CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Graduações podem optar por dependência a distância

No Aprender Unoeste são disponibilizados materiais de apoio, atividades extras, chats e até vídeos aulas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Graduações podem optar por dependência a distância
Novo programa ocorre nos mesmos moldes dos cursos a distância


Com o sucesso dos cursos a distância, a Unoeste mais uma vez inova e moderniza as opções de aulas aos alunos das graduações que ficam de dependência (DP) em até duas disciplinas. A DP a Distância, de iniciativa do Núcleo de Educação a Distância (Nead), foi estendida este ano a todos os cursos da graduação que tiverem interesse pelo novo método. Os coordenadores e professores que aderem ao programa recebem instruções de como devem prosseguir e as ferramentas que podem ser utilizadas.

De acordo com a professora e coordenadora acadêmica do Nead, Dayene Miralha de Carvalho Sano, no segundo semestre do ano passado foi desenvolvido um projeto piloto da dependência a distância em algumas disciplinas do curso de Administração. “A experiência deu tão certo que este ano estendemos para toda a universidade. O importante é fazer com que os acadêmicos consigam aprender, e isso ocorreu com os alunos que participaram”, comenta.

A coordenadora reforça que somente poderá participar do programa alunos que tenham sido aprovados na frequência e reprovados em no máximo duas disciplinas. Ela pontua que o método é comum em grandes cidades, como em universidades de São Paulo, por exemplo. “Estamos trazendo este conceito agora para a Unoeste e já foi bem visto, principalmente, pelos estudantes que trabalham durante o dia e não têm tempo de fazer a disciplina em horário oposto ao das aulas regulares. Muitas vezes, o aluno precisa atrasar um termo, o que dificulta para ele”, comenta.

O novo programa ocorre nos mesmos moldes dos cursos a distância. Sano discorre que o docente receberá as normas para operacionalização, sendo que será necessário um plano de estudos constando, entre outros itens, as datas de aulas presenciais, se houver, das avaliações e das demais atividades. “As avaliações sempre serão presenciais, os outros encontros serão definidos pelo professor”.

No momento em que o estudante é cadastrado no programa, automaticamente a disciplina que ele está inserido é acrescentada no ambiente virtual de aprendizagem – Aprender Unoeste. Lá, o docente pode disponibilizar material de apoio, atividades extras, chats, e até vídeos aulas.

Projeto piloto – No término da DP a distância experimental, realizado no segundo semestre de 2011, as professoras Dayene Miralha de Carvalho Sano e Sônia Sanae Sato, que ministraram as disciplinas, coletaram a opinião dos alunos que fizeram o método. As respostas foram positivas.

Para o aluno de Administração, Éverton Correia, o novo método foi muito útil, inclusive, ele afirma que teve mais facilidade em aprender a matéria que ficou de dependência, isso porque ele pode utilizar seus horários livres para se dedicar. “O professor exige, através dos exercícios propostos nos fóruns, uma responsabilidade maior, já que as atividades têm pontuação e prazo de entrega. Sendo assim, foi a melhor forma de apreender, e no meu horário. Eu trabalho e não conseguiria fazer aula presencial toda semana”, relata.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem