CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intepp motiva transformação de produção acadêmica em negócio

Motivação é feita em evento de caráter internacional voltado às novas tecnologias para obtenção de dados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Intepp motiva transformação de produção acadêmica em negócio
Isique: estímulo à oportunidade de negócios
Foto: João Paulo Barbosa Intepp motiva transformação de produção acadêmica em negócio
Palestra mobilizou pesquisadores e estudantes

Realizado pela segunda vez no Brasil, por organismos da comunidade científica internacional, o Young Professionals and Summer School (YP&SS) teve a participação da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), na condição de promotora de desenvolvimento de novos produtos e negócios. O evento ocorreu no ano passado em Curitiba (PR) e este ano em Prudente, por iniciativa do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus das Unesp em Presidente Prudente, instituição que tem sido parceira da Unoeste em diversas atividades, incluindo a manutenção da Intepp.
 
O gerente da incubadora e professor da Unoeste, Luís Horácio Ramos Isique, foi um dos palestrantes. Falou sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo, na tarde desta terça-feira (27). No segmento cartográfico o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) tem sido utilizado para obtenção de imagens e dados, seja por sensoriamento remoto ou fotocartografia. “O objetivo da minha fala foi incentivar os jovens, formados ou em formação, para o empreendedorismo, transformando conhecimento acadêmico em negócios”, disse Isique que apresentou um balanço da Intepp em seus 13 anos de atuação e como desenvolver um projeto até virar negócio.
 
Foram mais de 40 empresas ingressantes, resultando em 12 graduadas e cinco estabelecidas no mercado, gerando cerca de 20 empregos diretos e com faturamento de quase meio milhão de reais por mês, considerando a soma da movimentação financeira de todas. Outro assunto abordado por Isique foi sobre a Lei Municipal de Inovação que autoriza isenção tributária às startups da Intepp e empresas juniores. Também estabelece aporte financeiro para desenvolvimento de projetos que possam beneficiar a população em várias, como as de meio ambiente, saúde, educação, cultura, lazer e mobilidade urbana.
 
O coordenador do evento, Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, disse que o convite a Isique foi no sentido de apresentar as oportunidades de negócios que podem surgir a partir das pesquisas científicas. Outras palestras contaram com abordagens sobre experiências com o uso de Vants, inovação, produtividade e desenvolvimento econômico, entre outras vertentes apresentadas por pesquisadores inseridos na comunidade científica internacional. A organização envolveu universidades brasileiras e as sociedades científicas Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) e da International Society for Photogrammetry and Remote Sensing (ISPRS).
 
Também apoiam o evento, que nos primeiros dias desta semana teve palestras e nos três restantes oferece minicursos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia da Finlândia (AKA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundonesp).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem