CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante da República Tcheca estagia em acervo da Unoeste

Estágio resulta de acordo com a Mendel University e são feitos entendimentos para acordo de cooperação técnica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudante da República Tcheca estagia em acervo da Unoeste
Karolina Mikslová, no Aecin da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Estudante da República Tcheca estagia em acervo da Unoeste
Karolina entre os doutores Guelfi e Fluminhan
Foto: Cedida Estudante da República Tcheca estagia em acervo da Unoeste
Karolina com seu cachorro Archie

O acaso conspirou favoravelmente para que se tornasse real o sonho infanto-juvenil da tcheca Karolina Mikslová em conhecer o Brasil. A transformação do imaginário em fato começou quando conheceu duas brasileiras num intercâmbio em Portugal, para as quais manifestou seu interesse e das quais recebeu apoio. A estudante em gestão de recursos florestais naturais e tropicais em subtrópicos tinha entre as opções para estágio prático a Índia, Indonésia e Tailândia, mas acabou no Brasil e diz que tudo aconteceu como se o país tivesse lhe chamado. A jovem estudante da República Tcheca inicia, nesta semana, suas atividades no Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) da Unoeste que, por coincidência, está em processo de articulações voltadas para a internacionalização.

Pela National Geographic e outras publicações do gênero, foi como se encantou com as paisagens naturais brasileiras e construiu a convicção de que o Brasil é a meca, no sentido de convergência das atenções, da fauna, flora e biodiversidades, associadas a problemas enfrentados na área de preservação ambiental. Com esse pensamento cristalizado, o primeiro passo, pela busca do sonho, ocorreu em um encontro casual em Coimbra/Portugal com as estudantes de direito Nathália Emília Fonseca e Carolina Favaretto, contempladas no Brasil com bolsas do programa ibero-americano do banco Santander, na Universidade de Coimbra. As três compartilharam a mesma residência, indicada por agência que promove a acomodação de estrangeiros, de fevereiro a junho do ano passado.

Karolina fazia intercâmbio no Instituto Politécnico de Coimbra pelo programa Erasmus, financiado pela União Europeia, na condição de aluna da Mendel University in Brno, do curso com duração de três anos e que no último semestre abre para estágio no exterior. Assim, no final do ano passado buscou o apoio das amigas brasileiras e foi Nathália quem procurou ajuda na Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste, enquanto aluna do curso de Direito. O assessor Dr. Antonio Fluminhan Júnior conta que foi possível firmar acordo bilateral entre as universidades de Brno e de Presidente Prudente, com o deliberado apoio do pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária e de Pesquisa e Pós-graduação Dr. Adilson Eduardo Guelfi e o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, em nome da Reitoria.

O estágio no Aecin terá a duração de três meses, de agosto a outubro, no curso de Ciências Biológicas, coordenado pelo professor Silvério Takao Hosomi e vinculado à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste). Karolina chegou ao Brasil no dia 26 de julho e passou os primeiros dias com Carolina, em Ponta Grossa, no Paraná. Também esteve em Curitiba e Vila Velha. Prestes a completar 24 anos, no dia 1º de outubro, que pretende comemorar em Foz do Iguaçu, a mais nova estagiária é a filha caçula da professora de história e língua checa no ensino médio Zuzana e do médico prático Raimund. Seu irmão Jan é engenheiro, tem 29 anos, e trabalha em uma empresa norte-americana fabricante de microscópios, em Portland.

Seus pais moram em Kyjov, a 40 km de Brno, sendo que no início do curso Karolina viajava todos os dias, até fixar residência na cidade com cerca de 400 mil habitantes, dos quais 89 mil são estudantes universitários, em sua maioria proveniente de países da Europa Central, onde fica o jovem país da República Tcheca, emancipado da Checoslováquia em 1993 e que faz fronteiras com a Polônia, Alemanha, Eslováquia e Áustria. Disposta a ultrapassar os limites territoriais que demarcam o seu e outros países, Karolina fala, além do tcheco, três outros idiomas: inglês, alemão e português. Em relação ao Brasil, além das referências sobre as belezas naturais, conhece um pouco da música e se aventurou como iniciante no esporte genuinamente brasileiro: a capoeira.

Em Brno existe uma academia de nome Abadá, onde tem aula de capoeira, ministrada por um tcheco que há 15 anos importou o esporte, quando esteve no Brasil. Durante o segundo semestre do ano passado, Karolina fez aulas, variando de uma a duas vezes por semana. Como, ao som do berimbau, música é cantada em português, viu uma oportunidade de praticar o idioma, associada aos benefícios da dança (ginga) e da atividade de acrobacia (saltos), conforme palavras dela. Todavia, conta que sua prática de atividade física favorita é brincar com seus cachorros, correndo e lançando disco. Inclusive, durante a estadia em Portugal levou seu cachorro mais novo, o Border collie de nome Archie.

Agora, Karolina se dedica ao estágio em tempo integral. O cronograma de atividades é feito por Fluminhan, na condição de coordenador do Aecin que é vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Além das atividades no acervo, irá identificar espécies nativas da fauna regional com maior interesse nos grandes felinos, como onças pardas e pintadas, ações externas estão reservadas para o campus II da Unoeste, Parque Ecológico Cidade da Criança em Presidente Prudente; Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio; e Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema; espaços de preservação ambiental, respectivamente, com gestões municipal, estadual e federal.

A estada de Karolina na Unoeste resulta de acordo bilateral entre a Mendel University in Brno e a Unoeste, do qual resultam entendimentos iniciais para um acordo de cooperação envolvendo todos os cursos das duas instituições de ensino superior, referendado pelo escritório internacional da República Tcheca. As expectativas são as melhores possíveis, de acordo com Fluminhan. A estudante tcheca se manifesta muito feliz com a recepção, enaltecendo o acolhimento, inclusive pelo Dr. Guelfi, e compreendendo que todos estão fazendo o máximo para que se sinta bem, desde os contatos on-line. Sua estada na Unoeste é amparada com bolsa de estudos, incluindo o apoio da família.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem