CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina é contemplada com bolsas inéditas da Fapesp

Aval positivo pela maior agência de fomento à pesquisa do Brasil se deve à relevância dos temas propostos pelos projetos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Biomedicina é contemplada com bolsas inéditas da Fapesp
Professora doutora Rogeria orienta Bruna Rafaela, do 6º termo
Foto: Gabriela Oliveira Biomedicina é contemplada com bolsas inéditas da Fapesp
Dra. Jossimara é orientadora de Brunna Nepomuceno, do 7º termo

Atualmente, o curso de Biomedicina da Unoeste está entre as graduações da universidade com o maior número de acadêmicos inseridos em projetos de pesquisas. Essa prática que já rendeu publicações nacionais e internacionais obteve um reconhecimento inédito por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), já que foi contemplada recentemente com duas bolsas de estudo científico. Os projetos selecionados pela Fapesp são desenvolvidos pelas acadêmicas Bruna Rafaela dos Santos Silva, 19, do 6º termo, e Brunna Nepomuceno Colatto, 20, do 7º termo, orientadas respectivamente pelas professoras doutoras Rogeria Keller e Jossimara Polettini.

“Essa conquista emitida pela maior e mais criteriosa agência de fomento à pesquisa do país é importantíssima para nós, pois confirma que as estratégias de formação científica adotadas estão corretas e gerando frutos”, considera o coordenador de Biomedicina, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues.

Rogeria acredita que a bolsa concedida ao estudo de sua orientada se deve à relevância do projeto, que é em uma linha de pesquisa totalmente nova. “Realizaremos um estudo da microbiota intestinal de ratos fumantes passivos suplementados com prebiótico, probiótico e simbiótico. Não existe ainda nenhuma literatura sobre esse assunto e, por isso, esperamos contribuir para a mudança desse cenário”, diz a docente.  

Para Bruna Rafaela, que é moradora de Osvaldo Cruz (SP), a bolsa será muito bem-vinda. “Sou bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos) e preciso morar em Presidente Prudente para estudar. Essa ajuda de custo será como um incentivo para que eu me dedique ainda mais nesse projeto”. A aluna, que já participou de monitorias e de projetos de extensão, acrescenta que a diversidade de experiências será importante na hora de escolher a futura área de atuação. “A biomedicina é uma profissão que possui competências distintas e, por isso, busco me inserir em diversos ambientes, como, por exemplo, o da pesquisa”.

A professora Jossimara comenta que a sua orientada desenvolverá uma pesquisa sobre o comprimento dos telômeros e atividade da telomerase em membranas corioamnióticas de gestações a termo e na prematuridade espontânea. “Esperamos contribuir com o embasamento referente a esse assunto, que ainda é muito recente e possui poucas referências científicas”, diz. Sobre o seu envolvimento com a iniciação científica, Brunna Nepomuceno pontua que é uma oportunidade de desenvolver um conhecimento teórico e prático que vai além do que é ensinado em sala de aula. “Esse engajamento científico é um diferencial, pois depois que me formar pretendo seguir na área da pesquisa”. A jovem, também bolsista do Prouni, vislumbra que além da autonomia financeira, o parecer positivo da Fapesp lhe dará a possibilidade de escolher e adaptar-se previamente à pós-graduação. “Poderei também participar de congressos e de cursos externos. Experiências curriculares promissoras”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem