CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cevop abriga graduandos para atuação em estudos e pesquisas

Centro de Estudo em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista seleciona e recebe 12 novos estagiários


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cevop abriga graduandos para atuação em estudos e pesquisas
Reunião de apresentação dos novos estagiários do Cevop

Pela primeira vez no Centro de Estudo em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop) é feita a seleção de estudantes das graduações em Ciências Biológicas, Química e Agronomia, com a oferta de oportunidade de, através de estudos e pesquisas, ampliar a capacidade de análise crítica e alcançar compreensão mais efetiva sobre a ciência, capazes de promover maturidade intelectual. Dentre os 28 inscritos no processo seletivo, os 12 aprovados foram recebidos oficialmente na manhã desta terça-feira (6) na condição de estagiários que se juntam ao grupo de 14 membros efetivos do centro coordenado pela Dra. Adriana Lima Moro.

Avaliados em prova e entrevista, os selecionados agora terão seis meses para ver se irão se adaptar à rotina do laboratório. Farão acompanhamento de experimentos de pesquisa e participarão da rotina semanal de reuniões do grupo de estudo, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas atividades na graduação. Outros alunos têm participado, porém os alunos eram escolhidos por uma ou outra questão pontual, que indicava certo perfil para pesquisa. Agora, pelo novo processo de escolha, os que passarem com bom rendimento pelos seis meses de preparação, se envolverão em projetos como corresponsáveis.

O Cevop possui ampla estrutura, com todos os equipamentos necessários para análise de fisiologia; câmaras climatizadas Fitotron, que permitem o controle de temperatura e fotoperíodo; laboratório de bioquímica e duas casas de vegetação, sendo que a mais recente foi adquirida após recomeço do convênio de parceria com a Stoller do Brasil, devidamente amparado pela Unoeste, multinacional originária dos Estados Unidos e que é líder mundial em fisiologia e nutrição vegetal, há mais de quatro décadas desenvolvendo soluções voltadas para o aumento de produtividade.

São membros efetivos do Cevop: doutores Adriana Lima Moro, Ana Cláudia Pacheco Santos e Suzana Chiari Bertoli; mestres Alexandrius de Moraes Barbosa e Willyam de Lima Vieira; doutorandos Rafael Rebes Zilliani, Inaê Braga e Gustavo Francisco Rosalin Saraiva; mestrandos Viviane Cacefo e Flaive Loyze Baldassarini; e graduandos Daniel Neris Moreira e Maria Dolorores Pisollato (Ciências Biológicas), Bruna Luana dos Santos, Gustavo Henrique dos Santos e Jaderson Felipe dos Santos (Agronomia).

Novos alunos estagiários do Cevop: Agronomia – Mateus Paviani, Bruna Oliveira Spolaor, Jean Marcos Pereira Silva, Ester Gerônimo Serra, Débora Cristina Rodrigues Gonçalves, Aline Saraiva Viudes e Alexandre Herculano; Química – Nataly Negrão Lanziani; Ciências Biológicas – Daniel Trevizan, Guilherme Sanches Francischini, Diogo Pereira Alves, Melissa de Souza Silva e Douglas Gonçalves.

Simpósio – Recentemente o Cevop esteve representado no 2º Simpósio Nacional de Ecofisiologia Sistêmica, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais.  A Dra. Suzana Chiari Bertolli e o doutorando Gustavo Francisco Rosalin Saraiva proferiram palestras, respectivamente sobre reconhecimento de parentesco entre plantas e eletrofisiologia vegetal. Também participaram de plenária com os participantes do painel cognição/inteligência em plantas, juntamente com Gustavo Maia Souza, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas, e Fernanda Castro Correia Marcos, da Unicamp.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem