CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

População é orientada sobre uso e descarte de medicamentos

Pelo sexto ano a seccional do Conselho Regional de Farmácia promove o projeto Farmacêutico na Praça


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa População é orientada sobre uso e descarte de medicamentos
Iniciativa realizada na praça 9 de Julho

Mais uma vez em parceria com o curso de Farmácia da Unoeste, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) realizou o projeto Farmacêutico na Praça. Durante a manhã de sábado (24), na praça 9 de Julho, populares receberam serviços preventivos de saúde e orientações sobre uso racional e descarte correto de medicamentos.
 
Nesse projeto voltado para valorização profissional, atuaram voluntariamente farmacêuticos e acadêmicos com a oferta do teste de glicemia (diabetes). Outro serviço prestado foi o de aferição de pressão arterial (hipertensão), por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), simultaneamente envolvidos em atividades da Semana Nacional de Doadores de Órgãos e Tecidos.
 
Para a diretora regional do CRF, Rosilene Martins Viel foi uma oportunidade de evidenciar a importância profissional, seguindo a mobilização intitulada “Faz bem ouvir o farmacêutico”, promovida pelo órgão e ocorrida simultaneamente em 28 seccionais no interior paulista e litoral, bem como nas três unidades da sede em São Paulo.
 
A campanha é assinada pelo Conselho Federal de Farmácia e pelas regionais. Cada participante da ação recebeu uma caixinha de medicamento (sem remédio), mas com informações de que o medicamento é uma coisa séria. Alertou-se ainda, que a automedicação é um risco e que antes de usar qualquer medicamento é importante consultar um farmacêutico, profissional indispensável para a saúde.
 
As orientações fornecidas na atividade sobre o descarte dos medicamentos enfatizou que essa prática deve ser feita num posto de coleta, já que contém substâncias químicas capazes de contaminar o meio ambiente. Sobre o uso racional, o apelo foi de que não existe medicamento sem risco e por isso não deve ser tomado por conta própria, com a seguinte explicação: o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra.
 
O envolvimento da Unoeste esteve vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com a logística estruturada pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Os estudantes foram orientados e acompanhados pelas professoras Luciana Álvares Calvo e Rosângela Cristóvão Ferreira.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem