CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doador de órgãos precisa manifestar desejo à família

No Brasil existem mais de 41 mil pessoas cadastradas na lista de espera do SUS, o Sistema Único de Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Doador de órgãos precisa manifestar desejo à família
Missa pela campanha de doação de órgãos e os 87 anos da Santa Casa
Foto: João Paulo Barbosa Doador de órgãos precisa manifestar desejo à família
Barbosa: apelo à conscientização da família sobre doar órgãos e tecidos
Foto: João Paulo Barbosa Doador de órgãos precisa manifestar desejo à família
Envolvidos na realização da campanha sobre a doação de órgãos e tecidos


Neste Dia Nacional do Doador de Órgãos ocorre o encerramento da semana da campanha de conscientização de órgãos e tecidos, em Presidente Prudente. Durante cerimonia religiosa na manhã desta terça-feira (27) no auditório da Santa Casa, o vice-presidente do Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, Antônio Alberto Ribeiro Barbosa, reafirmou o apelo da campanha para que o pretenso doador manifeste o desejo à sua família.

O motivo da manifestação decorre do fato de que no Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito. A família é quem autoriza a equipe médica a retirar os órgãos e tecidos, em caso de morte encefálica, para fins de transplantes de rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, como córneas, pele e ossos. O provedor Edson Freitas de Oliveira disse que a doação de órgãos faz parte das diretrizes da Santa Casa.

“Estamos empenhados em melhorar, no que for possível, as condições para a doação de órgãos”, afirmou o provedor. As doações vão para a fila única do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil são mais de 41 mil pacientes esperando por doações, conforme dados do governo federal. A maior demanda é de rins, com mais de 25 mil pessoas esperando pelo transplante renal. A Santa Casa realiza transplantes de rins. Foram realizados 229 nos últimos 29 anos.

Desde 2007, a Santa Casa também faz captação e transplantes de córneas. Neste ano já foram 68 captações de córneas, antes 112 do ano passado, e dez de múltiplos órgãos, todos encaminhados para a fila única. Transplantes de córneas já são 34, o que representa 36% a mais que durante o ano passado, quando foram feitos 25; conforme a assistente social Fátima Rota, que avalia como positiva a campanha realizada anualmente.

Por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) a Unoeste está entre os parceiros da campanha de iniciativa do banco de olhos, juntamente com o Lions Clube Cinquentenário. Também são envolvidas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Associação de Mulheres de Negócio (BPW) e Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim). Na cerimonia de hoje, a Proext esteve representada pelo assessor de integração comunitária, Darci Galbiati.

A missa foi celebrada pelo pároco Sérgio Bonini, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e capelão da Santa Casa. O ato religioso também comemorou os 87 anos de fundação do hospital, transcorridos no dia 15 deste mês. Ainda fez parte das atividades do Mês da Bíblia, como a carta de Deus. “Toda pessoa é uma carta de amor para o mundo. Cada ser humano é a imagem e semelhança de Deus”, disse o padre que enalteceu a todos que contribuíram para fazer da Santa Casa um grande hospital e aos que se sensibilizaram com a campanha de doação de órgãos e tecidos. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem