CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atividade propõe construção de maquetes sobre energia eólica

Participaram da atividade alunos do 3º termo dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Atividade propõe construção de maquetes sobre energia eólica
Objetivo foi desenvolver um projeto de energia renovável que utilizasse os conceitos de eletricidade e sistemas de instalação elétrica




Preocupação com o meio ambiente, adaptação de uma energia renovável e muita criatividade. Estes foram os elementos essenciais para que alunos do 3º termo dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Unoeste elaborassem projetos com maquetes que utilizam a energia eólica como sistema de eletricidade.

O projeto apresentado ontem (27) e hoje (28), faz parte da disciplina de Eletricidade, comum aos dois cursos. A intenção do trabalho foi que os alunos desenvolvessem uma maquete que utilizasse os conceitos aprendidos em sala de aula, envolvendo eletricidade e sistemas de instalação elétrica.

O professor da disciplina, Cássio Fabian Sarquis de Campo, explicou que o objetivo foi enfocar o meio ambiente, fazer com que os acadêmicos utilizassem soluções elétricas, desenho técnico e energia renovável, que neste caso era fornecida através do vento para gerar energia elétrica.

“O projeto teve o tema livre e os alunos, divididos em grupos com no máximo seis estudantes, construíram as maquetes. Eles abusaram da criatividade e reproduziram autódromo, aeroporto, show com banda, casa do Big Brother, fazendas, cidades, litoral, rodeio, entre outros”, observou o docente.

A aluna Nádia de Souza Bastos, do 3º termo de Engenharia Ambiental, explicou que seu grupo desenvolveu uma maquete de usina eólica, através da arquitetura da casa do Big Brother Brasil. “Desenhamos a casa, as instalações elétricas, produzimos energia através do vento. A idéia era reproduzir um tipo de energia limpa e diante de tantas energias não renováveis, a energia eólica é uma alternativa”.

O grupo do acadêmico Tomas Torrezam, também de Engenharia Ambiental, elaborou uma usina eólica na praia para mostrar que a maioria das fontes dessa energia no Brasil vem dos ventos fortes do litoral.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem