CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos auxiliam crianças em pintura de vasos

Atendidos pela Casa da Sopa colocam a mão na tinta em projeto realizado por estudantes de Medicina Veterinária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Acadêmicos auxiliam crianças em pintura de vasos
Olhares atentos dos alunos que trocaram as férias para ajudar o próximo
Foto: Gustavo Justino Acadêmicos auxiliam crianças em pintura de vasos
Aprenderam que é necessário passar a base antes de colorir
Foto: Gustavo Justino Acadêmicos auxiliam crianças em pintura de vasos
Acadêmicos da Unoeste se reuniram com funcionárias da entidade

Mãos cuidadosas pintam vasos de cerâmica para comercializar, todo esse capricho visa arrecadar verba para a castração de animais. E se as mãos que dão vida aos vasos são de crianças e adolescentes carentes, a ação ganha ainda um fim educativo. Pois é, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoeste estão fazendo exatamente isso. Trata-se de um projeto desenvolvido pela estudante do 7º termo, Juliana Petri, que ganhou o apoio de vários colegas de curso, cresceu e teve o primeiro de dois passos realizado na quinta-feira (19), na Casa da Sopa Francisco de Assis, que fica no Km 7, em Presidente Prudente. Agora no dia 26, nesta quinta, mais vasos serão pintados a partir das 14h.

E a criançada gostou! Os cerca de 15 assistidos que estiveram no local estavam receosos no início, mas quando a tinta começou a contornar os vasos de cerâmica, o ambiente ganhou um misto de cor e aprendizado, como contou Jean Rodrigues do Livramento Alves, de 14 anos. “Eu não tenho cachorro em casa, mas a gente está ajudando os do bairro. A castração é quando o cachorro vai à veterinária para não cruzar mais e passar doença”. Conhecimento compartilhado com o Carlos Henrique Alves de Carvalho, de 12 anos, que elogiou a ação mesmo habituado a vir para entidade apenas para fazer artes marciais. “Faz um ano que venho porque aqui tem capoeira, judô e curso de luta. Mas eu gosto de pintar, podia ter toda semana, eu gostei”.

A Casa da Sopa é um entidade beneficente com 27 anos de tradição, que hoje tem 47 alunos matriculados na faixa etária de 9 aos 15 anos de idade. Mesmo com a ajuda do município, doações são necessárias para manter as atividades e material pedagógico. Ainda assim, a coordenadora do local, Luciana Barros, está de portas abertas para ações como esta em razão do elevado número de animais soltos no bairro. “Aqui tem muito cachorro nas ruas, as pessoas vêm de outros bairros e soltam aqui, temos consciência disso. E para nós é importante educar o aluno e ter nosso trabalho mais conhecido. As crianças participam e tudo o que vier para contribuir é positivo”, explica.

Se o toque da mão é importante na pintura, a atitude é fundamental para que ações como essa aconteçam. O projeto da Juliana teve início há dois anos e hoje tem mais de 80 alunos envolvidos. Foi em um mutirão no ano passado, realizado também no bairro Km 7, que o problema com animais foi identificado. “Nós vimos que aqui havia muitos animais pelas ruas. Importante alertar que todo animal precisa ser castrado, evita o abandono, a proliferação, aumenta a expectativa de vida do animal além de combater doenças”.

Por esse e outros motivos, a acadêmica Alaine Baccarin, aluna do 4º termo do curso, buscou e conseguiu a doação de vasos de cerâmica e a atividade ganhou forma. “A Juliana teve a ideia e faz muito pelo projeto. A gente tenta colaborar e dar continuidade, e faz porque gosta. Tem que gostar”, afirma. Os vasos de cerâmica e a tinta utilizada durante a ação foram conseguidos por meio de doação das empresas Cerâmica de Indiana e Construserra Materiais para Construção. O projeto tem todo o suporte ainda da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste.

Gentileza gera gentileza – A entidade Casa da Sopa vive também de doações e precisa exclusivamente de material de construção para a manutenção da estrutura. Por isso, aquele que ficou interessado em retribuir a gentileza da criançada do local, pode ir até a rua Willian Edi Tedros, nº 171 – no Jardim Morada do Sol, no Km 7 ou entrar em contato pelo telefone (18) 3905-1515.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem