CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Encerramento do Enepe ocorre com solenidade de premiação

Foram revelados os vencedores dos prêmios: científico, universidade solidária e de iniciação científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Encerramento do Enepe ocorre com solenidade de premiação
Premiação atraiu grande público, que superlotou o Auditório Azaleia

No campus II da Unoeste, o Auditório Azaleia ficou superlotado na noite desta quinta-feira (20) para assistir a cerimônia de encerramento do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – o Enepe 2016 – e conhecer os vencedores do 5º Prêmio Científico Unoeste, 5º Prêmio Unoeste Solidária e 2º Prêmio Pibic.
 
A solenidade de premiação foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que falou sobre os resultados positivos alcançados pelo evento, tanto em qualidade quanto em quantidade: 4.335 inscritos e 1.696 trabalhos, respetivamente 8% e 16% a mais que no ano anterior.

A expectativa é de que em 2017 seja melhor ainda. Os premiados receberam certificados e os primeiros lugares foram contemplados com um voucher, cortesia do Restaurante Tropeiro Grill, um dos patrocinadores do Enepe. A premiação esteve dentro da programação do 14º Encontro Anual de Extensão (Enaext).  Confira os premiados:

2º Prêmio Pibic
O prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que beneficia alunos da Unoeste pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve como primeiro colocado o trabalho “Efeitos à curto prazo de um programa de treinamento resistido utilizando tubos elásticos em cardiopatas”, desenvolvido pelo  bolsista João Pedro Lucas Neves Silva, sob orientação da Dra. Francis Lopes Pacagnelli.
 
O segundo lugar foi “Caracterização física do concreto com resíduo industrial de couro, de autoria de Rafael Benvenuto Guimarães, sob orientação da doutora Rebeca Delatore Simões. Ficou em terceiro lugar o trabalho “Avaliação de efeitos mitigadores da aplicação de gaba e ACh na germinação de sementes de soja sob estresse osmótico”, por Maria Dolores Pissolato, com orientação da  Dra. Adriana Lima Moro.
 
5º Prêmio Científico Unoeste
Este prêmio é dividido em áreas e categorias. Na área de ciências agrárias, categoria graduação, houve um único trabalho premiado que foi o de Juliana Ferreira Batista e colaboradores da Unoeste, com o título “Avaliação morfológica e nuclear de oócitos bovinos imaturos, obtidos de ovários com e sem a presença de corpo lúteo”. Na área de ciências exatas e engenharias, categoria graduação, o primeiro lugar ficou com Aline Akemi Mourão Nakata e colaboradores da Unesp, com o trabalho “Aplicação da bioengenharia para recuperação de uma voçoroca provocada por erosão hídrica, localizada no distrito de Amadeu Amaral, Marília-SP”.
 
O segundo lugar ficou com José Augusto Alves Pimenta e colaboradores da Unoeste e Unesp, com o trabalho “Estudo comparativo do desempenho térmico das coberturas de fibra de celulose e betume, fibrocimento e cerâmica”. O terceiro lugar coube à Alessandra Santos e colaboradores da Unoeste, com o trabalho “Geotecnologias aplicadas na avaliação da adequabilidade da área de aterro sanitário: um estudo no município de Presidente Bernardes – SP”.

O primeiro lugar na área de ciências humanas e sociais aplicadas, categoria graduação, ficou com Gabriella do Nascimento Pinheiro e Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com “Uma análise do perfil da mulher no mercado de trabalho formal brasileiro no período 2002-2014”. O segundo lugar foi para Mayara Pereira Menezes e colaboradores da Unoeste, com “Ser professor no século XXI: as representações sociais de alunos ingressantes e concluintes de um curso de Pedagogia”.

O terceiro lugar ficou com Carla Zanetti Segatto e colaboradores da Unoeste, com “Museologia e arquitetura: uma catalisadora relação à educação por meio da readequação do acervo educacional de ciências naturais da Unoeste”. Na categoria pós-graduação o primeiro lugar coube à Tânia Cristina Silva Pessoa e Raimunda Abou Gebran, da Unoeste, com “A inserção do professor nos anos iniciais do ensino fundamental: a construção de sua identidade profissional”.

O segundo lugar ficou com Denise Watanabe e colaboradores da Unesp, com o trabalho “A interatividade como fomentadora da ludicidade: em busca de caminhos e sentidos na educação infantil”. O terceiro lugar foi para Lívia Bernardes Rodrigues e colaboradores da Unesp, com “A educação nutricional no contexto das culturas da infância”. Na área de ciências da saúde e biológicas, na categoria graduação, o primeiro lugar coube à Carla Costa Gomes e colaboradores da Universidade Católica de Petrópolis, com o trabalho “Vinculação genética como ferramenta para titulação das terras remanescentes quilombolas”.

Em segundo lugar ficou Paloma Pelossi e colaboradores da Unoeste, com “Nível de sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de indivíduos com necessidades especiais”. Em terceiro lugar Jaqueline Luche Neves e colaboradores da Unesp, com “Influência do índice de massa corporal no equilíbrio de idosas ativas participantes de projeto Unati de atividade física”. Na categoria pós-graduação, em primeiro lugar Allysiê Priscilla de Souza Cavina e colaboradores da Unesp, com  “Efeitos da imersão em água fria na recuperação de índices espectrais da variabilidade da frequência cardíaca pós exercício”.
 
No segundo lugar ficou Anne Beatriz Bortoluci e colaboradores da Unoeste, com “Avaliação da distribuição espacial da tuberculose na região do Pontal do Paranapanema”. Em terceiro lugar: Alan José Barbosa Magalhães e colaboradores da Unoeste e da Unesp, com “Análise da prevalência de doenças crônico-degenerativas de moradores da cidade de Santo Anastácio-SP atendidos pelo projeto de Extensão Mutirão da Saúde”.
 
5º Prêmio Unoeste Solidária
Na categoria projeto de extensão o primeiro lugar coube ao projeto Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde, vinculado ao curso de Psicologia; e o segundo lugar com ao projeto Hipoterapia, do curso de Fisioterapia. Na categoria personalidade extensionista – professor, o prêmio coube a Aline Duarte Ferreira e personalidade extensionista – aluno, o vencedor foi André Aparecido dos Santos Correa, que recebeu 1.649 pontos, ambos com o projeto “Programa de aproximação à prática do Biomédico no SUS”, vinculado ao curso de Biomedicina”.

As demais pontuações dos alunos foram as seguintes: 2º lugar: Leonardo Santos de Souza – 235; 3º lugar: Jorge Luís Castro Demori – 226; 4º lugar: Adrieny da Silva Coelho – 225; 5º lugar: Mariana Santos de Paula (161); e  6º lugar: Wabison Júnior Fernandes dos Santos – 48.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem