CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

MEC reduz vagas do Fies para o 2º semestre de 2016

Diminuição do órgão federal chega a 77% em comparação ao 1º semestre deste ano; em contrapartida Unoeste só cresceu nas avaliações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni MEC reduz vagas do Fies para o 2º semestre de 2016
Enquanto governo federal fala em aumento, panorama encontrado é de redução de vagas

A quantidade de vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) à Unoeste para este 2º semestre de 2016 foi de apenas 155 vagas para o programa de Financiamento Estudantil (Fies). O número surpreendeu de forma negativa a Reitoria da maior universidade do oeste paulista, que não entende essa redução que chega a 77%, se comparado ao 1º semestre deste mesmo ano, por exemplo, que foi de 680 vagas. Enquanto isso, a fala do órgão federal é de que houve “ampliação das vagas, que só foi possível após a restituição de R$4,5 bilhões ao orçamento da educação, negociada com outros ministérios como o da Fazenda e do Orçamento, Planejamento e Gestão”, conforme matéria divulgada no site do MEC no último dia 16 de junho.

Em contrapartida, a Unoeste só tem crescido nas avaliações do MEC. O conceito da instituição é 4, em uma escala que vai de 1 a 5, tendo, inclusive em uma delas sido citada em publicação do jornal O Estado de S. Paulo, em sua versão on-line, como a única no Estado a melhorar sua nota. Muitos dos seus cursos também têm os conceitos máximos (5), entre eles: os bacharelados em Ciência da Computação, Medicina, Odontologia, Sistemas de Informação e Zootecnia; as licenciaturas em Música e Artes Visuais; e os superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Design de Interiores, Produção Sucroalcooleira, Redes de Computadores e Tecnologia da Informação.

Para o 2º semestre de 2016, a Unoeste fez a solicitação de 2.739 vagas para o Fies, mas só foram liberadas pelo MEC 155 vagas. No 1º semestre de 2016, como já informado acima, foram liberadas 680 vagas e no 2º semestre de 2015 foram 564 vagas.

“A oferta certamente não atenderá a demanda dos nossos alunos, ainda mais diante da atual crise econômica brasileira, onde a população se torna cada vez mais dependente dos programas do governo de bolsas e financiamento para ter acesso ao ensino superior particular”, destaca o pró-reitor Administrativo da Unoeste Guilherme de Oliveira Lima Carapeba.

Conforme informações do MEC as inscrições para o Fies terão início nesta sexta-feira (24) e se estenderão até as 23h59 (de Brasília) do dia 29 de junho. Veja as vagas por curso na Unoeste, conforme divulgação do órgão federal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem