CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gastronomia oferece 9 opções em cursos de curta duração

Além da capacitação profissional, estão sendo oferecidos 25 workshops abertos para a comunidade em geral


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Gastronomia oferece 9 opções em cursos de curta duração
Santiago, no Laboratório de Sala e Bar, anuncia cursos e workshops

A culinária no Brasil vive um período de efervescência, constatado pela audiência e quantidade de programas nos canais pagos e abertos da TV (mais de 70) e previsões animadoras como a do setor de foodservice que, em momento de grave crise econômica do país, espera em 2016 um crescimento de 7,7% para o mercado cujo faturamento anual é de R$ 60 bilhões e gerador de mais de 220 mil empregos; respectivamente, conforme dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e do Instituto Foodservice Brasil (IFB). Diante desse cenário, o curso de Gastronomia da Unoeste amplia sua atuação com as ofertas de nove cursos de extensão/capacitação, todos de curta duração, e programa, para o período de agosto a dezembro deste ano, a realização de 25 workshops abertos à comunidade em geral.

O professor Lucas Ferreira Santiago, que desenvolve a articulação dos cursos e workshops juntamente com o coordenador Ulisses Dias de Souza, anuncia que os cursos estão voltados à capacitação de profissionais e empreendedores em busca de reciclagem ou em preparação para ingressar no mercado; enquanto que os workshops são para qualquer pessoa que se interessar. Tem workshop Chef Mirim, que é exclusivo para pré-adolescentes e adolescentes, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade; sendo exigência de maioridade (18 anos) para os que estão relacionados com bebidas alcoólicas. Os demais são para que tenha mais de 15 anos.  Será utilizada a ampla estrutura do curso de Gastronomia, incluindo cozinhas pedagógicas, laboratórios e sala para aula-show.

Os cursos com 20 horas de duração são os seguintes: Qualidade no atendimento ao cliente interno e externo, Introdução ao mundo do vinho e Maître. São dois de 40 horas: Bartender e Garçom. Para os outros quatro, conforme Santiago, a carga horária está sendo definida, que são: Cozinheiro básico, Confeiteiro básico, Panificação básico e Forno e Fogão para empregado doméstico. Os workshops na área de bebidas são os de Vinhos Portugueses, Espumantes, Vinhos nacionais com mini-harmonizado, Drinks e coquetéis, Vinhos exóticos com menu harmonizado, Vinhos italianos, Cachaças artesanais e drinks contemporâneos. Queijos e Vinhos e Espanha: vinhos e comidas.

Os demais workshops são os seguintes: Sanduíches gourmet, Massas e molhos, Doçaria brasileira, Cozinha catarinense contemporânea, Comidas de boteco, Doces finos, Saladas especiais, Cortes especiais de carne, Charcutaria: embutidos e artesanais, Jantar natalino, Panetones – do clássico ao contemporâneo, Bolos artísticos, Pizzas clássicas e contemporâneas, Sanduíches artesanais e suas harmonizações, Chef Mirim, Pães artesanais e Cozinha do mar – peixes e frutos do mar. “Nos workshops haverá degustações, tanto nos práticos quanto nos teóricos. As aulas serão com professores da casa e docentes convidados”, diz Santiago e conta que dois cursos já estão com inscrições abertas e os demais, assim como os workshops, terão as inscrições disponibilizadas, gradativamente, no site da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Serviço – Inscrições: Bartender e Qualidade no atendimento ao cliente interno e externo. Contato (18) 3229-2078.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem