CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acesso livre à biblioteca permite ampliar pesquisa por obras

Unidade do campus I já conta com este sistema; reestruturação no campus II está em análise


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Acesso livre à biblioteca permite ampliar pesquisa por obras
Priscila Vicentin e Karoline Lopes Nunes relatam a praticidade do novo sistema
Foto: Mariana Tavares Acesso livre à biblioteca permite ampliar pesquisa por obras
Emanuelly Bertolotto utiliza o autoatendimento para finalizar o empréstimo
Foto: Mariana Tavares Acesso livre à biblioteca permite ampliar pesquisa por obras
Alunos pesquisam a obra e é emitido um bilhete indicando sua localização

Autonomia na busca por livros é um dos pontos que definem o novo sistema da Unidade de Informação 1 – localizada no campus I – da Rede de Bibliotecas Unoeste, que permite acesso livre dos alunos ao acervo. A coordenadora geral, Regina Liberati Silingovschi, explica que a mudança foi na forma de acesso, que antes era fechado. “O acadêmico tem duas opções: ou realiza a pesquisa do livro nos computadores de consulta, onde é emitido um bilhete com a localização da obra solicitada ou da área pretendida; ou ele pode procurar livros diretamente nas estantes. Em ambos os casos, o estudante pode finalizar o empréstimo no autoatendimento, o qual pode realizar sozinho e leva até 15 segundos, ou se dirigir ao balcão de atendimento”, pontua.

Conforme a coordenadora, no momento de buscar o livro na estante, o aluno tem a oportunidade de verificar outros títulos que podem ser do seu interesse, ampliando, assim, seu leque de estudo. “Além do prazer de pegar a obra nas mãos e ler o sumário, ele tem um novo horizonte de pesquisa, o que estimula a leitura”, relata. Regina informa que a empresa responsável pelo equipamento de segurança do novo sistema é a Bibliotheca, a qual adota a Tecnologia Identificação por Radio Frequência (RFID), considerada de última geração no quesito equipamentos de segurança e controle para bibliotecas. Na porta de entrada da unidade de informação está instalado um par de antenas que identifica se foi efetivado o empréstimo do livro que está saindo da unidade.

Regina reforça que o ambiente está dentro das normas técnicas de acessibilidade, com corredores largos para cadeirantes, por exemplo. Segundo ela, o próximo passo será instalar o mesmo sistema na Unidade de Informação 3 – no campus II, e o processo já se encontra em análise. “É importante lembrar que a biblioteca desempenha um papel dinâmico no contexto educacional e é um suporte ao ensino, pesquisa e extensão, apoia os estudantes a tornarem-se cidadãos preparados para desafios”, ressalta a coordenadora.

Para Emanuelly Bertolotto, do 8º termo de Biomedicina, o sistema facilitou suas buscas por obras para o trabalho de conclusão de curso. “Já encontrei vários livros por coincidência, o que é muito bom”. As estudantes do 6º termo de Medicina, Priscila Vicentin e Karoline Lopes Nunes, também aprovaram o sistema de livre acesso. “É mais prático para nossas buscas, pois o contato direto com as obras nos faz ter certeza da escolha correta do livro que procuramos, já que podemos analisar seu conteúdo antes de efetivar o empréstimo”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem