CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo avalia fabricação de tijolos com uso de recicláveis

São utilizados materiais obtidos de coleta seletiva do lixo, da construção civil e da indústria sucroalcooleira


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia fabricação de tijolos com uso de recicláveis
Maria Eunice desenvolveu estudo sobre a produção de tijolo ecológico
Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia fabricação de tijolos com uso de recicláveis
Banca de defesa pública, formada pelos doutores Teixeira, Reis e Rebeca
Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia fabricação de tijolos com uso de recicláveis
Maria Eunice Carvalho Tosello com Rebeca, Patrícia, Teixeira e Reis

Com a motivação pela busca por uma arquitetura sustentável, especificamente voltada à região do Pontal do Paranapanema, a arquiteta Maria Eunice Carvalho Tosello desenvolveu estudo de fabricação e caracterização estrutural de tijolos ecológicos com a utilização de materiais recicláveis provenientes de coleta do lixo urbano, de resíduos da construção civil e da indústria sucroalcooleira. Nos experimentos, no Laboratório de Engenharia da Unoeste, foram utilizados dois tipos de solos prevalentes na região, argamassa de reboco que iria para o entulho, plástico resistente (pet), isopor (eps) e vinhoto, com adição de cal. Foi criado um tijolo ecológico regional e único no mundo, considerando as fórmulas e os produtos.

Foram encontrados dois traços, um com argissolo (com maior percentual de argila) e outro com latossolo (mais arenoso), apresentando viabilidade na produção de tijolos do tipo adobe, com secagem natural em descanso à sombra; portanto, sem a necessidade de ir ao forno e, com isso, contribuindo para evitar o agravamento do efeito estufa. O solo com mais argila proporciona maior utilização de recicláveis, considerando o traçado com as seguintes medidas: 5 de terra, 4 reboco, 4 pet, 2 isopor, cal e vinhoto, resíduo extraído do processamento industrial da cana-de-açúcar. Com o solo mais arenoso, são utilizados 50% a menos de reboco, pet e isopor.

Os experimentos compreenderam a produção de vários traços e os dois com maior viabilidade são os que responderam melhor à norma técnica adotada como parâmetro, relativa aos tijolos de solo-cimento, que é a NBR 8492/12 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudo envolveu a caracterização física da matéria-prima (granulometria, proctor-normal, ensaio de permeabilidade e análise química da vinhaça); e a caracterização física dos tijolos ecológicos fabricados experimentalmente (compressão mecânica, absorção hídrica, densidade seca, teor de umidade, comportamento tensão/deformação, comportamento acústico, resistência à temperatura, análise térmica, microscopia eletrônica de varredura, comparação de massa e resistência à compressão).

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, com a orientação da Dra. Rebeca Delatore Simões e que recebeu, na banca examinadora da defesa pública da dissertação produzida por Maria Eunice, seus colegas Elton Aparecido Prado dos Reis e Silvio Rainho Teixeira, pesquisadores vinculados ao campus da Unesp em Presidente Prudente. Também esteve presente a coorientadora Dra. Patrícia Alexandra Antunes. A avaliação ocorreu durante a tarde de sexta-feira (13), culminando com a aprovação para que a autora do estudo receba o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem