CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Concurso de bicicleta elétrica movimenta evento acadêmico

Jornada de Engenharia Elétrica encerrou com atividade prática, aproximando os alunos da profissão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Concurso de bicicleta elétrica movimenta evento acadêmico
Alunos exibiram protótipos de bicicletas elétricas em competição
Foto: Mariana Tavares Concurso de bicicleta elétrica movimenta evento acadêmico
Equipe vencedora recebeu troféu que foi produzido na impressora 3D da universidade
Foto: Mariana Tavares Concurso de bicicleta elétrica movimenta evento acadêmico
José Adriano Mendes, da Energisa, falou sobre os sistemas de distribuição de energia elétrica

A pouca idade e o curto tempo na graduação não foram empecilhos para a apresentação de bons trabalhos no 1º Concurso de Bicicleta Elétrica, que envolveu alunos do 1º termo do curso de Engenharia Elétrica da Unoeste. O evento integrou a semana acadêmica da graduação, que terminou na quarta-feira (25). Os estudantes, no decorrer do bimestre, se organizaram em equipes para desenvolver um protótipo de bicicleta elétrica, aliando a atividade prática com o empreendedorismo.

O coordenador do curso, César Daltoé Berci, comenta que além da interação entre os alunos, o concurso também teve como proposta promover o espírito de liderança, que é um assunto tratado de forma direta no curso. “A partir dessa atividade, visamos ensinar conceitos que complementam a formação acadêmica. Além disso, os alunos têm a oportunidade de se envolver em projeto de engenharia já no início do curso, despertando a curiosidade e a vontade de adquirir novos conhecimentos, até porque eles começam a estudar engenharia com outros olhos depois de terem feito algo prático”.

Berci pontua que se trata de um trabalho também ambiental, por ser um veículo que não polui e que pode ser utilizado para várias finalidades, como transporte, lazer, dentre outras. Apesar de ser uma competição, o professor conta que os acadêmicos se uniram para ajudar uns aos outros. “Essa competitividade é natural no comércio ou na indústria, ou seja, estamos sempre competindo com alguém. Ocorre que dentro da turma essa é uma competição saudável, não tem rivalidade. A atividade é mais para que eles vejam o trabalho de cada um”, completa.

João Pedro Ramos Moreira, Rodval Souza Junior, Lucas Silva Hartwig Martins e Gabriel Boigues “Pato” integram a equipe que conquistou o troféu de 1º lugar. “Montamos um protótipo, mas dá para adaptarmos e colocar em uso”, revela Pato, de 17 anos. Ele conta que sempre gostou dessas experiências, inclusive já montou uma bicicleta motorizada. Bruno Parpinelli Bonfim, 19, também aprovou a atividade, classificando-a como um “desafio”, mas que deu certo. “Tivemos ajuda dos professores e também de pessoas de fora, que trabalham com mecânica”, relata o jovem que trabalhou em conjunto com o aluno Renan Bonilho.

Evento – As atividades tiveram início com a palestra sobre “Os sistemas de distribuição de energia elétrica”, ministrada pelo diretor técnico e comercial da Energisa, engenheiro José Adriano Mendes. E na terça-feira (24) o professor Luis Horácio Ramos Isique, gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), falou sobre empreendedorismo.

Vestibular Unoeste – As inscrições para o processo seletivo de inverno estão abertas e podem ser efetuadas no site. Engenharia Elétrica está entre os 59 cursos com vagas ofertadas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem