CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trabalhos de pós em oncologia são apresentados em congresso

Produções são sobre a formação do enfermeiro no Brasil e especialização para formar enfermeiro oncológico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Trabalhos de pós em oncologia são apresentados em congresso
Carla e Marina, ao lado dos pôsteres apresentados no congresso

A pós-graduação em Oncologia Multidisciplinar da Unoeste esteve representada no 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem Oncológica e 10ª Jornada de Enfermagem Oncológica. Eventos promovidos pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, que atua no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil, juntamente com a Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO). Realizações que ocorreram no Rio de Janeiro até o dia 20 de outubro.

A enfermeira Marina Aparecida Molina Gomes, egressa da Unoeste, na condição de aluna da pós-graduação e com a orientação da professora Carla Andréia Vila Nova Marques apresentou os pôsteres: “A formação do enfermeiro oncológico no Brasil” e a “Oferta do curso de especialização para formação do enfermeiro oncológico no Brasil”. Para Marina, a participação no congresso foi uma nova experiência que proporcionou buscar novas ideias, novos ambientes e a atualização para essa área da saúde; o que classifica como sendo de extrema importância.

“Participar apresentando trabalhos é ótimo, pois além de divulgar a pesquisa, que foi realizada no ano de 2015 sobre a educação dos especialistas, divulgamos a informação de que no Brasil muitas regiões carecem de instituições de ensino que oferecem formação em oncologia e, provavelmente o profissional atuante nessa área”, comenta Marina, que faz a especialização vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste e que tem a coordenação do professor Hernani César Barbosa Santos.

“A especialização é um tipo de conhecimento especifico que não aprendemos na graduação. Multidisciplinar é quando temos diversos tipos de profissionais envolvidos e tenho colegas farmacêuticos, biomédicos e fisioterapeutas, o que para o aprendizado é muito importante, pois cada um tem uma visão de trabalho e experiências diferentes a compartilhar. A oncologia é uma especialidade teoricamente atual e o enfoque para o futuro é a prevenção da doença com hábitos saudáveis e mudança do estilo de vida”, diz Marina.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem