CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos científicos na Suíça são compartilhados na Unoeste

Com realização do Núcleo de Pesquisa em Saúde e mestrado na área, atividade contempla a internacionalização da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudos científicos na Suíça são compartilhados na Unoeste
Dra. Tatiana Claro da Silva durante a palestra
Foto: João Paulo Barbosa Estudos científicos na Suíça são compartilhados na Unoeste
Participantes da palestra, no auditório Jasmin
Foto: João Paulo Barbosa Estudos científicos na Suíça são compartilhados na Unoeste
Dra. Rogéria ao apresentar a convidada
 
Atualizada em 07/12/2016, às 11h59

A falta de vitamina D pode resultar em dores e até causar deformidades nos ossos. Situações que evidenciam a importância dos estudos científicos sobre o assunto, razão pela qual tem despertado o interesse de pesquisadores da área de saúde. Na condição de estudiosa de proteínas transportadoras de nutrientes e medicamentos, a farmacêutica Dra. Tatiana Claro da Silva desenvolveu estudo sobre o tema e na noite de sexta-feira (2) compartilhou dados com pesquisadores ligados e com convidados do Núcleo de Pesquisa em Saúde (Nipes) e do mestrado em Ciências da Saúde da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste.

O encontro de caráter internacional ocorreu no auditório Jasmin, no bloco B do campus I da Unoeste, com a seguinte abordagem: “O papel da vitamina D na expressão do transportador de zinco e manganês SLC30A10”.  Evento que contemplou o processo de internacionalização da universidade, já que a pesquisadora brasileira, do Rio de Janeiro, vem de estudos no exterior. Sua estada em Presidente Prudente, de quinta-feira (1º) até terça-feira (6), deve-se à relação de amizade com a biomédica Dra. Rogéria Keller, professora na Unoeste. Elas se conheceram há 13 anos na University of Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos; onde a biomédica foi fazer pós-doutorado.

O compartilhamento de dados esteve focado no fato de que proteínas de transporte têm um papel crucial na absorção e distribuição de medicamentos e nutrientes; sendo que alterações em sua expressão genética ou proteica, ou ainda a presença de moléculas inibidoras, podem afetar o seu funcionamento e levar a toxicidades graves e muitas vezes fatais. A Dra. Tatiana investigou aspectos distintos dessas complexas proteínas. No  doutorado em Maryland estudou o transportador de ácidos biliares – e potencial transportador de pró-fármacos - Apical Sodium-dependent Bile Acid Transporter (hASBT, SLC10A2), do ponto de vista da relação estrutura-atividade e estabilidade proteica.

Em seguida, como pós-doutoranda no Hospital da Universidade de Zurique, na Suíça, investigou o efeito da vitamina D na expressão genética e proteica do transportador de zinco e manganês ZnT10 (SLC30A10).  Como pós-doutoranda do programa Oak Ridge Institute for Science and Education (Orise), da USA Food and Drug Administration (FDA), utilizou Physiologically-Based Pharmacokinetics (PBPK) para estudar o papel de transportadores renais em interações medicamentosas nefrotóxicas. Os dados compartilhados foram da pesquisa na Suíça.

Idealizado pelo Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues e criado no começo de 2014, o Nipes reúne professores de cursos da área de saúde, em caráter interdisciplinar. O mestrado em Ciências da Saúde foi autorizado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), no final do ano passado e já está implantado com a coordenação do Dr. Luiz Euribel Carneiro e vice-coordenação da Dra. Jossimara Polettini.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem