CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos de Nutrição apresentados em congresso internacional

Unoeste leva ao evento 3 pesquisas, das quais 1 estará na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudos de Nutrição apresentados em congresso internacional
Talita, Sandra, Bianca, Ana Lucia, Luci Mara e Maria Julia

Três professoras de Nutrição da Unoeste e quatro egressas deste mesmo curso estiveram no Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde, realizado de 15 a 18 de junho em São Paulo (SP). Houve apresentação de três pesquisas desenvolvidas na universidade, sendo que um dos artigos foi aceito para publicação na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, um periódico científico bimestral do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício.

O primeiro trabalho levado ao congresso internacional é “Suplementação com L-arginina modula ganho de peso de ratos Wistar submetidos à quimioterapia com 5-fluorouracil”, apresentado oralmente pela professora Bianca Depieri Balmant, uma das autoras da pesquisa, vinculada ao mestrado em Ciência Animal da Unoeste. As demais docentes presentes no evento foram Luci Mara Miura Yamada e Sandra Cristina Genaro, acompanhadas por quatro nutricionistas formadas pela Unoeste: Ana Lúcia Malheiros (residente em Saúde do Idoso), Camila Montini de Almeida (residente em Urgências e Emergências), Maria Julia Paganotti Lins (aluna de pós em Nutrição Clínica) e Talita Almada (nutricionista do Hospital Regional).

“A maioria dos trabalhos era de universidades estaduais e federais, e a Unoeste se destacou por apresentar pesquisas muito boas! É um estímulo aos estudantes e aos docentes, porque veem ex-alunos participar de congressos junto com professores e ter seus trabalhos apresentados para vários Estados e universidades e serem elogiados”, considera Bianca. Ainda de acordo com ela, para os pesquisadores isso é um importante item a ser acrescentado no currículo, além de momento para atualização de conhecimentos. “Percebemos que o trabalho feito aqui condiz com que as outras instituições fazem, estamos no caminho certo”, finaliza Bianca.

Colocados em pôsteres no congresso, os dois estudos da Unoeste são: “Avaliação do hábito alimentar pré e pós-treino e uso de suplementos em praticantes de musculação de uma academia no interior do Estado de São Paulo”, de autoria de Camila com orientação de Bianca e aceito pela Revista Brasileira de Nutrição Esportiva; e “Medicina complementar e alternativa: interações entre o uso combinado de produtos à base de plantas medicinais e medicamentos quimioterápicos no tratamento do câncer”, que tem Ana Lúcia como autora, orientada por Sandra. Essas três pesquisas também serão levadas ao 21º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, em outubro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem