionadas através da metodologia com redução na utilização do solvente. É necessário ressaltar a importância deste estudo para a redução da exposição ocupacional em laboratórios de anatomia patológica, da contaminação ambiental e dos custos, principalmente para o descarte adequado do produto. Buscando, no entanto, manter a qualidade e a viabilidade das lâminas de biópsias ao serem analisadas ao microscópio e confiabilidade do diagnóstico.

Protocolo: 1200 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 8/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VANIA RODRIGUES DA ROCHA CAZARI
Professor(es): ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
A Doença Renal Crônica é definida como uma síndrome provocada por uma variedade de nefropatias que, devido a sua evolução progressiva, determina de modo gradativo e quase sempre inexorável uma redução global das múltiplas funções renais, consequentemente tornando os rins incapazes de desempenhar suas múltiplas e essenciais atividades hemostáticas. Esta doença não contempla uma expectativa de cura, mas sim a manutenção do estado de cronicidade submetendo o paciente a modalidades terapêuticas de substituição renal. Entre as diferentes modalidades terapêuticas, a hemodiálise é a mais utilizada sendo considerado um procedimento complexo. O paciente com insuficiência renal crônica, em programa de hemodiálise é conduzido a conviver diariamente com uma doença incurável, que o obriga a uma forma de tratamento dolorosa, de longa duração e que provoca, juntamente com a evolução da doença e suas complicações, ainda maiores limitações e alterações de grande impacto, que repercute tanto na sua própria qualidade de vida quanto na do grupo familiar. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar a qualidade de vida do paciente portador de insuficiência renal crônica submetido à hemodiálise. A coleta de dados será realizada pelos próprios pesquisadores, mediante a aplicação de dois instrumentos com questões de múltipla escolha a ser aplicado na pré consulta de enfermagem onde utilizaremos o WHOQOLBre para Avaliação de Qualidade de Vida e outro para Caracterização da Amostra. Diante do exposto, justifica-se a importância de se conhecer as necessidades humanas afetadas, percebendo e identificando as necessidades e expectativas dos portadores de insuficiência renal crônica, submetidos à hemodiálise, a fim de resgatá-lo e valorizá-lo enquanto pessoa e contribuir na busca por melhores condições de qualidade de vida.

Protocolo: 1095 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 11/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEANDRO BORSARI DA COSTA
NATALIA FERNANDA HIGA DE SOUZA
ANA CAROLINE DE LIMA SAMPAIO
HELORA MARTINES PAULO
Professor(es): ELAINE CRISTINA NEGRI SANTOS

Resumo:
O objetivo deste trabalho é identificar o conhecimento do enfermeiro que atua na Atenção Básica, frente à diferenciação das úlceras vasculogênicas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa, os sujeitos desta pesquisa serão os enfermeiros que atuam em UBS e ESF em um município do interior paulista. Foi elaborado um instrumento contendo afirmativas em que os sujeitos deverão assinalar se as mesmas estarão relacionadas à úlcera arterial, venosa ou ambas, o instrumento será aplicado pessoalmente pelos pesquisadores, que recolherão após preenchimento. Os dados serão analisados com procedimentos estatísticos. Pretende-se contribuir com, futuras práticas educativas e possibilitar a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente portador de úlceras vasculogênicas.

Protocolo: 1050 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 10/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS
JESSICA RAMOS FILGUEIRAS
MICHELE PI CHILLIDA
Professor(es): AIDÊ DE MELO ALVES
SIMONE SHIRASAKI OROSCO

Resumo:
O presente trabalho terá como objetivo avaliar o efeito do dicromato de potássio, com ou sem probiótico, em dietas para Rattus novergicus linhagem Wistar (n = 96) sobre o ganho de peso, consumo, eficiência alimentar e parâmetros séricos como glicose, colesterol, lipídios totais e cortisol, visando à determinação de limites biologicamente seguros para inclusão do dicromato de potássio em dietas para animais pelo período de 97 dias, sendo 7 dias de adaptação ao manejo e 90 dias aos tratamentos (Grupo 0 = dieta basal; Grupo 1 = dieta basal incorporada com 12 mg.kg-1 de dicromato de potássio; Grupo 2 = dieta basal incorporada com 24 mg.kg-1 de dicromato de potássio; Grupo 3 = dieta basal incorporada com 36 mg.kg-1 de dicromato de potássio; Grupo 4 = dieta basal incorporada com 0,2 de probiótico, Proenzime®; Grupo 5 = dieta basal incorporada com 12 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico; Grupo 6 = dieta basal incorporada com 24 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico; e Grupo 7 = dieta basal incorporada com 36 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas ad libitum durante o período experimental aos ratos machos jovens, com 21 a 25 dias e 30 - 45g de peso corporal, provenientes do Biotério Central da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE. Serão determinados o consumo de alimento, ganho de peso, eficiência alimentar e as concentrações séricas de glicose, colesterol e lipídios totais serão determinadas através de kits comerciais e as concentrações séricas de cortisol dos ratos serão mensuradas utilizando-se kit comercial de radioimunoensaio de fase sólida, a partir do soro obtido por centrifugação do sangue e mantido congelado a 20oC até o momento da realização dos ensaios. As análises laboratoriais serão realizadas no Laboratório de BiofísicaBloco GCampus I da UNOESTE. A determinação do crômio será feita através do soro e a determinação das concentrações serão realizadas no Laboratório de Biofísica - Bloco G - Campus I da UNOESTE. Os resultados serão submetidos ao teste "t" (Student), ao nível de 5 de probabilidade.

Protocolo: 785 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2011 - 8/2012 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO ALMEIDA SILVA
VIVIANE MARIA CODOGNOTO
SORAIA YOUNAN COLUNA
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
PAULO EDUARDO PARDO

Resumo:
O objetivo será o de avaliar os efeitos clastogênicos e aneugênicos na administração oral do dicromato de potássio, em dietas com ou sem probiótico, em ratos albinos da linhagem Wistar e para isto serão utilizados 96 ratos machos jovens, com 21 a 25 dias e 45 - 50g de massa corporal, provenientes do Biotério Central da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE, divididos em 8 grupos experimentais. Os animais serão mantidos durante 97 dias em gaiolas individuais, sendo 7 dias de adaptação ao manejo e alimentação e 90 dias aos tratamentos (Grupo 0 = dieta basal (Ração Supra Lab); Grupo 1 = dieta basal incorporada com 12 mg.kg-1 de dicromato de potássio (K2Cr2O7, 99,999 de pureza); Grupo 2 = dieta basal incorporada com 24 mg.kg-1 de dicromato de potássio; Grupo 3 = dieta basal incorporada com 36 mg.kg-1 de dicromato de potássio; Grupo 4 = dieta basal incorporada com 0,2 de probiótico (Proenzime® - EMBRAUPEC); Grupo 5 = dieta basal incorporada com 12 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico; Grupo 6 = dieta basal incorporada com 24 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico; e Grupo 7 = dieta basal incorporada com 36 mg.kg-1 de dicromato de potássio e 0,2 de probiótico. As dietas sólidas e hídricas serão fornecidas ad libitum durante o período experimental e os animais ficarão nas condições padrões de iluminação (ciclo claro/escuro de 12/12 horas) e com temperatura em torno de 23ºC. Após o período experimental, os animais serão anestesiados e amostras de sangue de todos os ratos dos grupos experimentais serão colhidas, por punção intracardíaca e usadas para a extração do DNA genômico.Após serem colhidas as amostras de sangue os animais serão eutanasiados por sobredosagem anestésica e o fêmur dos animais serão retirados para a realização do Teste do Micronúcleo em eritrócitos policromáticos. Os dados serão submetidos à análise de variância com um critério de classificação, ou seja, inteiramente ao acaso comparando as medidas dos tratamentos.

Protocolo: 786 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 8/2012 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DEMETRYUS KAUE SILVA FERREIRA
SORAIA YOUNAN COLUNA
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
PAULO EDUARDO PARDO
ANA CRISTINA MESSAS
GISELE ALBORGHETTI NAI

Resumo:
O uso de princípios ativos naturais como terapia alternativa é muito difundido em países onde grande porcentagem da população não tem acesso à assistência médica eficiente. No Brasil, este fato é enriquecido pela tradição cultural dos índios. Outra justificativa seria o alto custo dos medicamentos, tornando estes produtos inacessíveis para a população de países de terceiro mundo e, em decorrência, o recurso da medicina não alopata como opção terapêutica. A automedicação milagrosa com plantas medicinais chega ao extremo de substituir terapias em doenças graves, como as de efeito hipoglicemiante ou antidiabética. O objetivo do presente estudo será determinar os níveis séricos de peptídeo-C e insulina de ratos Wistar tratado com extrato de Hymenaea courbaril e Cedrela sp. Para isto, serão utilizados 20 ratos Wistar machos com idade de 3 meses, quer irão receber o extrato de Hymenaea courbaril e Cedrela sp. em duas doses diferentes. No dia zero e 28 do experimento, serão coletadas amostras de sangue dos animais para determinar os níveis séricos de peptídeo-C e insulina.

Protocolo: 482 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MONICA ROBERTA DE OLIVEIRA
DEMETRYUS KAUE SILVA FERREIRA
Professor(es): PAULA HELENA ORTIZ LIMA

Resumo:
A INFERTILIDADE HUMANA AFETA 14 DOS CASAIS E, DESTE TOTAL, CERCA DE 40 ESTÁ RELACIONADO COM O HOMEM. EM INDIVÍDUOS SEM TRANSTORNOS CLÍNICOS APARENTES, ATRAVÉS DO ESPERMOGRAMA PODEMOS DETECTAR ESTA INFERTILIDADE MAS NÃO A SUA CASA. ESTUDOS REALIZADOS MAIS RECENTEMENTE INDICAM QUE DEFEITOS EM GENES RELACIONADOS COM A ESPERMATOGENESE, OU OCORRENCIA DE MICRODELEÇÕES NO CROMOSSOMO Y PODEM LEVAR À AZOOSPERMIA NÃO OBSTRUTIVA OU A OLIGOSPERMIA SEVERA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2004 - 8/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCIANA MACHADO GUABERTO
Professor(es): ANA CRISTINA MESSAS
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
SILVERIO TEIXEIRA DOS SANTOS

Resumo:
O USO DE BASES DE DADOS DE ESTUDO DE SIMILARIDADE DE SEQUENCIAS DE DNA É UMA REALIDADE PRESENTE EM VÁRIAS INSTITUIÇÕES QUE DESENVOLVEM PESQUISAS EM BIOLOGIA MOLECULAR. SEM A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE BUSCA E ANÁLISE DE SEQUENCIAS SERIA IMPOSSIVEL FAZER PREDIÇÕES QUE MINIMIZAM O ÁRDUO CAMINHO DA PESQUISA EM LABORATÓRIO. ESTE QUADRO É MOTIVADOR DA PRESENTE PROPOSTA DE PESQUISA: ESTABELECER AS CONDIÇÕES E ESTUDAR A VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO E A INSTALAÇÃO DE SOFTWARE QUE REALIZAM A COMPARAÇÃO ENTRE SEQUENCIAS DE DNA. O OBJETIVO É OTIMIZAR RECURSOS QUE JÁ SÃO DISPONIVEIS, VIA WEB, EM UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO NO LABORATÓRIO DA PÓS-GRADUAÇAO NA UNOESTE.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2004 - 7/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VIVIANE DA SILVA JUSTINO
Professor(es): ALVARO JOSE PERIOTTO

Resumo:
A SELEÇÃO FENOTÍPICA TEM NORTEADO TODO O PROCESSO DE SELEÇÃO EM GADO DE CORTE NO BRASIL. SABE-SE QUE O FENÓTIPO RESULTA DA AÇÃO DOS COMPONENTES GENÉTICOS (GENÓTIPO), DO MEIO AMBIENTE E DA INTERAÇÃO ENTRE O GENÓTIPO E O MEIO AMBIENTE. A PECUÁRIA NACIONAL TERIA UM GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO E DE PRODUTIVIDADE SE UTILIZASSE DE MANEIRA DIRETA OS GENÓTIPOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE SELEÇÃO. PARA ISSO, PRECISA-SE DETERMINAR COM QUE FREQUENCIA OS GENES, RELACIONADOS COM CARACTERISTICAS DE IMPORTANCIA ECONOMICA, OCORREM NOS REBANHOS BRASILEIROS. AS PESQUISAS COM GENÉTICA MOLECULAR EM BOVINOS TEM AUXILIADO NA DETECÇÃO DE POLIMORFISMOS ASSOCIADOS A GENES COM FUNÇÕES BIOLÓGICAS CONHECIDAS. UM EXEMPLO DE GENE QUE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL É O RESPONSÁVEL PELA SINTESE DO HORMONIO DE CRESCIMENTO, PORQUE ESTE EXERCE FUNÇAO NA PRODUÇÃO DE LEITE, NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL EM BOVINOS. SABE-SE QUE O HORMONIO DE CRESCIMENTO, E QUE CONHECIDAS MUTAÇÕES DO GENE RECEPTOR DO HORMONIO DO CRESCIMENTO CAUSAM RETARDAMENTO NO CRESCIMENTO EM HUMANOS E, EM BOVINOS, RESULTAM NO FENÓTIPO DE MINI-VACAS. A LEPTINA, UMA PROTEÍNA RELACIONADA COM A DA OBESIDADE MÓRBIDA E INFERTILIDADE EM ROEDORES E HUMANOS, CONTRIBUI PARA REGULAÇÃO DO METABOLISMO ENERGÉTICO, COMPORTAMENTO NO CONSUMO DE ALIMENTOS E REPRODUÇÃO EM MUITAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, RUMINANTES OU NÃO. ESTA PROTEINA PODE TAMBÉM PARTICIPAR DE OUTROS IMPORTANTES EVENTOS FISIOLÓGICOS, INCLUSIVE DA PUBERDADE. EM BOVINOS, O POLIMORFISMO PARA O GENE DA LEPTINA FOI ASSOCIADO COM CARCAÇAS MAIS GORDAS, COM MAIOR EXPRESSÃO GENICA E COM MAIOR FREQUENCIA DE UM DOS ALELOS NAS RAÇAS BRITANICAS. O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO DETECTAR A PRESENÇA DO POLIMORFISMO E VERIFICAR A FREQUENCIA DOS ALELOS E DOS GENÓTIPOS DOS GENES DO HORMONIO DO CRESCIMENTO, RECEPTOR DO HORMONIO DO CRESCIMENTO E LEPTINA EM BOVINOS DA RAÇA BRANGUS E NELORE MOCHA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2005 - 4/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA PROPÕE O ESTUDO A NÍVEL GENÉTICO MOLECULAR E CITOGENÉTICO DE ANIMAIS PERTENCENTES A DIVERSAS RAÇAS DE BÚFALOS DA ESPÉCIE BUBALUS BUBALIS L, EXISTENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO. COM RELAÇÃO AOS ESTUDOS CITOGENÉTICOS, RESSALTA-SE QUE HÁ CARÊNCIA DE ESTUDOS PARA A DETERMINAÇÃO DO CARIÓTIPO DE ESPÉCIES BUBALINAS. PRETENDE-SE UTILIZAR AMOSTRAS DE SANGUE PERIFÉRICO PARA A CARIOTIPAGEM ATRAVES DA METODOLOGIA DE COLORAÇÃO POR BANDAMENTO G. OS RESULTADOS OBTIDOS DEVERÃO SER COMPARADOS COM CARACTERISTICAS CROMOSSÔMICAS. ADICIONALMENTE, SABE-SE QUE AS TÉCNICAS TRADICIONAIS DE MELHORAMENTO ANIMAL, BASEADAS NAS AVALIAÇÕES FENOTÍPICAS DOS INDIVÍDUOS TEM RECEBIDO A CONTRIBUIÇÃO DE MODERNAS TECNOLOGIAS, BASEADAS NA GENÉTICA MOLECULAR E EM PROJETOS DE MAPEAMENTO GENETICO DAS ESPÉCIES. NA PRESENTE PESQUISA, SERÃO REALIZADOS EXPERIMENTOS COM ALGUNS GENES CANDIDATOS À MARCADORES PARA CARACTERISTICAS DE IMPORTANCIA ECONOMICA. ENTE ELES, SERAO ESTUDADOS OS GENES DA KAPA-CASEIRA, DA BETALACTOGLOBULINA, DO HORMONIO DE CRESCIMENTO, DO RECEPTOR DO HORMONIO DE CRESCIMENTO, E DA LEPTINA. AMOSTRAS DE SANGUE PERIFÉTICO DOS ANIMAIS SERÃO COLHIDAS PARA A EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO DNA, SEGUIDO DA AMPLIAÇÃO DE SEQUENCIAS MARCADORAS PARA CADA GENE, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PCR. O POLIMORFISMO GENÉTICO SERÁ ANALISADO APÓS A DIGESTÃO DO PRODUTO DE AMPLIFICAÇÃO COM ENZIMAS DE RESTRIÇÃO ESPECIFICAS PARA CASA GENE, SEGUIDO DE ELETROFORESE E LEITURA EM GEL DE AGAROSE, PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS DIFERENTES ALELOS. AS OBJETIVOS DESSE TRABALHO SÃO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE POLIMORFISMO E AVALIR A FREQUENCIA ALÉLICA PARA OS REFERIDOS GENES NAS DIFERENTES RAÇAS DESTES ANIMAIS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MILEIA RICCI PICOLO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
O câncer de mama é a principal causa de mortalidade de mulheres nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estudos populacionais revelam a importância do estudo dessa neoplasia maligna no Brasil. Segundo estatísticas do ano 2001, as neoplasias da mama foram a primeira causa de morte na população feminina do Brasil, com 31.590 novos casos relatados (Klingerman, 2001) O diagnóstico precoce seguido pela conscientização das mulheres que estão participando cada vez mais de programas de prevenção tem contribuído para importantes avanços no tratamento precoce dessa patologia. Estudos citogenéticos de pacientes com câncer da mama revelaram alterações nas células do tumor, revelando alterações complexas, e culturas de sangue de pacientes com câncer da mama também revelaram alterações nos cromossomos, porém não foi possível ainda associar com o câncer da mama aberrações específicas (Mirfakhraie et al., 2002). No estudo relatado por Roy et al. (2000), foram avaliadas as freqüências de CA (aberrações de cromossomos) e SCE (troca espontânea entre cromátides irmãs) nos linfócitos de 69 mulheres, sendo que 11 pacientes foram histológicamente confirmadas como câncer de mama hereditário (HBC), 36 parentes saudáveis (HBR) e 22 mulheres sem história familiar de câncer nas últimas três gerações (grupo controle). O estabelecimento de fatores genéticos de suscetibilidade ao câncer de mama é importante no reconhecimento de indivíduos com maior propensão ou risco elevado ao desenvolvimento do câncer da mama, desta forma o entendimento das causas genéticas envolvidas no desenvolvimento desta patologia pode assim resultar em novos procedimentos ou condutas terapêuticas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCIANA MACHADO GUABERTO
DANIELLE LETICIA MARTINS COELHO
Professor(es): ANA CRISTINA MESSAS
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
A Síndrome do X-Frágil é uma forma hereditária de retardo mental determinada pela perda da expressão do gene FMR1 que está associado com a expansão da repetição dos tri-nucleotídeos CGG. Os indivíduos com um alto grau desta expansão apresentam o silenciamento da expressão deste gene e com conseqüente alteração no desenvolvimento do sistema nervoso do embrião causando danos neurológicos irreparáveis. O diagnóstico clássico é baseado na detecção do sítio frágil no cromossomo X pela citogenética. Infelizmente esta metodologia permite somente a detecção dos indivíduos portadores da mutação total. Desse modo, outras técnicas mais sensíveis precisam ser avaliadas para o diagnóstico do tamanho da expansão para desse modo identificar não somente indivíduos acometidos pela Síndrome do X-Frágil que apresentam mutações totais, como também, indivíduos portadores de pré-mutações

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 8/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA BIANCA DA SILVA VERONEZI
ERICA YUMI SAMIZAVA
Professor(es): ANA CRISTINA MESSAS
GIOVANA MARIOTO PELIZARI
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
Os filmes fabricados pela técnica de automontagem ou layer by layer (LbL) permite a nanoarquitetura de filmes finos com boa viabilidade de obtenção de camadas individuais, cuja deposição é independente da natureza, tamanho e topologia do substrato utilizado. Com esta técnica uma quantidade diversificada de materiais pode ser empregada na fabricação dos filmes e uma série de aplicações pode ser realizada, incluindo sensores e biosensores, catálises eletroquímica, entre outras. Este Projeto de Pesquisa Docente é a continuação do meu Projeto de Pós doutorado realizado na Universidade de Valladolid, Espanha. Visa em uma primeira etapa à fabricação de filmes automontados (ou LbL, layer-by-layer) de BSA (albumina de soro bovino) e PAH (polialilamina, um polieletrólito catiônico) e macrocílicos organos-metálicos (M-Pc) e a caracterização destes filmes via técnicas espectroscópicas como absorção no ultravioleta e visível (UV-vis), absorção no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e espalhamento micro-Raman (acoplamento espectrógrafo Raman e microscópio óptico), visando a aplicação destes filmes na detecção de dopamina. A dopamina é um importante neurotransmissor do sistema nervoso central de mamíferos e a perda desta biomolécula pode resultar em sérias doenças, inclusive Mal de Parkinson. Em uma segunda etapa do projeto serão otimizadas as condições para a detecção e quantificação de dopamina via medidas elétricas, utilizando os filmes fabricados pelo técnica LbL na etapa anterior. Serão utilizados também eletrodo de ITO puro, os filmes LbL de BSA/PAH e M-Pc/PAH sobre eletrodos de ITO, compondo desta forma unidades sensoriais. A detecção envolve a otimização de parâmetros como estabilidade dos filmes na presença de dopamina, tempo de imersão e agitação, pH, temperatura, força iônica, limite máximo e mínimo de detecção, entre outros. Uma comparação entre a eficiência dos eletrodos para a detecção e quantificação da dopamina também será realizada, além de tratamentos estatísticos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2009 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES

Resumo:
O câncer de mama é uma doença que apresenta crescente ocorrência nos países industrializados e também em desenvolvimento, como o Brasil. Vários fatores de riscos estão envolvidos na sua etiopatologia, entre os quais, destacam-se os fatores genéticos. Evidências apontam um risco significativo no desenvolvimento do câncer de mama familiar em mulheres portadoras de mutações germinativas nos genes BRCA-1 e BRCA-2. Estes genes, considerados supressores tumorais, codificam proteínas nucleares que estão relacionadas com várias funções no ciclo celular, e a sua inativação pode conduzir à instabilidade genômica, defeitos no reparo da dupla fita do DNA e, conseqüentemente, favorecer mutações adicionais em genes envolvidos com o processo de multiplicação e diferenciação celular, resultando na formação do tumor. O presente projeto de pesquisa se propõe a estudar a ocorrência e a freqüência de mutações herdadas em ambos os genes, visando determinar a sua possível correlação com a manifestação da doença em pacientes clinicamente diagnosticadas, pertencentes a diferentes faixas etárias. Serão estudadas as mutações mais freqüentemente citadas na literatura, de modo a permitir a sua identificação nos grupos de pacientes analisados. Esta pesquisa visa contribuir para a padronização de um método de diagnóstico molecular de alterações no DNA, com o objetivo final de estabelecer metodologias de diagnóstico precoce do câncer de mama.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ALANA CARULINI SILVA MARCELINO
GIOVANA RIBEIRO MUNIZ DE ANDRADE
FERNANDA ANTONIO BRAMBILA
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
Melhoramento genético e seleção de cultivares de girassol (Helianthus annus L.) e de mamona (Ricinus communis L.) adaptadas às condições de cultivo da região Oeste Paulista.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
O crescimento diferenciado entre linhagens de tilápias pode implicar em diferenças no crescimento do tecido muscular e adiposo e afetar as qualidades de carcaça e de carne em relação à dinâmica das concentrações de proteínas e lipídeos. Objetiva-se avaliar o crescimento de tilápias das linhagens Tailandesa e Supreme, carcterizando a hiperplasia, visualizada pelo aparecimento de células de pequenos diâmetros e hipertrofia dos tecidos muscular e adiposo com o crescimento dos peixes. O experimento será conduzido no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios da Alta Sorocabana (PRDTA-AS), sediada em Presidente Prudente, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Serão feitas amostragens mensais de 12 peixes de cada linhagem que serão pesados e medidos em comprimento. Seis peixes serão submetido à avaliação tecidual. A confecção de lâminas histológicas será realizada em Laboratório da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Os diferentes diâmetros das fibras musculares e adipócitos encontrados serão separados em classes de tamanho e plotados em um histograma de frequencia () para cada linhagem de tilápia. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando o pacote computacional SAS para Windows versão 8.01.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 10/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HILTON FABRICIO VITOLO
Professor(es): LUIZ WALDEMAR DE OLIVEIRA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa propõe o estudo a nível genético molecular de animais pertencentes a uma raça de bovinos zebuínos (Bos taurus indicus L.) e uma raça de búfalos (Bubalus bubalis L.) em rebanhos comerciais da região de Presidente Prudente (SP). Sabe-se que as técnicas tradicionais de melhoramento animal, baseadas nas avaliações fenotípicas dos indivíduos têm recebido a contribuição de modernas tecnologias, baseadas na genética molecular e em projetos de mapeamento genético das espécies. Na presente pesquisa, serão realizados experimentos com seqüências marcadoras de genes de importância econômica já descritos em outras espécies animais, em especial em rebanhos bovinos de diversos países. Amostras de sangue periférico dos animais serão colhidas para a extração e purificação de frações de DNA, seguido da amplificação das sequências marcadoras para cada gene, através da técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase). Serão estudados os genes da kapa-caseína, beta-lactoglobulina, hormônio de crescimento, receptor do hormônio de crescimento, e leptina. O polimorfismo genético será analisado após a digestão do produto de amplificação com enzimas de restrição específicas para cada gene, seguido de eletroforese e leitura em gel de agarose, para a identificação dos diferentes alelos. Os objetivos desse trabalho são identificar a presença de polimorfismo e avaliar a freqüência alélica para os referidos genes nos animais. Os resultados obtidos deverão ser comparados com aqueles relatados na literatura, visando a caracterização das espécies com base em suas freqüências alélicas e genotípicas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RUBIA ANZOLIN LOURENCO
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
A sexagem de aves através de metodologias laboratoriais torna-se necessária em diversas situações, principalmente quando as espécies não possuem dimorfismo sexual visível. Existem várias técnicas que permitem a sexagem, porém as técnicas mais usadas são: a observação do comportamento, a endoscopia (laparoscopia), a análise citogenética e a análise do DNA. O método ideal não deve causar nenhum stress, nem lesões muito significativas nas aves, além de conferir uma alta confiabilidade nos resultados. O procedimento adotado para o diagnóstico do sexo através do exame de DNA é o que mais se aproxima desta situação, uma vez que pode-se determinar o sexo do animal a partir de pequena fração de seus tecidos. O DNA é extraído a partir do material coletado, sendo analisado em laboratório pela técnica de PCR, seguida de eletroforese em gel de agarose, procurando detectar a presença ou ausência de marcador molecular de um gene específico, o qual só pode ser encontrado nas fêmeas e nunca nos machos. Esse método de análise era muito limitado, porém tem-se tornado comum nos últimos anos, embora ainda não existam laboratórios com a disponibilidade deste serviço na região de Presidente Prudente. No setor comercial, os criatórios de avestruzes enfrentam problemas para identificar os sexos dos animais com alta precisão. Já no caso de jardins zoológicos, existe uma legislação onde todas as aves dos cativeiros conservacionistas devem ser devidamente sexadas, permitindo maior facilidade no seu manejo e controle reprodutivo. A implantação dessa técnica de análise no laboratório de Genética Molecular da UNOESTE será muito importante, pois poderá permitir a prestação de serviços a diversos criadores comerciais da região, bem como os cativeiros conservacionistas, permitindo que a legislação seja cumprida, e contribuindo para a preservação das espécies que correm o risco de extinção.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ALANA CARULINI SILVA MARCELINO
JULIANA SOUZA ALMEIDA
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
A infertilidade humana afeta 14 dos casais e, deste total, cerca de 40 está relacionado com o homem. Em indivíduos sem transtornos clínicos aparentes, através do espermograma podemos detectar esta infertilidade, mas não a sua causa. Esta análise pode revelar se as alterações são quantitativas (diminuição no número de espermatozóides) ou qualitativas (diminuição na forma ou motilidade dos mesmos). Estudos realizados mais recentemente indicam que defeitos em genes relacionados com a espermatogênese, ou ocorrência de microdeleções no cromossomo Y podem levar à azoospermia não obstrutiva ou à oligospermia severa. A existência de um lócus definido como fator de azoospermia (AZF) no cromossomo Y humano está diretamente relacionado com a infertilidade masculina, nele encontramos genes essenciais para a diferenciação testicular normal e para a espermatogênese. Vários países têm realizado estudos para a melhor compreensão da infertilidade masculina humana, inclusive o Brasil. Em todos estes estudos, o método utilizado com eficiência para a detecção de microdeleções no cromossomo Y tem sido o PCR (reação em cadeia da polimerase)e, para a análise citogenética, é comum a utilização da metodologia de bandamento-G. Detecções de microdeleções no cromossomo Y através do PCR têm demonstrado ser esta a causa mais frequente de infertilidade masculina, sendo responsável por 10-15 dos casos de azoospermia e oligospermia severa. Estas deleções se localizam em um ou mais lócus do fator de azoospermia, denominados AZFa, AZFb e AZFc, e envolvem com mais frequencia o gene DAZ. O presente projeto de pesquisa visa verificar a ocorrência, a natureza e a frequencia de microdeleções no cromossomo Y de pacientes do sexo masculino que apresentam infertilidade, selecionados através das suas características clínicas. Em uma primeira etapa, e especificamente, o objetivo deste estudo é o de analisar a ocorrência de alterações na estrutura do gene DAZ, através da técnica de PCR, uma vez que tem sido relatado por diversos autores a grande frequencia de envolvimento do gene mencionado com este tipo de patologia genética. Deste modo, pretende-se fazer um levantamento das frequencias observadas na amostra deste estudo e confrontá-las com os dados obtidos na literatura.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIDIANE DA SILVA PAZ
NAYARA FLORES BOMFIM
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
A biologia atualmente está sendo alvo de muita discussão, principalmente na mídia, e portanto, tem se tornado centro de muita curiosidade e temáticas tratados em sala de aula. Pode-se dizer também que a matéria de biologia se mostra muito atrativa aos alunos, principalmente pré-adolescentes, devido ao fato de tentar explicar os fatos cotidianos. Contudo, há sempre algumas dúvidas que, por serem julgadas bobas, ficam sem respostas e como conseqüência disso acabam por desestimular os alunos. Em virtude dos fatos mencionados, o objetivo deste trabalho consiste em analisar e responder a essas questões, visando preencher as lacunas existentes e consequentemente estimular o aproveitamento das aulas de biologia.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2007 - 11/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIA LETICIA CEZARIO
FELIPE BENINCASA BARBOSA MACEDO
Professor(es): APARECIDA CARMEN TICIANELLI TERAZAKI
MARIA SALETE VACELI QUINTILIO
Alguma mensagem