CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Escritora Márcia Tiburi fará conferência final do Enepe 2012

Doutora em filosofia, é autora de vários livros, colunista da Revista Cult e professora universitária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Escritora Márcia Tiburi fará conferência final do Enepe 2012
Márcia Tiburi aceita convite da Unoeste e confirma participação no evento de Ensino, Pesquisa e Extensão


O Enepe 2012 – que é o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – está em fase de organização. Será realizado de 22 a 25 de outubro. É elaborada extensa programação. Para a conferência de abertura já havia sido confirmada e noticiada a escritora Viviane Mosé. Agora, ocorre o anúncio da também escritora Márcia Tiburi para a conferência final. O megaevento será aberto às 19h30 do dia 22, uma segunda-feira, no Teatro Universitário César Cava. O encerramento ocorrerá no dia 25, uma quinta-feira, às 19h30 no mesmo local.

A conferência contemplará a temática geral do Enepe, que é Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade. Assim, a escritora discorrerá sobre Educar para a vida: uma reflexão sobre educação, ética e conhecimento. A proposta por ela formulada visa um questionamento dialógico sobre o sentido da educação universitária como criadora de elos sociais, de linguagem e de conhecimento fundadores de cultura. A intenção é mostrar como a cultura precisa ser pensada como fator ético.

"A pergunta 'para que ensinar? Nos envia a esta reflexão apoiando-se nas perspectivas em que os motivos do ensino e as metodologias voltadas ao por que e como ensinar precisam ser revistas na direção de um projeto de educação entendido como projeto ético. A integração como método da formação científica, humanística e artística é tarefa da universidade. Também é tarefa da universidade a formação do cidadão do mundo que é o seu estudante. Que educação temos e que educação queremos é a pergunta que tentaremos responder neste contexto", diz a escritora.

Márcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles as antologias As Mulheres e a Filosofia pela Editora Unisinos em 2002. O Corpo Torturado, Editora Escritos, 2004, e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero, Edunisc, 2008, Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento, UNIJUí, 2009.

Publicou também os ensaios: Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Theodor Adorno, EDIPUCRS, 1995; Uma outra história da razão, Editora Unisinos, 2003, Diálogo sobre o Corpo, Escritos, 2004; Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita, Escritos, 2004; e Metamorfoses do Conceito, Editora UFRGS, 2005.

Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto, pela Editora Record. Publicou em 2009, em parceria com Denise Mattar, o livro Maria Tomaselli, sobre a artista homônima. Em 2010 publicou o infantil Filosofia Brincante (Record) e Diálogo/Desenho, pela Editora Senac. Em 2011 publicou Olho de Vidro, a televisão e o estado de exceção da imagem, pela Record.

Em 2005 publicou os romances Magnólia, indicado em 2006 ao Jabuti de melhor romance e o segundo volume da série Trilogia Íntima chamado A Mulher de Costas em 2006, ambos pela Editora Bertrand Brasil. Em 2009 finalizou a série intitulada Trilogia Íntima com o romance O Manto, também pela Record.

Agora em 2012 publica o romance Era Meu esse Rosto pela Editora Record. Ainda em fase de impressão encontram-se os livros Diálogo/Dança e Diálogo/Fotografia, pela editora do Senac-SP. Como escritora, já participou de diversos eventos literários, entre eles a Jornada Literária de Passo Fundo, a Fliporto, o Festival da Mantiqueira, a Tarrafa Literária de Santos, as Bienais do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, as feiras de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, de Santa Maria, a Panamazônica de Belém, e diversos outros.

Escreveu para várias revistas e jornais e desde 2008 é colunista da Revista Cult. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, professora convidada da Fundação Dom Cabral. Realiza palestras sobre filosofia, ética e educação e temas relacionados.

Neste ano de 2012 o Enepe contempla o tema "Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade" e seu conjunto de ações está no IX Enaens – Encontro Anual de Ensino Superior, o XVII Enapi – Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Científica, e o X Enaext – Encontro Anual de Extensão. A organização envolve as Pró-reitoria Acadêmica, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão e Ação Comunitária, pelas quais respondem, respectivamente, os doutores José Eduardo Creste, Zizi Trevizan e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. Entendimentos com Márcia Tiburi foram feitos pela coordenadora geral de Ações Extensivas, Cidinha Martinez.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem