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Ensinar num mundo desafiador requer atualização constante

Em sala de aula é preciso ir além daquilo que pode ser encontrado nas ferramentas virtuais


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Foto: Mariana Tavares Ensinar num mundo desafiador requer atualização constante
Dr. Moran foi o convidado especial da conferência de abertura do 8º Enped
Foto: Mariana Tavares Ensinar num mundo desafiador requer atualização constante
Salão do Limoeiro ficou lotado; evento contou com a presença dos professores, diretores e coordenadores das graduações
Foto: Mariana Tavares Ensinar num mundo desafiador requer atualização constante
Alba Arana, Creste, Darcy Alessi Delfim, Moran e Guelfi

Atualização constante é essencial para profissionais de qualquer área, principalmente em razão da frenética evolução tecnológica. Para quem tem a missão de ensinar, o ato de se renovar tornou-se extremamente necessário, pois para lidar com as atuais gerações, em que adolescentes e jovens permanecem conectados 24 horas por dia, é preciso adotar uma metodologia mais ativa em sala de aula. “Caminhos para ensinar e aprender num mundo desafiador” foi o tema explorado pelo Dr. José Moran durante a conferência de abertura do 8º Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste (Enped), na noite desta segunda-feira (25), no Salão do Limoeiro.

Doutor em ciências da comunicação e coordenador de um grupo de pesquisa sobre formação inovadora de professores no Instituto Singularidades de São Paulo (SP), Moran levou os docentes da Unoeste a refletirem sobre a arte de ensinar e aprender. “O mundo exige uma aprendizagem muito mais ativa do aluno. O desafio é como ensinar e aprender num mundo que evolui rapidamente. O foco principal são as metodologias ativas, ou seja, sair do básico e conseguir trabalhar também com alunos mais avançados. Hoje, tudo é encontrado na internet, inclusive o conteúdo da aula. Por isso, temos que ir além daquilo que eles podem encontrar nas ferramentas virtuais”, destaca.

Segundo ele, utilizar as tecnologias para a educação não é tarefa simples. “Todos sabem utilizar os dispositivos móveis no cotidiano, sabem mexer nas redes sociais, por exemplo, mas aprender por essas ferramentas é outra coisa”. Afirma que cada área do conhecimento tem seus desafios. “No Direito, por exemplo, que é uma área mais convencional, muito focada na oralidade, texto e memória, qualquer cidadão têm acesso às leis pela internet, porém, o estudante dessa graduação precisa aprender a interpretá-las, conhecer as contradições e suas complexidades. Enfim, é isso que devemos fazer na universidade, ou seja, ir além daquilo que ele encontra facilmente”, conclui.

A conferência de abertura teve início com as falas dos pró-reitores Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Na ocasião, Creste apresentou aos docentes os resultados positivos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro passado, em que todos os cursos avaliados no ciclo 2014 receberam conceitos satisfatórios, a maioria com destaque na região, no Estado e nacionalmente. Representando toda a equipe da Faculdade de Informática (Fipp), o diretor Moacir Del Trejo, bem como os coordenadores Emerson Silas Dória e Haroldo Alessi, foram parabenizados pelos pró-reitores e aplaudidos por todos os presentes por mais uma vez terem os cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Sistemas de Informação no topo do ranking nacional, sendo todos com nota máxima (5).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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