CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Revista Videre retrata trajetória de Agripino Lima

História é contada através do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos de Jornalismo da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Revista Videre retrata trajetória de Agripino Lima
Carolina Armelin, Bruna Cindy e Jota Ribeiro, com a banca de avaliação e Maria Cecília Velasques Lopes


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Revista Videre: Agripino Lima. A História de um Homem por Trás da Imagem”, que conta a trajetória do chanceler da Unoeste e ex-prefeito de Presidente Prudente, Agripino de Oliveira Lima, foi aprovado pela banca avaliadora na noite de quinta-feira (17). A pesquisa foi realizada por acadêmicos do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Facopp).

Thaisa Bacco, coordenadora de TCCs da Facopp, afirmou que a revista se destacou por ser sólida na parte teórica e metodológica. “A peça prática surpreendeu a todos pela qualidade e formato que a história foi contada. O trabalho contribui para o arquivo histórico da cidade, pois relembrar a trajetória de Agripino é resgatar a história de Prudente”.

Bruna Cindy, integrante do grupo, explicou as características da revista. “Ela apresenta um texto interpretativo, aproximando-se do jornalismo literário. Apresentamos uma leitura aprofundada dos fatos, através de uma narrativa não-cronológica”.

A acadêmica Carolina Armelin contou sobre a produção da peça. “Uma das dificuldades enfrentadas foi encontrar material completo referente à vida desta personalidade prudentina, pois as informações estavam fragmentadas. O estudo mostra a importância da fotografia como fonte de pesquisa”.

Para José Assis Alves Ribeiro, que também compõe o grupo, atuar na pesquisa foi gratificante. “Ver o resultado do trabalho compensa todos os esforços e dificuldades enfrentadas. Colocamos em prática todo o conhecimento adquirido durante estes quatro anos, como noção de texto, entrevistas, fotografia, fontes e edição”.

A sobrinha de Agripino e diretora de assuntos universitários da Unoeste Maria Cecília Velasques Lopes o representou na ocasião, bem como a Reitoria da instituição. “Na década de 70, enquanto muitos investiam em instituições de ensino fora do Estado de São Paulo, Agripino fundava a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). Ele sempre desejou investir na cidade”, lembrou.

“Acompanhei o esforço que os alunos tiveram em reunir as informações e realizar diversas entrevistas. O trabalho emocionou toda a família e a instituição. É um estudo que serve de base para outras pesquisas”, ressaltou Maria Cecília, que esteve acompanhada de sua mãe, Doracy de Oliveira Lima, irmã de Agripino.

Roberto Mancuzo, orientador do TCC, ressaltou o empenho do grupo. “Em nenhum momento apresentou medo frente a novos desafios”.

Primeira edição - Gisele Galindo do Vale, uma das integrantes do grupo que produziu a 1ª edição denominada “Revista Videre: resgate histórico das Indústrias Matarazzo de Presidente Prudente por meio da fotodocumentação”, comemorou pelo estudo ter servido de inspiração para outra pesquisa. “Espero que outros acadêmicos possam dar continuidade ao trabalho. Este tipo de produção colabora para a carreira dos futuros profissionais”.

Além de Gisele, a primeira edição foi produzida pelas alunas Letícia Bortoloti Pinheiro, Lucyanne Maria Bonfim Castro e Nayara Dayane Fernandes Silva, em 2008.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem