CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

8º Ciclo de Palestras de Química traz temas diversificados

Aspectos técnicos e socioemocionais foram trazidos por profissional externa e docentes da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira 8º Ciclo de Palestras de Química traz temas diversificados
Dra. Grazielle: “Nanomateriais, microfluídica e eletroforese capilar: um pouco da química que não aprendemos na graduação”

A 8º edição do Ciclo de Palestras de Química da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste encerrou-se na sexta-feira (26) com assuntos que são considerados o “estado da arte” da química. Com o auditório Azaleia lotado por acadêmicos e profissionais da área, a palestrante Dra. Grazielle de Oliveira Setti apresentou o tema Nanomateriais, Microfluídica e Eletroforese Capilar: Um Pouco da Química que não Aprendemos na Graduação.
 
“Menores do que a espessura de um fio de cabelo, os nanomateriais são utilizados principalmente pelas indústrias farmacêutica e médica. “Após a ingestão, o medicamento percorre todo o corpo, não agindo somente no seu destino final. Para que esse processo chamado por drug delivery (entrega de drogas) seja otimizado, tem se investido muito na fabricação de nanopartículas que quando agregadas ao fármaco, interagem apenas com a célula ou órgão doente”, exemplifica Grazielle.
 
Ela pontua ainda, que os dispositivos microfluídicos possibilitam reações em uma escala muito menor. “Teremos menos de 1 ml e um volume menor do que uma gota para a análise de fluídos e de reações químicas. Esse tipo de material faz com que a dispensação dos reagentes e dos resíduos gerados seja mínima. Outro benefício da microfluídica é a portabilidade, já que o transporte para os laboratórios é mais simples”. Sobre a eletroforese capilar, Grazielle explica que o capilar é um tubinho muito fino, com cerca de 50 micrometros de diâmetro interno, com um comprimento que varia entre 40 e 100 centímetros. “Essa técnica de separação nesse recipiente pode ser mais eficaz, já que reduz o tempo de análise e a quantidade de materiais utilizados”.
 
A coordenadora da licenciatura e do bacharelado em Química, Dra. Patricia Alexandra Antunes argumenta que essa abordagem técnica é de grande relevância para os acadêmicos das graduações. “Esses tópicos são muitos discutidos em institutos de pesquisa referências no país. Dessa forma, trouxemos uma profissional que possui experiência nesse segmento, para compartilhar um pouco do seu conhecimento com os nossos alunos”.
 
Patricia acrescenta que evento também trouxe palestras com foco socioemocional. “Na quinta-feira (25), Ana Paula Fabrin, psicóloga do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) da Unoeste teve uma fala motivacional, que veio ao encontro dos anseios e expectativas dos universitários. Outra abordagem nesse mesmo dia foi sobre atividade física e hábitos alimentares, apresentada pelo docente Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior. “Contabilizamos um público de 125 participantes, entre acadêmicos e egressos, um engajamento que superou as expectativas”.
 
Luiz Gustavo de Oliveira Vieira, 19, cursa o 4º termo do bacharelado em Química. “Moro em João Ramalho e viajo todos os dias à Prudente. Trabalho o dia inteiro, saio às 16h30 da minha cidade e chego por volta das 0h30. Apesar da rotina cansativa é na Unoeste que vejo a chance de mudar de vida”. Comenta que achou muito bacana a preocupação do curso com o lado emocional do acadêmico. “É esse tipo de abordagem que nos motiva a continuar estudando e a não desistir dos nossos sonhos”. Para Jéssica Maria Garcia Cardoso, 24, do 6º termo da licenciatura em Química, a palestra técnica foi bem interessante. “Momentos como esse são enriquecedores e agregam muitos conhecimentos que poderão ser aplicados por mim em sala de aula. Depois que me formar, pretendo continuar frequentando esse ciclo de palestras da graduação”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem