CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador vinculado à Unoeste assume assessoria na Fapesp

Convite é feito pela diretoria científica da renomada agência de fomento à pesquisa no Estado de São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisador vinculado à Unoeste assume assessoria na Fapesp
Doutores Chacur e Guelfi, satisfeitos com o convite da Fapesp

Frequente e notável produção científica na área de reprodução animal, associada com suas relações interinstitucionais, resulta em honroso convite ao médico veterinário Dr. Marcelo George Mungai Chacur para atuar como assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O convite ao pesquisador vinculado à Unoeste foi feito pela diretoria científica desta agência de fomento, recebido e respondido na última quarta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes.

Chacur passa a exercer a função de emitir parecer técnico-científico em processos de pesquisa, com direcionamento para tomadas de decisões sobre financiamentos ou não de novos projetos. É uma função para a qual, historicamente, têm sido contemplados pesquisadores vinculados às instituições públicas, estaduais ou federais. Assim, o novo assessor científico está entre os poucos que atuam em instituições particulares. Neste ano, ele completa 20 anos de Unoeste, inicialmente na graduação.

Também atua na pós-graduação desde o ano 2000, ministrando aulas nos cursos de especialização (lato sensu) e na stricto sensu no Programa de Mestrado e de Doutorado em Ciência Animal, respectivamente implantados em 2006 e 2015. Na sua linha de pesquisa em reprodução animal estão três subáreas: andrologia e ginecologia, biotecnologia da reprodução e endocrinologia da reprodução. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em revistas nacionais e internacionais.

Idêntico procedimento tem ocorrido com as apresentações de resultados em congressos, no Brasil e no exterior. Em ambos os casos, respondendo ao apelo de internacionalização da pesquisa, com os resultados levados para fora do país. A atuação na Fapesp ocorre com o recebimento e retorno dos processos pelo sistema eletrônico ou eventualmente, por meio de convocação, em reunião da sede em São Paulo. “Estou honrado com o trabalho de grande responsabilidade”, comenta.

O convite foi formulado pela Diretoria Científica da Fapesp, sem que exista um nome específico. Pelos critérios éticos e de isenção, não é informado de onde ou de quem partiu a indicação. Para Chacur a referência, certamente, envolve o grupo de pesquisa no qual está inserido e o prestígio da Unoeste que está entre as mais bem avaliadas instituições de ensino superior do país, sendo a 4ª melhor universidade particular de São Paulo e a 11ª do Brasil, pelo Índice Geral de Cursos (IGC).

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Dr. Adilson Eduardo Guelfi, em primeiro lugar está a conquista pessoal do Dr. Chacur, com o convite da Fapesp representando uma láurea à sua carreira profissional de docente pesquisador. Outro aspecto destacado por ele é a referência à qualidade das pesquisas feitas na Unoeste, onde a infraestrutura e o excelente nível dos pesquisadores resultam numa boa combinação.

“Cumprimentamos o Dr. Chacur pela conquista e à Reitoria pelo apoio oferecido”, diz Guelfi para comentar, como algo muito significativo, o fato da construção da carreira do novo assessor científico da Fapesp ter sido toda construída na Unoeste. “Realmente trata-se de uma conquista importante, da qual a universidade pode se orgulhar”, afirma o pró-reitor.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem